Beleza Unhas

Unha quebradiça? Não se preocupe! Veja o que fazer!

Unha quebradiça

Você tem Unha quebradiça e não sabe o que fazer para resolver esse problema. Aqui nós vamos te dar dicas de cuidados e até mesmo de possíveis tratamentos para você se livrar desse problema.

A Unha quebradiça pode ser um verdadeiro problema, principalmente nos momentos que você menos espera, como em uma festa, ou até mesmo no ambiente de trabalho.

Daí a pessoa precisa ir lá e cortar aquela unha que quebrou ou lixar a parte quebrada (caso tenha sido só uma lasquinha que tenha quebrado, o que é bem difícil de acontecer) e precisa ficar o restante da festa com uma unha mais curta que as outras.

Isso sem contar que se você está no seu ambiente de trabalho, gera aquela correria para arrumar aquela Unha quebradiça ou até mesmo uma certa vergonha quando suas colegas ou clientes percebem o seu problema.

Por fim, se você pintou as unhas pode ficar ainda pior, pois fica ainda mais visível uma unha pintada que esteja quebrada ou até mesmo arranhada por um esbarrão ocorrido no lixar.

Unha quebradiça – principais causas

Existem muitos motivos para que uma unha seja ou se torne quebradiça, algumas ligadas até mesmo a própria alimentação da pessoa.

Veja quais são os principais motivos de se ter Unha quebradiça:



  • Deficiência de nutrientes (principalmente vitamina D);
  • Hipertireoidismo;
  • Hipotireoidismo;
  • Anemia;
  • Dermatite;
  • Líquen Plano;
  • Psoríase;
  • Produtos de limpeza;
  • Acetona;
  • Nervosismo;
  • Traumas na unha.

Explicando as causas de unha quebradiça

Como visto acima, existem inúmeros fatores para se ter uma unha quebradiça. Agora vamos explicar para você melhor, cada um desses motivos.

Deficiência de nutrientes

Dietas “milagrosas”, não ter uma dieta balanceada e até mesmo não pegar sol com frequência, podem ser motivos de Unha quebradiça.

O principal motivo é a falta de vitamina D no organismo, que são absorvidas pelos alimentos e principalmente pela pele, através do sol.

Se você faz uma dessas coisas (ou ambas), pode estar aí a explicação da sua Unha quebradiça.

Deficiência de vitamina D, faz com que seu corpo tire essa vitamina de suas unhas e cabelo, tornando elas frágeis e quebradiças.

Hipertireoidismo e Hipotireoidismo

Ambos problemas na tireoide fazem com que o seu corpo tenha menos capacidade de absorção de nutrientes, o que pode causar a sua Unha quebradiça.

No hipotireoidismo, o corpo se torna mais lento como um todo (podendo até ser o motivo para o seu aumento de peso, ou o motivo por você não conseguir emagrecer).

O corpo mais lento, absorve menos nutrientes e torna as unhas fracas.

Já no hipertireoidismo, ocorre o inverso, seu corpo “gasta” muito rapidamente os seus nutrientes, ocasionando o crescimento rápido das unhas, porém, com unhas fracas.

Anemia

Já a anemia, que é causada devido a uma diminuição nos glóbulos vermelhos do corpo, afeta você e suas unhas pois altera o seu organismo e o recebimento de nutrientes como um todo.

Dica importante: Se você acha que está anêmica, procure um médico imediatamente e faça o tratamento correto. Alguns casos de anemia podem evoluir rapidamente para leucemia (câncer no sangue).

Doenças dermatológicas

Doenças de pele e unhas como dermatites, líquen plano e psoríase, podem ser causadores de enfraquecimento das unhas.

Produtos de limpeza

Fazer a limpeza da casa, lavar roupa ou mesmo se você trabalha diariamente com esses produtos pode causar o enfraquecimento das unhas.

Isso acontece quando você não usa os meios de proteção devidos, como o uso de luvas de borracha para lidar e usar esses produtos de limpeza.

Algo simples de se resolver, que as vezes por não se ter um par de luvas de borracha ou por não saber dos problemas causados pelos produtos de limpeza, pode causar danos para as suas unhas, pele e em alguns casos, até mesmo para a sua saúde.

Acetona

Durante muito tempo a acetona foi utiliza para remover o esmalte das unhas.

O que se sabe hoje é que ela é muito danosa para as unhas, podendo tornar elas quebradiças.

Não use acetona, use removedor de esmalte.

Nervosismo e trauma

O nervosismo e outros problemas ligados ao lado emotivo pode tornar as unhas e cabelos, fracos e quebradiços.

Outro motivo é o trauma direto, caracterizado normalmente pelo roer das unhas, ou até por algo sem querer, como uma batida causada por usar um martelo, ou “espremer” a unha em uma porta.

Recomendamos que você vá até um médico para verificar o real motivo da sua Unha quebradiça. Assim você evita problemas mais sérios futuros e faz um tratamento adequado.

Unha quebradiça – tratamentos caseiros

Caso você saiba que o motivo da sua Unha quebradiça não esteja ligado a um possível problema de saúde, alguns tratamentos caseiros simples, podem lhe ajudar a tornar as suas unhas mais fortes.

Entre esses tratamentos estão:

  • Banho de sol – 10 minutos por dia, em horários onde o Sol esteja mais “fraco”, auxiliam na absorção de vitamina D;
  • Base – utilizar base nas unhas, ajuda a hidratá-las tornando elas mais rígidas;
  • Suplementos – existem diversos suplementos que nutrem as deficiências do seu corpo e torna as suas unhas mais fortes;
  • Hidratantes para unhas – existem diversos hidratantes para as cutículas, raiz e comprimentos das unhas. Os ideais são a base de ureia;
  • Suco de laranja e suco de tomate – esse não é para tomar e sim para utilizar nas unhas. Use chumaços de algodão com esses sucos e deixe sobre as unhas durante 10 minutos. Esses sucos, ajudam a hidratar as unhas.

Considerações finais

Unha quebradiça é realmente um transtorno para as nossas vidas, sem contar que podemos nos machucar, nos arranhando ou até mesmo quando as unhas quebram “dentro da carne”.

Voltamos a repetir que o melhor a se fazer em primeiro momento ao notar a Unha quebradiça e até mesmo os cabelos quebradiços é procurar um médico.

Só ele, poderá te dizer, por meio de exames, qual o real motivo por suas unhas estarem quebrando.

Não fique na inocência de simplesmente achar que suas unhas são fracas por natureza. Muitas vezes a Unha quebradiça é um aviso do seu corpo de que algo não está certo com ele.

Caso não seja encontrado nenhum problema com a sua saúde, use das formas descritas acima para resolver o seu problema de Unha quebradiça.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */