Limpeza

Usos da soda cáustica e suas principais aplicações

Os usos da soda cáustica podem ser diversos. Afinal de contas, a soda cáustica é a matéria-prima primordial na produção de uma grande cadeia de produtos químicos.

Mas você sabe como a soda cáustica é feita? De forma simplificada, é possível dizer que sua solução é atingida pela eletrolisação da salmoura, o solvente composto de água e sal.

A soda cáustica, portanto, é um reagente básico para a criação dos mais variados produtos químicos orgânicos. Além do seu uso ser abundante na indústria química e petroquímica, a solução também é usada na composição de sabão e detergente. Os usos da soda cáustica ainda incluem alumínio, alimentos e indústria têxtil.

As propriedades neutralizadoras, tanto quanto os recursos de controle à poluição acídica, conferem valor aos usos de soda cáustica. Desse modo, seu papel no combate à poluição é capital, bem como no tratamento de efluentes de processamentos industriais. Isso inclui a lavagem de gases no meio ambiente e a neutralização dos rejeitos acidificados. Com isso, percebemos a magnitude do seu impacto na natureza e sociedade.

De outra forma, os usos da soda cáustica como reagente abrangem a ampla gama de solventes, plásticos e fibras sintéticas. Em nosso dia-a-dia, a soda cáustica aparece em objetos cotidianos como adesivos, corantes, farmacêuticos, herbicidas e tintas.

Como a fama precede, os usos da soda cáustica exigem proteção de luvas para manuseio. Isso devido à sua solução altamente corrosiva, capaz de suscitar queimaduras gravíssimas em todos os tecidos animais.

Não apenas corrosiva, como também de toxicidade excedente, a soda cáustica é altamente solúvel em água. Essa reação gera uma dissolução qualificada a liberar uma extensa quantia de calor.  

Poucos se dão conta, mas a soda cáustica não está disponível na natureza. Ela é um produto industrial, preparado por intermédio da ação da eletrólise realizada com água e cloreto de sódio.

Os usos da soda cáustica, na antiguidade, eram voltados para a limpeza. O homem passou a provocar a reação química a fim de usá-la na fabricação de sabão. Isso ocorreu a partir da observação de seus efeitos. Afinal de contas, a soda cáustica converte óleos e gorduras, e esse procedimento os reduz a substâncias solúveis e fluídas que são eliminadas na lavagem.

Como visto, são várias as utilidades da soda cáustica no uso doméstico. A soda é um agente importante na remoção de sujeiras pesadas, em desentupidores de ralos e pias. Suas especialidades ainda abarcam a purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais. Os produtos orgânicos também contam com essa solução versátil, entre eles: corante, seda artificial, celofane, celulose e papel.

Assuntos

Principais aplicações

  • Neutralização da poluição: Para entender seu impacto na poluição, precisamos partir do fato de que a soda cáustica é o oposto químico dos ácidos. Por essa característica alcalina, a soda cáustica tem o poder de neutralizar componentes acidulados. Dentre estes, os gases de chaminés, que têm suas emissões neutralizadas pelas propriedades alcalinas presentes na soda cáustica. A lavagem desses gases contribui diretamente na realização de um meio ambiente mais limpo e um ar mais puro. Além destes, os usos da soda cáustica também operam como mediadores de efluentes. Antes de desembocarem nos esgotos municipais ou nos receptores de corpos hídricos, os metais pesados dissolvidos são removidos dos efluentes. Esse processo de purificação é alcançado através da adição de uma substância química alcalina. Nesse caso, a soda cáustica. Já no processo de pré-seleção dos efluentes, são eliminados os hidróxidos de metais insolúveis concebidos na intervenção da soda cáustica. Ainda se tratando da anulação acidificada, os usos da soda cáustica aparecem como neutralizadores na drenagem de minas. As minas, como muitos sabemos, são um dos perigos ambientais mais preocupantes. Durante a atividade de mineração, o ar e a água podem infiltrar os minerais recentemente extraídos. Esses minerais, por sua vez, envolvem enxofre, um elemento químico que corrói ligeiramente. Da oxidação do enxofre é liberado um certo montante de acidez, metais e outros ingredientes químicos que danificam o meio ambiente. Nas minas localizadas em áreas remotas, o uso da soda cáustica é extraordinariamente eficiente em neutralizar os fluxos baixos de drenagem acidulada. O mesmo vale para os fluxos que contêm alto teor de elemento químico manganês.
  • Limpeza: É possível constatar o mérito e o destaque dos usos da soda cáustica na limpeza. Seja no meio ambiente ou no ambiente doméstico, a soda cáustica desempenha um ofício valoroso. Entre os mais comuns, se classificam a lavagem de roupas e a higiene pessoal, com a produção do sabão em pó e do sabão em barra. Você pode manusear a soda cáustica em casa, em limpezas mais difíceis, contanto que use da cautela necessária. A utilização de luva é indispensável para tal. Afinal, cada vez mais o uso da soda cáustica tem se feito presente na fabricação de sabão industrial e especial. Os sabões especiais englobam os sabões para limpeza de fornos e de outros apetrechos e dispositivos do preparamento de alimentos. Com isso, a indústria se vê compelida a desenvolver detergentes mais possantes para lavadoras de pratos, limpeza de metais, removedores de tinta e limpeza de pisos.
  • Demais usos: A soda cáustica serve efetivamente ao fortalecimento de fibras e absorção de tingimento. Portanto, seu uso é um grande assistente na composição de tecidos de algodão. Acredita-se que os usos da soda cáustica atuem no tratamento de cerca de 90% do algodão. Na indústria de alimentos, a soda cáustica aparece na remoção dos ácidos graxos, no refino de óleo vegetal e animal e no auxílio do descascamento de frutas, batatas e vegetais.

Antes de fazer uso dos recursos da soda cáustica, atente-se às advertências abaixo.

Advertências

  • Ingestão: Tome cuidado ao manusear a soda cáustica. A ingestão acidental pode causar prejuízos críticos, como a diarreia, bem como prejuízos permanentes ao sistema gastrointestinal.
  • Inalação: Proteja-se! Evite usar a soda cáustica em ambientes sem ventilação. A soda pode causar irritação em pequenas exposições. Em altas doses, pode ser letal ou fatal.
  • Pele: Cuidado! Os colaterais da soda cáustica na pele vão desde leves irritações até úlceras graves.
  • Olhos: Acidentes com soda cáustica nos olhos é de grau preocupante. O contato pode causar queimaduras,  conjuntiva ou danos na córnea.

Considerações finais

Os usos da soda cáustica podem ser úteis e fundamentais no dia-a-dia, mas exigem precauções. Não durma no ponto!

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */