Beleza Unhas

Saiba tudo sobre as unhas de porcelana!

Ter unhas longas e saudáveis é o sonho de toda mulher, ainda mais agora, com a invasão da nail art.

No entanto, não é uma tarefa fácil. Problemas de saúde, deficiência de vitaminas, alterações hormonais e o péssimo hábito de roer unhas impedem a maioria das mulheres de alcançar as unhas dos sonhos.

Para quem se identificou com a situação descrita, a boa notícia é que existe uma alternativa prática e com ótimo custo benefício que garantem unhas longas e bonitas: as unhas de porcelana.

Se interessou? Então leia este post e saiba tudo sobre essa técnica. Confira!

O que são unhas de porcelana?

download (1)

As unhas de porcelana são alongamentos artificiais moldados diretamente sobre a unha natural, artesanalmente, uma a uma, para garantir o encaixe perfeito nos dedos, conferindo um visual natural e bonito.

Apesar do nome, elas não são feitas de porcelana, e sim de uma mistura de pó acrílico e um líquido catalisador chamado Monomer. Geralmente são esculpidas com a ajuda de um molde adesivo ou com o uso de tips.

Elas são muito resistentes, não quebram ou descolam com facilidade. Além disso, tem um aspecto natural, saudável e brilhante, que lembra bastante a cerâmica.

Indicações e contraindicações

O uso de unhas de porcelana é indicado para qualquer pessoa com mais de 16 anos, que tenha problemas para manter as unhas longas e saudáveis e que queiram fazer uso de unhas artificiais, com um acabamento mais natural e com encaixe perfeito nos dedos.

No entanto, existem algumas condições em que não é aconselhável o uso dessa técnica, como em gestantes, pessoas com diabetes ou micose nas unhas e pacientes em tratamento contra o câncer.

Como é feita a aplicação?

po-acrilico-para-unhas-de-porcelana-50g-735601-MLB20368200282_082015-F

A aplicação das unhas de porcelana deve ser feita por um profissional especializado para evitar problemas futuros. Apesar disso, existem alguns kits no mercado que possibilitam a aplicação em casa.

Primeiramente as unhas naturais são cortadas, lixadas e higienizadas com um produto específico que elimina todos os resíduos, evitando o aparecimento e a proliferação de fungos e bactérias após a aplicação das unhas de porcelana. A unha também é polida para retirar a oleosidade e aumentar a aderência das próteses.

Antes da aplicação, deve-se escolher entre dois tipos possíveis de prótese, os tips, que são extensores naturais, aplicados na ponta da unha; ou os moldes, que cobrem totalmente a unha e são esculpidos para se ajustar perfeitamente aos dedos.

Para aplicar, um pincel específico para unhas de porcelana é molhado no Monomer, em seguida passado no pó acrílico para formar uma “massinha” que é aplicada sobre a prótese e colocada na unha.

O excesso deve ser removido com a ajuda de um palito de unha. A secagem é ao ar livre e depois de seco, deve-se lixar a unha de porcelana com uma lixa especial, removendo as rebarbas e imperfeições.

Para finalizar aplica-se um top coat que além de conferir cobertura e brilho à unha, evita que a prótese fique amarelada com o tempo.

Geralmente são feitas em uma sessão e demoram aproximadamente uma hora, dependendo da habilidade e prática do profissional.

Cuidados e manutenção

Após a aplicação, as unhas de porcelana podem durar até 3 meses, se feitas as manutenções quinzenais com um profissional qualificado.

Elas são bastante resistentes, e não quebram ou descolam com facilidade. Mas se algo assim ocorrer, elas não devem ser coladas novamente. Procure um profissional para que ele possa reaplicar a unha corretamente.

E não tente remover a unha em casa. A remoção também deve ser feita por um profissional, com o uso de produtos específicos para que as unhas naturais não sejam danificadas.

Vantagens e desvantagens

unhas-de-porcelana-03

Como toda técnica estética, o procedimento possui vantagens e desvantagens e você deve analisa-las antes de optar pela aplicação.

Vantagens:

  • É bastante versátil, como é moldado na unha, o alongamento pode ter o formato e tamanho que você desejar;
  • Entre as unhas postiças, é a mais saudável e não causa danos à unha natural. Não cria bolhas e, se aplicado corretamente, não apresenta riscos de proliferação de fungos e bactérias;
  • Secagem rápida e ao ar livre, não necessita de cabines UV, como as unhas de gel, por exemplo;
  • Confere naturalidade às unhas, evitando o aspecto artificial de outras técnicas;
  • Podem ser esmaltadas e decoradas normalmente;
  • Possuem alta resistência e durabilidade.

Desvantagens:

  • Não é uma técnica barata, a aplicação varia entre R$60,00 e R$100,00. A manutenção quinzenal também é custosa, cerca de metade do valor da aplicação;
  • A remoção só pode ser feita por profissional especializado. Ao contrário pode trazer danos permanentes às unhas.

Tomados os devidos cuidados, as unhas de porcelana são uma excelente alternativa para quem quer ter unhas longas e bonitas.

Práticas, versáteis, duráveis e de fácil manutenção, não é a toa que são as favoritas das mulheres que optam por usar unhas artificiais.

Pronta para usar unhas de porcelana? Se você curtiu a ideia, compartilhe nas redes sociais!

Veja também:

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */