Saúde

Como tratar unha roxa? Conheça o hematoma subungueal!

Como tratar unha roxa? Conheça o hematoma subungueal!

Como tratar unha roxa? Esta é, sem dúvida, uma questão que ronda centenas e milhares de pessoas, todos os dias.

Afinal, a gente sabe o quanto aquela manchinha na unha pode incomodar esteticamente. E, muito além do aparente, a unha roxa pode ainda desencadear dores, dependendo do quadro clínico.

Entretanto, se você chegou aqui é porque certamente está em busca da reposta para esta questão. Sendo assim, siga em nosso artigo e descubra como tratar unha roxa de forma simples e eficiente, e assim ficar livre deste problema.

O que causa a unha roxa?

Antes de nos adentrarmos ao tópico de como tratar unha roxa, é importante considerarmos a causa evidente deste problema.



Sendo assim, a unha roxa aparece devido a pequenos traumas que a mesma pode vir a sofrer.

Pode ser por conta de um sapato muito apertado, ou até mesmo um tropeço. Além disso, quem está acostumado a correr ou caminhar diariamente também pode desencadear o problema, visto que estes tipos de exercícios físicos podem, aos poucos, causar microtraumas nas unhas dos pés.



É por isso que este tipo de problema surge quase que em todos os casos, nos pés. Afinal, dificilmente estamos esbarrando as unhas da mão por aí, não é mesmo?

Outro fator, no entanto, que pode desencadear o problema é você levar aquele “pisão” no pé.

Em suma, a unha roxa surge a partir de fortes impactos sobre ela, que desencadeiam o tão temido hematoma.

Entretanto, agora que você já sabe como você pode ter adquirido a unha roxa, é chegado o momento de aprender a como tratar unha roxa. Confira a seguir.

Como tratar unha roxa? Conheça o hematoma subungueal!

Como tratar unha roxa

Primeiramente é importante você considerar qual foi a possível causa para o aparecimento da sua unha roxa. Todavia, se a mesma não for decorrente de um impacto ou golpe forte na região, procure orientação médica.

Outro ponto importante que devemos esclarecer é que este artigo é de caráter informativo. Sendo assim, se você estiver sentindo uma dor demasiada ou então não sentir-se a vontade para proceder com o tratamento aqui exposto, procure ajuda de um especialista.

Esclarecido estes pontos importantes, vamos ao tratamento caseiro para unha roxa:

  1. O primeiro passo é você se certificar se há dor ou não no local. Caso a dor exista e seja muito intensa, aconselhamos que você tome um bom analgésico trinta minutos antes.
  2. Em seguida, você precisará encontrar uma agulha de seringa NOVA (ou seja, completamente esterilizada). Não vá inventar de pegar aquelas de costura, pois podem estar contaminadas e piorar ainda mais a situação da sua unha.
  3. Visto isso, é hora de drenar o sangue debaixo da unha, que acarreta a cor arroxeada. Não há necessidade de ter medo desde procedimento, visto que o mesmo não dói. Todavia, ressaltamos mais uma vez: se houver insegurança busque ajuda profissional.
  4. Para drenar o sangue, no entanto, primeiro aplique uma quantidade razoável de álcool na região, com a ajuda de um algodão. Isso garantirá que a pele ao redor fique limpa e livre de bactérias que estejam a fim de invadir a região lesionada.
  5. Em seguida, fure a unha roxa bem no meio, fazendo um buraquinho pequenininho. Nós não sentimos dor na unha. Logo, se você sentir que a agulha “espetou” é porque foi longe demais, ok? Não é para furar a pele. É apenas para abrir um caminho para que o sangue acumulado escoe para fora.
  6. Depois que o sangue terminar de drenar, desinfete a região novamente e cubra com uma gaze. Este procedimento é importante, no entanto, para que o sangue abaixo da unha não fique parado lá. Afinal, ele pode provocar manchas pretas nas suas unhas, dificultando ainda mais a recuperação.

Como tratar unha roxa? Conheça o hematoma subungueal!

Como prevenir o aparecimento da unha roxa

Agora que você já sabe como tratar unha roxa, chegamos a um ponto importante: como prevenir este problema?

Afinal, apenas quem já passou por isso sabe o quanto pode ser incômodo este tipo de lesão na unha.

Considerando isto, no entanto, atente-se as nossas dicas a seguir e descubra como prevenir o aparecimento da unha roxa:

  • Procure sempre utilizar sapatos confortáveis. Independente se você trabalha em pé, sentado, de lado, deitado ou de cabeça para baixo. O sapato precisa sim ser confortável e oferecer o espaço necessário para garantir a saúde das suas unhas em dia. Além de prevenir diversos outros problemas nos pés.
  • Além disso, quando for praticar algum exercício físico, certifique-se de que o tênis escolhido é o ideal para você. Usar um tênis desconfortável somado aos exercícios só aumentará ainda mais a chance de você desencadear minitraumas. Assim, será impossível fugir da unha roxa.
  • Ainda se tratando de exercícios físicos, no caso de corridas e caminhadas, opte por ambientes que não apresentem tantas “variações de relevo”. Isso diminuirá o impacto em cada passo, deixando o seu pé e as suas unhas mais seguras e livres de lesões.
  • Essa última dica pode parecer um pouco bizarra, mas é importante frisarmos para este caso. Olhe onde você pisa! Em outras palavras: tome mais cuidado. Se você é do tipo que vive tropeçando e chutando o chão, passe a olhar mais aonde você tem colocado o seu pé. Não temos dúvidas de que suas unhas irão agradecer se você passar a se atentar um pouco mais neste ponto.

Sendo assim, considerando todos os passos de como tratar unha roxa e como prevenir o aparecimento da mesma, garantimos que você terá bons resultados.

Tudo dependerá dos seus cuidados e da sua dedicação ao tratar da unha lesionada. Entretanto, lembre-se: se surgirem dúvidas, procure um profissional da saúde, ok?

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.