Limpeza

8 usos da água sanitária que você precisa conhecer

Praticamente toda casa brasileira possui ao menos um “vidro” de água sanitária. A água sanitária é uma substância líquida cuja composição é constituída de hipoclorito de sódio em solução aquosa. Este produto de limpeza é utilizado normalmente como alvejante de roupas e desinfetante. Mas há muitos outros usos da água sanitária.

Ele é uma verdadeira mão na roda para aqueles que adoram higiene e limpeza, a despeito do fato de que é necessário tomar alguns cuidados com o seu manuseio.

Sem sombra de dúvida alguns de vocês já passaram pela lamentável experiência de ter uma peça de roupa manchada por causa da água sanitária. Entretanto, com um pouco de cautela, você pode desfrutar dos usos da água sanitária em uma infinidade de afazeres domésticos.

O que nem todo mundo sabe é que este produto possui em sua formulação um conjunto de propriedades absurdamente fenomenais, e por essa razão há muitos usos da água sanitária.

É claro que, antes de utilizá-la, é aconselhado que você utilize luvas. Além de tudo isso, no momento em que você tiver terminado de usá-la, é bom que lave muito bem todas as partes do corpo que tiveram contato direto com esse material.

1. Tirar o encardume dos azulejos

Os azulejos, tanto aqueles que fazem parte do pavimento quanto aqueles que ficam na parede, são um excelente revestimento e especialmente higiênico para a casa. Eles normalmente são fáceis de se limpar e são a escolha perfeita para as pessoas que desejam se livrar de ácaros e bactérias.

Um dos usos da água sanitária, do mesmo modo que o bicarbonato de sódio, é branquear as coisas. Ela é ótima para trazer o branco de volta para os azulejos amarelados, sem que seja preciso fazer o enxágue. É claro que a água sanitária possui um cheiro muito forte e relativamente duradouro. Por essa razão, vale a pena diluí-la em água.



2. Deixar pentes e escovas limpos

Você só necessita por as suas escovas e pentes de molho em água morna e adicionar algumas poucas gotinhas de água sanitária. As suas escovas de cabelo adquirirão uma aparência de nova.

A mesma coisa é válida para os rolos de cabelo. Nesse caso você deve misturar a água sanitária com a água fria, dado que os rolos são mais frágeis e o plástico por ter uma espessura mais fina não corre o perigo de ficar torto.

3. Retirar o excesso de argamassa

Quando você realiza uma reforma em sua residência e toma a decisão de trocar os azulejos ou então os pisos, após todo esse processo é fundamental fazer aquela limpeza pesada no local.

Nesta situação, você deverá limpar a superfície que deseja usando um pouco de água sanitária diluída em um pequenino recipiente contendo água. Além de ser rápida, essa é uma prática muito eficaz, com potencial de acabar totalmente com os resíduos de argamassa que poderão ser encontrados no vaso sanitário, na pia ou na banheira.

4. Eliminar o mofo

O mofo é uma das coisas mais chatas e ruins podem ocorrer dentro de nossos lares. Uma das técnicas mais simples, rápidas e eficientes para exterminar as manchas de mofo ocasionadas pela quantidade excessiva de umidade, é um dos usos da água sanitária. Você pode aplicá-la forma direta na área atingida. Depois da aplicação, é recomendado proporcionar maior ventilação para os ambientes.m

5. Limpeza da geladeira

Os usos da água sanitária não se resume apenas ao banheiro, mas também ao restante da casa: na cozinha, a nível de exemplo, ela pode ser usada para a obtenção de uma limpeza formidável na geladeira, pois além de ser capaz de higienizar, remove as manchas e acaba com o mau cheiro.

Dado que as superfícies da geladeira manterão contato direto com os alimentos, é fundamental diluir a água sanitária na água. Todas as manchas, todas as coisas grudentas e afins sairão rapidinho.

6. Repelir insetos e matar pragas

Caso a sua casa esteja sofrendo com uma infestação de insetos, pode solucionar esse problema valendo-se de um dos usos da água sanitária. Uma boa parte dos insetos respira por meio do seu exoesqueleto. Por essa razão que pulverizá-los com água sanitária é uma técnica eficiente para erradicá-los.

Em épocas onde há uma profusão de mosquitos, deixe um copo com uma mix de água e água sanitária para repelir esses pequenos “meliantes”. A água sanitária extermina os ovos de insetos, assim como causa interrupção nas trilhas de formigas.

7. Faz as flores durarem mais nos vasos

Se você é uma daquelas pessoas que amam decorar o seu lar com flores frescas, porém tem problemas em mantê-las, um dos usos da água sanitária é justamente ajuda-las a ter uma maior durabilidade. Só precisa acrescentar uma quantia diminuta de água sanitária na água do vaso.

Isso vai aniquilar todas as bactérias e fungos e possibilitar que as suas plantas durem por um período maior, assim como evita manchas e musgos no vaso. Tome cuidado para não colocar mais do que um ¼ de colher de chá em 1 xícara de água.

8. Ajuda no tratamento de fungos e mau cheiro nos pés

Se você está sendo acometida com alguma espécie de fungo ou mau cheiro nos pés, sabe muito bem como é chato ficar descalço na presença de outras pessoas.

Um dos usos da água sanitária é combater esse male. Dado que você não pode deixar a sua pele exposta por tempo demais a uma quantidade grande desse material, deixe os pés dentro de uma bacia com água quente e ¼ de copo de água sanitária, permanecendo com os pés na água por um prazo máximo de 5 minutos.

Em seguida, lave bem e seque os pés. Um cuidado crucial é que você não deve fazer esse procedimento caso esteja com algum ferimento nos pés.

Descobrindo os usos da água sanitária

Agora que você descobriu diferentes usos da água sanitária, você pode dispensar o uso de outros produtos de limpeza, o que ajudará você a economizar um bom dinheiro, sem falar na praticidade que isso traz para a limpeza diária.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */