Beleza Cabelos

Umidificador de cachos: saiba o que é como fazer o seu em casa

Em meados dos anos 2000, os cabelos alisados estavam em alta graças à descoberta de novos procedimentos químicos que podiam mudar a estrutura dos fios cacheados ou ondulados e torná-los lisos em poucas horas no salão de beleza, como é o caso da escova progressiva.

Hoje, com a volta das madeixas crespas, da moda black power e com a campanha por uma maior “aceitação do eu”, que promove a valorização das suas características do jeitinho que veio ao mundo, os processos e produtos lançados pelo mercado de cosméticos estão vindo para dar sentido à essa nova onda cachos, com inovações que podem não só ajudar a nutri-los e defini-los ainda mais, como também reativar a memória deles, principalmente no caso de quem passou por fortes alisamentos químicos.

Dentre os mais conhecidos está o umidificador de cachos, que é o assunto do nosso artigo de hoje. Com este novo produto, a transição capilar (mudança de lisos para cacheados) pode se tornar um processo um pouco menos demorado, já que ele tem a maravilhosa missão de fazer com que os cachos voltem ao normal com maior facilidade, reativando a sua memória.

No entanto, como a maioria das cacheadas não sabe a real e importante função dele nos fios, o produto acaba ficando esquecido na prateleira do supermercado. Quer saber mais sobre o umidificador de cachos e a sua importância para as madeixas? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o produto e, na falta de money, como fazer o seu em casa! Vamos lá?

O que é o umidificador de cachos?

umidificador-de-cachos-para-que-serve

Como o próprio nome já diz, o umidificador de cachos é um produto que tem a função de devolver a umidade dos fios cacheados, sendo o seu uso indicado para fazer a finalização dos cabelos no dia seguinte – famoso “Day After” – após a lavagem e modelagem. Ou seja, ele serve para ser aplicado nos cachos secos, quando eles amanhecem amassados e indefinidos por conta do travesseiro ou no fim do dia no trabalho.

A ideia é que você não precise tomar um banho todos os dias só para molhar os cabelos e modelar novamente os cachos. Em vez disso, você pode usar o umidificador para molhá-los (umidificá-los) e livrá-los do ressecamento e frizz nesses dias.



No entanto, o que diferencia o produto dos demais cremes para pentear e leave-ins é que ele tem em sua fórmula ingredientes que ajudam a reativar a memória dos cachos, estimulando os fios para que se mantenham sempre no formato “espiral”, tal como vieram ao mundo.

Por isso, ele é ideal para cabelos cacheados ou crespos que passaram por alisamentos químicos e que queiram voltar à sua forma original. O resultado é maior definição, controle do frizz e cachos brilhosos e sedosos.

O umidificador de cachos pode ser encontrado em forma de loção, creme e leite. O que muda entre todas essas versões é a consistência, dependendo apenas do gosto da mulher e da que melhor combina com o tipo de cacho. Independente da versão que escolher, esse produto tende a ser mais leve e fluido que outros, como o creme para pentear e o ativador de cachos.

Como usar?

cabelo-cacheado

O umidificador de cachos deve ser usado sempre nos cachos secos, com o intuito de deixá-los úmidos e modelá-los. Diferente dos demais, o produto nunca deve ser aplicado nos fios molhados, ou seja, depois do banho, uma vez que ele pode fazer com eles levem muito mais tempo para secar e, portanto, prejudicar a sua definição.

A dica é levá-lo sempre na bolsa e aplicá-lo depois que os cachos estiverem secos e indefinidos, no famoso day after. Como o umidificador é um finalizador, ele deve ser sempre o último entre todos os outros produtos a ser aplicado nas madeixas e nunca deverá substituir o creme para pentear. Lembre-se sempre disso, ok?

Onde comprar?

O umidificador de cachos pode ser encontrado em quaisquer lojas de cosméticos, supermercados e farmácias, inclusive pela internet.

Preço

O preço do umidificador de cachos varia conforme a marca e quantidade do conteúdo das embalagens. Em geral, as marcas mais conhecidas são: Barro Minas, Natu Hair, Salon Line, Capicilin, Elseve, Bio Extratus e Amavia, mas existem outras que você pode pesquisar na internet. O preço médio é entre R$ 8 até R$ 80, o que faz com que a aquisição do produto seja possível para qualquer bolso.

Como fazer um umidificador de cachos caseiro

umidificador-de-cachos-caseiro

Se você está sem money ou não está a fim de comprar um umidificador de cachos, você pode o seu em casa, sem gastar muito tempo ou dinheiro. Quer ver?

Ingredientes:

  • 1 funil;
  • 1 colher (sopa) de creme para pentear  ou leave-in;
  • 50 ml de soro fisiológico;
  • 1 tampinha de Bepantol líquido;
  • 1 borrifador;
  • 100 ml de água.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes dentro de um copo e agite bem para que eles se misturem bem. Em seguida, use o funil para despejar a mistura no borrifador.

A ideia é usar o umidificador de cachos caseiro sempre que for modelar os cabelos secos, borrifando-o em todos os cachos até que eles fiquem úmidos e fáceis de manusear. Finalize amassando os fios para formar os cachos e deixá-los mais definidos.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */