Casa Limpeza Organização

Confira 10 usos interessantes da água oxigenada no dia a dia

Multifuncionalidade é a palavra que melhor define a utilização do perióxido de hidrogênio no nosso dia a dia. A água oxigenada, nome popular no mundo todo para a solução de H2O2, é um composto químico bastante versátil e, o melhor, super baratinho, que pode ser usado tanto para fins medicinais quanto para diversas situações na rotina diária, seja para limpar a casa ou lentes de contato, clarear roupas, manchas e dentes, e até para acelerar o crescimento de plantações.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Veja também:

Os seus usos e benefícios são tão variados que até parece mentira tudo isso que estamos dizendo, concorda? Mas não é, pode acreditar! E você vai conhecer cada um deles no nosso artigo de hoje…

Quer saber quais são os 10 usos mais inusitados da água oxigenada? Então, fique de olho nos próximos parágrafos e confira quais as situações no dia a dia que você pode usar esse produto versátil e barato para facilitar a sua vida. Vem comigo!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

1 – Limpar a tábua de carne

Diferente daquela de vidro, a tábua de corte feita de madeira é bastante trabalhosa de limpar, concorda? Afinal, são tantos alimentos sendo cortados ali, desde carnes até vegetais e legumes, que torna bastante complicada a remoção completa de toda a sujeira que se acumula nos vincos, deixada pelo corte da faca.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Mas, não se preocupe, pois a água oxigenada pode ajudar a resolver o problema! Devido às suas propriedades desinfetantes, ela pode limpar totalmente a superfície, bastante esfregar um pouquinho do produto diluído em uma quantidade proporcional de vinagre. É tiro-e-queda!

2 – Limpar a esponja de louças

Talvez você não saiba, mas a esponja usada para lavar louças é um dos utensílios domésticos que mais acumulam bactérias e germes. Por mais que você ache que consegue mantê-la limpa, alguns fatores, como o tipo de material utilizado na fabricação e o seu uso frequente, podem tornar essa tarefa praticamente impossível.

Mas é aí que entra a água oxigenada! Devido às suas propriedades desinfetantes e antibacterianas, é possível higienizar a esponja de louças e torná-la menos nociva à saúde. Para isso, basta misturar uma parte de água oxigenada e uma parte de água morna em uma vasilha. Em seguida, é só deixar a esponja de molho por cerca de 15 minutos e enxaguar. Prontinho!

3 – Desinfeta vegetais, verduras, legumes e frutas

Graças à sua ação bactericida, a água oxigenada também pode ser usada para desinfetar vegetais, legumes, verduras e frutas. Neste caso, basta misturar algumas gotinhas do produto com uma quantidade proporcional de água e colocar a misturinha em um borrifador. Depois, é só borrifar sobre os alimentos, tornando-os mais saudáveis para consumo.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

4 – Limpar lentes de contato

Se você usa lentes de contato é já passou pela horrível situação de ficar sem aquela solução própria para limpá-las, a água oxigenada pode te ajudar! As propriedades bactericidas e desinfetantes do produto servem para decompor as proteínas que se acumulam nas lentes. Portanto, ele é ideal também para pessoas que possuem olhos mais sensíveis a essas soluções.

5 – Tirar mofo

A água oxigenada também pode ser bastante útil para acabar com mofo e bolor. Para isso, basta misturar cinco colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes a meio litro de água e borrifar nas áreas afetadas, seja em casa ou até mesmo plantações.

6 – Geminação de sementes

Você sabia que o perióxido de hidrogênio também pode ajudar a acelerar o crescimento das suas plantas? Pode acreditar! Para isso, basta colocar as sementes em uma solução equivalente a uma xícara de água junto com uma colher de chá de água oxigenada, antes de plantar na terra. É tiro-e-queda!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

7 – Clarear unhas amareladas

Toda mulher sabe que o uso frequente de esmaltes, especialmente aqueles de cores mais escuras, pode acabar deixando as nossas unhas com um aspecto amarelado. Portanto, para acabar com o problema, a água oxigenada pode ser utilizada para clareá-las e deixá-las com uma aparência mais bonita e saudável.

Basta molhar um pedaço de algodão no produto e esfregá-lo sobre as unhas amareladas. Depois de algumas aplicações, você perceberá que as manchas irão desaparecer aos poucos.

8 – Tirar manchas de vinho ou sangue

A água oxigenada também serve para remover manchas de vinho ou sangue de roupas, toalhas de mesa ou carpetes, por exemplo. Para isso, basta comprar o produto na concentração de 10 volumes e despejá-la diretamente sobre as manchas, deixando-o agir por cerca de 5 minutos sobre elas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Enquanto espera, esfregue as peças com as mãos ou com a ajuda de uma escova macia. Pronto! Depois, é só enxaguar em água fria. Se perceber que as manchas não saíram logo na primeira aplicação, repita o processo até remover por completo o vinho ou sangue derramado.

9 – Lavar os ouvidos

A limpeza dos ouvidos também pode ser feita de forma mais eficiente com a água oxigenada. No entanto, é preciso tomar bastante cuidado para não deixar o produto adentrá-los, o que pode ser feito de maneira mais segura por um médico especialista.

Mas, caso você decida fazer você mesma em casa, basta misturar uma gota do produto com um pouco de água morna e molhar uma haste flexível (mais conhecida como cotonete) para tirar toda a cera.

10 – Tratar fungos nos pés

Devido às suas propriedades antissépticas, a água oxigenada pode ajudar a tratar problemas de fungos nos pés e unhas. Para isso, basta preparar uma solução de água oxigenada e água comum, na mesma proporção, e deixar os pés de molho por alguns minutos, de preferência, à noite. Em seguida, é só secá-los bem.

Gostou do artigo? Já usou a água oxigenada para mais alguma coisa? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */