Recomendados para você
Moda Tatuagens

Unalome Tattoo: o símbolo budista que virou tendência (+ de 50 fotos)

Com certeza você já viu este símbolo em alguma tatuagem. A Unalome Tattoo é uma tendência mundial da tattoo e também está bombando no Brasil. Com uma simbologia relacionada ao amadurecimento e à iluminação espiritual, o Unalome é uma ótima opção de tatuagem delicada e atual.

Neste artigo, saiba mais sobre a origem e o significado da Unalome Tattoo. Confira mais de 50 fotos de artistas da tatuagem e se inspire para encontrar a melhor opção para você.

O que é Unalome Tattoo?

Imagine que você está num país asiático. Dentro de um casebre você encontra um monge que promete tatuar palavras e símbolos sagrados que lhe conferirão poderes mágicos. Já pensou? É de arrepiar…

Pois é disso que se trata o Unalome. O símbolo de origem budista formado por delicados desenhos fazem parte da tatuagem sagrada praticada no Camboja, em Laos e na Tailândia. A tattoo mágica é a Sak Yant.

A Sak Yant é uma tatuagem muito antiga. Há a crença de que as palavras e símbolos escritos na pele conferem poderes à pessoa tatuada. Para fazer as artes sagradas, monges budistas e outros adeptos da doutrina usam apenas um bambu bem afiado ou com uma agulha na ponta. Será que dói mais do que a tatuagem com máquina?

Muitas pessoas que visitam países onde a prática é comum recebem essas tatuagens sagradas como a representação de uma jornada para a iluminação do Buda. Cada símbolo da Sak Yant possui um significado específico e o Unalome é um deles.

A Sak Yant se tornou conhecida no mundo todo principalmente depois que Angelina Jolie iniciou sua série de tatuagens mágicas com um monge tailandês.

Não demorou muito para os símbolos da Sak Yant se tornarem uma tendência da tattoo. E não é só porque a lindíssima Jolie aderiu, baby. A principal atração da Unalome Tattoo está nos significados magníficos que elas representam.

Ficou curiosíssima, aposto! Então, bora conhecer os significados das Unalome Tattos!

Significados das Unalome Tattoos

O Unalome significa, como já disse antes, o caminho para a iluminação. Esse caminho, segundo esta crença budista, começa no caos e termina no nirvana, que confere o poder da iluminação. Mas o que significa isso? Veja só:

1. Caos

Para o budismo, o caos é a instabilidade do universo, atuando normalmente desde que o mundo é mundo. O que muda no estado do caos para a pessoa é que os acontecimentos externos interferem no estado de espírito da pessoa.

O caos é o estado de vulnerabilidade em que a pessoa se abate facilmente com as circunstâncias. Rolou uma identificação? Pois é, a sina do ser humano…

2. Nirvana

O nirvana é, para o budismo, um outro estado de espírito. É a libertação do sofrimento. Para alcançar o nirvana é preciso desapegar de todos sentidos causados pelos estímulos externos. É como construir uma fortaleza interior que não é abalada pelas intempéries dos acontecimentos.

Neste estado toda a ignorância é abandonada e o se experimentar a paz interior, a essência da vida. Diferente do que muita gente pensa, o nirvana não é a indiferença completa em relação a todo o resto. É muito mais algo como preservar seu equilíbrio para agir com sabedoria.

3. Iluminação

Como o budismo crê em reencarnações, a iluminação acontece como um processo longo que perpassa várias existências. A iluminação é a concretização da consciência plena. É quando o ser consegue entrar em equilíbrio: vida presente, vidas passadas e futuras se conectam. Todas as qualidades positivas são desenvolvidas  e as características negativas estão desconstruídas. Desenvolve-se um outro nível de sabedoria e compreensão do universo. Profundo, não é?

Atualmente, no mundo da tatuagem, a Unalome ganhou um significado transformado: ele representa o processo de amadurecimento e de crescimento pessoal.

Toda a trajetória vivida é representada por esse desenho. No início há o caos, a falta de experiência e os aprendizados da vida. As linhas em formato de infinito simbolizam os erros, as contradições e as dificuldades do caminho. Ao fim, o Unalome se encerra na superação e aprendizado.

Veja mais detalhes sobre este símbolo no Blog da Aline Coill.

Os artistas da pele produzem desenhos fenomenais usando o Unalome. Combinando técnicas de pontilhismo, aquarelado e até adaptando ao estilo old school, a galera da agulha tem arrasado nas produções.

É muito comum o Unalome aparecer associado à flor de lótus, outro símbolo budista para a pureza de espírito e a iluminação transcendental. A seguir você também confere artes usando o elefante, algumas com referência ao deus indiano Ganesha e outras apenas utilizando a simbologia deste animal.

Não perca mais tempo! Dá uma olhada nas ideias dos tatuadores e tatuadoras do Instagram:

Unalome tattoo: ideias para inspirar

So cute! Thanks Jess 💥

A post shared by Alexhearntattoo@yahoo.com (@alexhearntattoo) on

Birthday tatt for my babe Arianna! 🖤 thank you

A post shared by Alexhearntattoo@yahoo.com (@alexhearntattoo) on

✨#unalome #unalometattoo

A post shared by gillian marie (@gillianmarieart) on

Collection of little guys 🌸Thanks everyone!

A post shared by Shirley Liang (@sliangink) on

Today’s custom unalome for @fmqxo

A post shared by Rossi B (@iamrossib) on

#ComoglioTattooAtelier #lototattoo #unalome #unalometattoo #tattoo #dotwork

A post shared by Ariel Goldenberg (@ariel.goldenberg) on

Unalome x lotus x moon piece recently done by @troy.t.tattoos

A post shared by Palace of Pain Tattoo (@palaceofpaintattoo) on

E aí? Animada para fazer sua Unalome Tattoo? Antes de mandar inbox pro tatuador, veja também esse post:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */