Beleza Unhas

Unhas poá: dicas e passo a passo para decorar as unhas com bolinhas

Unhas poá

Existem várias maneiras de pintar e decorar as unhas tanto das mãos quanto dos pés. Usando técnicas e materiais diferentes, é possível decorar e embelezar as unhas. A Nail Art (arte de unhas) utiliza técnicas mais sofisticadas de pintar e decorar as unhas, tornando-se uma forma de auto-expressão. Entre tantas criações, as unhas poá, as famosas bolinhas que invadiram a área da moda nos anos 50, também foram adaptadas a nail art.

A arte de pintar as unhas surgiu a mais de 5000 anos AC, onde as cores indicavam a posição social de homens e mulheres dentro da sociedade. Os homens da classe alta pintavam suas unhas de preto e os de classe baixa, de verde. Cleópatra usava tons de ouro e acobreados, Nefertiti, pintava suas unhas cor tons de vermelho vibrante, a as mulheres de outras classes sociais, não podiam pintar as unhas com essas cores.  A matéria prima de seus esmaltes era a hena, tingida com corantes vegetais.

A estampa de poá, também chamada de petit-pois (ervilha, em francês) ou de polka dot (dança de origem polonesa muito animada), foi criada nos anos 50 e eternizada por Marylin Monroe em vários de seus vestidos e acessórios. Há quem atribua a criação da estampa de poá ao produtor cinematográfico Walt Disney. Ao criar a ratinha Minnie, Walt Disney não queria usar na sua roupa os padrões da moda, que eram o xadrez e as listras, e “inventou” a estampa, que é utilizada até para decoração de unhas: as delicadas e charmosas unhas poá.

Unhas decoradas

Inúmeras criações foram desenvolvidas ao longo dos anos por especialistas na arte de decorar as unhas de uma forma divertida, criativa, delicada e feminina além das unhas poá. As unhas francesinhas é um estilo de decorar que faz sucesso até hoje em todo o mundo. Essa decoração de unhas, clássica e elegante, com as pontinhas claras é a escolhida por milhares de mulheres até hoje. Outros estilos também fazem muito sucesso, como:

  • Cromadas: as unhas com eleito cromado são feitas com a mistura de óleo secante e sombra brilhante para os olhos;
  • Degradê: utilizando vários tons de uma mesma cor de esmaltes, aplicados em forma de ondas nas unhas, consegue-se o efeito em degradê;
  • Inglesinha: esse efeito é conseguido utilizando a mesma cor que as unhas foram esmaltadas, aplicando em suas pontas uma camada mais grossa dele mesmo.

A decoração das unhas poá

Na decoração das unhas poá, as bolinhas podem ser de vários tamanhos e cores, proporcionando delicadeza, feminilidade e charme, tal qual como usadas em vários segmentos da moda, como roupas, bolsas, sapatos, lenços, entre outros.

As unhas poá é uma excelente opção para qualquer ocasião pois seu estilo é delicado e elegante principalmente quando aplicada na unha em francesinha ou nela toda. As unhas decoradas com bolinhas coloridas requerem atenção na mistura de cores. Entre as combinações mais utilizada estão o:

  • Preta,
  • Azul,
  • Lilás,
  • Vermelho,
  • Rosa,
  • Verde,
  • Amarelo,
  • Cinza,
  • Branco.

As unhas poá, aplicada a outras técnicas, resulta em lindas e delicadas combinações, como:

  • Francesinha: esse tipo de decoração para as unhas é muito procurado pelas mulheres por ser extremamente delicado e charmoso.
  • Gliter: o brilho do gliter, aliado a elegância dos poas, resulta em uma decoração sofisticada para as unhas.

Passo a passo das unhas poá

Existem algumas técnicas para a execução da decoração com poás fáceis e rápidas, obtendo resultados incríveis.

Primeira técnica: grampo de cabelo

Através dessa técnica, as bolinhas das unhas poá são feitas com um simples grampo de cabelo, conseguindo-se bolinhas perfeitas.

  1. Depois de tirar as cutículas e lixar as unhas, aplique uma camada de base incolor;
  2. Esmalte as unhas na cor desejada;
  3. Molhe a pontinha do grampo de cabelo na cor que serão feitas as bolinhas;
  4. Encoste delicadamente a ponta do grampo nas unhas, fazendo fileiras verticais.

Segunda técnica: pregos

Com materiais simples, como lápis borracha, esmaltes coloridos e pregos de vários tamanhos, é possível fazer a decoração das unhas poá rapidamente.

  1. Faça as unhas como de costume, lixando e removendo as cutículas;
  2. Base uma camada de base e espere secar;
  3. Esmalte as unhas na cor desejada aplicando duas demãos e espere secar;
  4. Insira o prego na borracha do lápis;
  5. Sobre uma folha de papel absorvente, coloque um pouco de esmalte da cor que deseja fazer os poas;
  6. Molhe o prego e aplique cuidadosamente sobre as unhas.

Você poderá diversificar o tamanho dos poas utilizando pregos de tamanhos maiores ou menores, e ainda fazer bolinhas de várias cores.

Terceira técnica: palito de laranjeira

Muito simples de ser realizada, a técnica com o palito de laranjeira para fazer as unhas poá, permite firmeza nos movimentos e variação de espessuras das bolinhas. Após lixar e remover o excesso de cutícula, esmalte as unhas com uma camada de base incolor e siga os seguintes passos:

  1. Pinte as unhas com o esmalte escolhido, aplicando duas demãos;
  2. Utilize uma superfície lisa e rasa, como um pires, para colocar uma pequena quantidade de esmalte que dará cor aos poas;
  3. Molhe a ponta do palito de laranjeira no esmalte aplicando suavemente sobre as unhas;
  4. Distribua as bolinhas em fileiras por toda a unha, podendo variar os tamanhos.

É importante prestar atenção se o esmalte utilizado para fazer os poas não está secando por estar em contato com o ar para que não haja alteração na textura das bolinhas. Se isso ocorrer, substitua o esmalte, mas sempre em pequenas quantidades para não ocorrer desperdício.

Quarta técnica: boleador

Utilizando boleadores de vários tamanhos é possível criar efeitos incríveis.

  1. Limpe, lixe e remova as cutículas das unhas;
  2. Passe uma camada de base e espere secar;
  3. Esmalte as unhas com a cor desejada aplicando duas demãos e espere secar;
  4. Despeje uma pequena quantidade de esmalte na cor ou cores que serão utilizadas para fazer os poas em um recipiente raso e não metálico;
  5. Molhe o boleador escolhido no esmalte a aplique delicadamente sobre as unhas.

Se optar por fazer as unhas poá de dois ou mais tamanhos, inicie o processo sempre com o boleador maior, assim, a noção de espaço da unha será maior.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */