Beleza Unhas

Unha inflamada: causas, prevenção e como cuidar

Unha inflamada

Problemas como os de unha inflamada podem atrapalhar significativamente o nosso dia a dia. A gente até pensa que, por ser uma parte tão pequena do nosso corpo, a irritação será menor.

Entretanto, apenas quem convive com a dor da unha inflamada sabe o quanto isto pode até mesmo dificultar o procedimento de atividades corriqueiras.

Pensando nisso, no entanto, preparamos um artigo para que você entenda como prevenir e como tratar a unha inflamada. A partir disso, você se verá livre desse problema de uma vez por todas! Confira a seguir:

Como acontece a unha inflamada?

Este tipo de inflamação é, normalmente, de origem bacteriana, o que pode caracterizá-la como uma infecção, na verdade.

Entretanto, a unha inflamada surge quando bactérias que normalmente já habitam a nossa pele entram em contato com alguma pequena ferida em torno das unhas. Isto ocorre, inclusive, indiferente de ser nas unhas das mãos ou dos pés.

Afinal, um fato que devemos enfatizar aqui é que a pele que temos ao redor da unha é a sua proteção. Ou seja, tirar a cutícula demasiadamente pode ser um pouco arriscado. Uma vez que assim possam surgir feridinhas que darão as boas vindas às bactérias da pele.

Como evitar a unha inflamada?

Existem alguns tipos de cuidados preventivos que você pode ter para evitar a unha inflamada. São cuidados simples, mas que, se não são levados em conta, podem desencadear o problema frequentemente.



Unha inflamada

Considere os seguintes pontos para evitar o aparecimento da unha inflamada na sua vida:

  • Lesões nas cutículas: Isso vale para diversas pessoas em diversos contextos diferentes. Existe quem adora “futucar” a cutícula, como um cacoete. Isso pode ser prejudicial uma vez que a afasta do contorno da unha, deixando esta região exposta e comprometida.
    Além disso, pessoas que frequentemente retiram o excesso da cutícula de maneira exagerada também estão expondo a saúde das suas unhas. Além claro, de muitas vezes arrancar aquele belo “bife”, chegando a sangrar. Suas unhas não estão nada protegidas por conta disso.
  • Uso de sapatos apertados: Sapatos apertados também são uma ótima pedida para quem está bem a fim de ter uma unha inflamada. O sapato que comprime as unhas do pé pode fazer com que elas cresçam em uma direção errônea, desencadeando uma unha encravada. A partir disso, a ferida exposta já existe e as bactérias da pele não irão perder tempo para fazer dali a sua nova morada.
  • Roer unhas: Outro ponto importante que você precisa considerar para prevenir o aparecimento de unha inflamada é perder o ruim costume de roer unhas. Afinal, sabemos que quando a pessoa tem o hábito de roer, geralmente fica roendo até as unhas estarem quase invisíveis. A partir disso, surgem machucados e a região fica sensível e exposta as mais diversas bactérias.
  • Chupar o dedo: Essa é para as crianças. Evite que o seu filho fique chupando o dedo frequentemente, pois assim a pele ficará mais fina e sensível, sendo propícia a proliferação de bactérias que causam a unha inflamada.
  • Trabalhar com as mãos submersas: Quem trabalha com as mãos submersas na água durante muito tempo também é arriscado. Sendo que, da mesma forma que uma criança que chupa o dedo e deixa-o propício para a proliferação de bactérias, no caso de quem trabalha lavando a louça, por exemplo, ocorre o mesmo problema. Para resolver neste caso, opte por utilizar luvas específicas para proteger a saúde da sua mão.
  • Diminuir a exposição a produtos químicos: Outro fator que desencadeia o aparecimento da unha inflamada é a exposição excessiva a produtos químicos. Sendo assim, se você trabalha com esse tipo de instrumento, leve em consideração a mesma recomendação para quem fica com as mãos imersas em água por longos períodos: abuse de luvas protetoras! Elas serão uma ótima saída para que você fuja deste problema tão dolorido.

Unha inflamada

Como cuidar da unha inflamada?

Agora você já sabe como evitar o aparecimento de novos episódios do problema. Entretanto, se chegou até aqui é porque certamente procura uma solução e uma resposta para esta pergunta: mas afinal, como cuidar da unha inflamada?

Os cuidados para esta complicação na unha, no entanto, se dá de forma simples e prática. Mas que, obviamente, requer a dedicação ideal para garantir que os resultados sejam alcançados no momento previsto pelo tratamento.

Sendo assim, confira como cuidar da unha inflamada em casa e como acabar com este problema que está lhe trazendo tanta dor de cabeça:

  • Faça compressas quentes: Para preparar e reparar o local lesionado, estimule a recuperação a partir de compressas quentes. Faça, pelo menos, 4 compressas quentes por dia, sem pressionar muito para não machucar a região ainda mais.
  • Higiene adequada: Lembre-se de fazer uma higienização adequada da região lesionada. Afinal, se os cuidados com a higiene não estiverem em dia, a proliferação das bactérias será ainda maior. Sendo assim, opte por soro fisiológico e mantenha o lugar limpo e seco.
  • No caso de pus: No caso de pus a drenagem é essencial para tratar a unha inflamada. Massageie o dedo submerso em água morna para facilitar a drenagem.
  • Para acelerar a cura: Para acelerar o procedimento de cura opte por cremes e pomadas antifúngicas, como o cetoconazol. Entretanto, se o caso estiver relativamente grave, procure orientação médica para um resultado mais preciso e saudável.

Seguindo este nosso guia, no entanto, com certeza você terá ótimos resultados e acabará com os problemas de unha inflamada, além de evitar o seu reaparecimento.

Todavia, lembre-se que em casos mais graves e em dúvidas mais específicas, procure um profissional especializado!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */