Beleza Unhas

Unha francesinha: dicas e ideias de como fazer e fotos inspiradoras

Unha francesinha

Originária da França, a unha francesinha, pintura clássica das unhas claras com as pontinhas brancas é a mais escolhida pelas mulheres no mundo todo. Conheça mais sobre essa nail art e aprenda técnicas incríveis!

Origem da unha francesinha

A unha francesinha teve origem na França no século XVIII em meio ao movimento Iluminista que surgiu da união entre prostitutas, intelectuais e libertinos. Em meio à pobreza que tomava conta do país, o número de prostitutas era enorme e os banhos, cada vez mais raros.

Com a intenção de esconder a sujeira acumulada debaixo das unhas, as prostitutas passaram a pintar as suas pontas. Além de transmitir uma boa aparência, a francesinha servia para distinguir as prostitutas das damas.

Nos anos 70, a técnica da unha francesinha se espalhou pelo mundo através do maquiador e cabeleireiro Jeff Pink. Em uma de suas viagens à Paris conheceu a técnica e levou-a até Hollywood, onde as atrizes imediatamente passaram a usá-la.

Unha francesinha: 7 técnicas para fazer em casa sem errar

Bem mais simples que outras nail arts, a unha francesinha requer mão firme e traços precisos. E é justamente aí que muitas mulheres não conseguem fazer sozinhas em casa. Conheça 7 técnicas que permitem que você faça em casa.

1ª Técnica

Você irá precisar de fita adesiva tipo durex ou fita própria para unha francesinha encontrada em perfumarias, acetona ou removedor de esmalte, algodão e esmalte.



  • Cole o adesivo na unha deixando um espaço entre ele e a ponta. Alise bem para evitar bolhas;
  • Passe o esmalte na ponta da unha. Dê duas demãos;
  • Espere secar bem e retire o adesivo. Caso fique torto, corrija enrolando uma pequena quantidade de algodão em um palito, molhe na acetona/removedor e limpe cuidadosamente.

2ª Técnica

Você irá precisar de um pincel bem fino ou cortar as cerdas de um pincel de esmalte até que fique bem fininho.

  • Molhe o pincel no esmalte e aplique na ponta da unha na espessura que desejar. Vale lembrar que quanto mais fino for o pincel, maior será a precisão do traço.

3ª Técnica

Você irá precisar de um palito longo e fino, esmalte, algodão e acetona ou removedor de esmalte.

  • Passe uma camada de esmalte branco até a metade da unha;
  • Enrole o algodão no palito, molhe na acetona/removedor e retire o excesso;
  • Caso fique torto, molhe somente o palito e corrija.

4ª Técnica

Você irá precisar de esmalte, algodão, palito e acetona ou removedor de esmalte. Esta técnica é muito utilizada pelas manicures mas você poderá fazer facilmente em casa.

  • Coloque o pincel sobre a unha deixando metade de suas cerdas para fora;
  • Faça o traço com cuidado e na espessura que desejar;
  • À medida que for pintando a unha acabará pintando também a parte debaixo dela;
  • Enrole o algodão no palito, molhe a acetona/removedor e limpe o excesso.

5ª Técnica

Esta técnica é muito simples e rápida e você só irá precisar do esmalte.

  • Passe um pouco de esmalte na ponta do dedo indicador;
  • Pressione levemente sobre a ponta da unha tendo o cuidado de deixar a mesma textura em todas as unhas.

6ª Técnica

A ideia da francesinha clássica é a mesma mas bem diferente da original: a não menos charmosa e elegante francesinha ombré. Você irá precisar de cola branca, esmalte branco transparente e cremoso e uma esponja cosmética.

  • Aplique uma camada de cola branca nas cutículas e deixe secar bem;
  • Coloque na esponja um pouco do esmalte transparente e do cremoso;
  • Faça a primeira camada pressionando o esmalte branco cremoso na ponta das unhas;
  • Aplique várias vezes até que a ponta esteja bem branquinha;
  • Deixe secar muito bem e retire a película de cola branca.

7ª Técnica

A técnica da francesinha inteligente é, sem dúvida nenhuma, a mais simples e fácil de fazer, além de aposentar o esmalte branco. O resultado é excelente com unhas lisinhas e perfeitas, que não descascam ou lascam e que duram até 3 semanas.

O kit da francesinha inteligente pode ser encontrado em perfumarias e lojas de cosméticos. Para aplicar, basta seguir as instruções do fabricante.

Unha francesinha decorada

Que tal fazer a unha francesinha um pouco diferente do estilo tradicional? É possível variar a decoração clássica adicionando um pouco de brilho, misturando cores, fazendo aplicações, pontinhos de luz e tantas outras.

Conheça as últimas tendências de francesinha decorada para 2018.

Unha francesinha simples

A opção pela unha francesinha clássica é certeza de sucesso para qualquer ocasião. Delicada e ultra-feminina, dá um toque de elegância e sofisticação.

Unha francesinha com aplicação

Para as mulheres que gostam de unhas mais decoradas e elaboradas a combinação de pedras com glitter resultada em lindos trabalhos.

Unha francesinha com flores

A clássica unha francesinha ganha mais delicadeza com a aplicação de pequeninas flores que poderão ser feitas com canetas especiais, palitos longos ou compradas em películas prontas nas perfumarias.

Unha francesinha com formas

Mais rápidas de serem feitas, a unha francesinha com pequenas formas e cores diferentes mescladas entre si são ideais para o dia a dia.

Unha francesinha com poa

Combinação mais que perfeita, os poas conferem maior delicadeza e charme à francesinha.

Unha francesinha para noivas

A preferência pela francesinha entre as noivas é incontestável e as opções são muitas.

Unha francesinha em animal

A unha francesinha com animal, charmosa e muito sensual, poderá ser feita artesanalmente ou com películas facilmente encontradas em lojas de cosméticos, com estampas de zebra, onça, entre outras.

Unha francesinha transversal

Também conhecida como francesinha espanhola, as unhas ganham pintura na diagonal com ou sem aplicação de glitter, conferindo elegância e delicadeza.

Unha francesinha com papel alumínio

Com pequenas tiras de papel alumínio é possível conseguir resultados incríveis e bastante duradouros.

Unha francesinha com fitinha

A unha francesinha com fitinhas prateadas ou douradas é elegante e de extremo bom gosto. As fitinhas podem ser encontradas em lojas de cosméticos e perfumarias.

Unha francesinha invertida

A francesinha invertida ou unhas meia lua é uma opção de decoração que pode ser utilizada para qualquer ocasião.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */