Beleza Unhas

Unhas postiças de silicone: como aplicar, cuidados e manutenção

As unhas postiças sempre existiram para salvar mulheres que possuem unhas fracas, que não crescem ou se quebram com facilidade.

No entanto, elas apresentavam algumas desvantagens, se soltavam ou quebravam com facilidade, tinham aparência muito artificial e piorava a situação da unha natural, devido ao efeito abrasivo do adesivo e da cola.

As unhas postiças de silicone vieram para mudar essa realidade, conferindo uma fixação poderosa, aspecto natural e alta durabilidade para que mulheres conquistem unhas lindas e fortes.

Veja neste post tudo sobre a aplicação dessas unhas, vantagens e cuidados que se deve ter para mantê-las. Confira!

O que são as unhas postiças de silicone?

As unhas de silicone, também conhecidas como unhas em gel, são unhas postiças cuja técnica de aplicação usa a exposição a raios ultravioleta.

Pela necessidade de ter uma cabine de luz UV, a aplicação deve ser feita em salões e por profissionais capacitados, que garantirão tanto a aplicação como a manutenção correta, já que elas são permanentes e não se soltam, acompanhando o crescimento das unhas.

Apesar de artificiais, elas não são danosas à pele se tomados os devidos cuidados e manutenção.

As unhas postiças de silicone são constituídas de um composto fotopolimerizável e o gel utilizado na aplicação contém uma composição química totalmente inofensiva e hipoalergênica.

Vantagens das unhas postiças de silicone

As unhas de silicone possuem várias vantagens em comparação às antigas unhas postiças.

Elas são muito resistentes, não quebram fácil e possuem um visual muito parecido com as unhas naturais.

Além disso, as unhas de silicone não danificam as naturais, pelo contrário, elas as protegem, ajudando-as a crescer.

Por exemplo, para quem tem o hábito de roer unhas, as de silicone podem ajudar, pois dificultam o acesso às unhas naturais.

E o melhor, as unhas de silicone permitem a aplicação de todo tipo de decoração e arte normalmente, como se fossem unhas naturais.

Aplicação passo a passo

unhas-em-gel-passo-2

Como dissemos anteriormente, a aplicação deve ser feita em salões e por profissionais capacitados. Porém, com a popularidade dos kits de unha em gel e também para conhecimento do processo, confira o passo a passo da aplicação:

  1. Primeiramente é necessário escolher as unhas postiças de silicone (tips) e organizá-las conforme o tamanho e encaixe com as unhas naturais;
  2. O próximo passo é cortar e lixar as unhas deixando-as mais arredondadas. Retire o pó do processo com uma escovinha;
  3. Depois, utiliza-se um desidratador para retirar a oleosidade da unha;
  4. Com as unhas lixadas e limpas, colam-se os tips de silicone nas unhas naturais com uma cola específica para este procedimento, tomando cuidado para não formar bolhas de ar;
  5. Com os tips colados, é feito o corte no tamanho desejado com um cortador de tips e em seguida as unhas são lixadas;
  6. Então, aplica-se o primer, que evita o levantamento da unha e possíveis fungos;
  7. Em seguida aplica-se uma camada de gel, preenchendo o vão entre a unha e o tip, sempre passando o pincel da base para a ponta;
  8. Depois as unhas devem ser submetidas à cabine de luz UV por 3 minutos para a secagem do gel;
  9. Depois de seco aplica-se uma solução desengordurante para eliminar a gordura do gel;
  10. Em seguida, o processo é feito novamente, mas sem o primer;
  11. Depois de secas, as unhas são lixadas suavemente para nivelar unha e tip;
  12. Para finalizar, aplica-se uma camada bem fina de gel para dar brilho, seguida de secagem na cabine de UV e as unhas estão prontas para serem esmaltadas ou receber algum tipo de decoração.

Cuidados e manutenção após a aplicação

unhas_posticas_decoradas_media_com_cola_ess_c003_you_care_3215_6_20150721163334

As unhas postiças de silicone necessitam de manutenção a cada quinze dias, mas depende bastante do ritmo de crescimento das unhas. Com a manutenção correta, elas podem chegar a durar 10 semanas.

Além dessa manutenção, é necessário ter alguns cuidados em casa, como não usar acetona, já que ela remove o gel que fixa a unha. Para retirar o esmalte, tem que usar um removedor específico para unhas de silicone.

Também é necessário tomar cuidado com o uso de produtos de limpeza, use sempre luvas ao manejar esse tipo de químico para evitar problemas com a fixação das unhas de silicone.

A aplicação de unhas postiças de silicone é uma ótima solução para mulheres que querem ter unhas lindas e bem tratadas, mas não conseguem manter suas unhas crescidas.

E com a popularização da técnica, é cada vez mais fácil encontrar estabelecimentos e profissionais capacitados para a aplicação e manutenção por preços bastante acessíveis.

Qual sua opinião sobre as unhas postiças de silicone? Você concorda que elas ficam naturais ou acha artificial? Compartilhe!

Veja também:

Sobre o autor

Juliana Mitsuda