Curiosidades

3 usos do bicarbonato de sódio

As soluções mais simples são, na maioria das vezes, as melhores. Este é, precisamente, o caso dos diferentes usos do bicarbonato de sódio, um mineral básico que funciona como excelente recurso medicinal, produto de limpeza ecológico e serve, até mesmo, para cuidar do jardim. Trata-se, portanto, de um coringa que você deve manter sempre em sua casa.

À primeira vista, talvez pareça um remédio caseiro do tempo dos nossos antepassados, todavia, o bicarbonato de sódio é uma espécie de panaceia para inúmeras enfermidades e condições físicas.

Como sua função é dilatar as veias do sangue, este sal permite que o oxigênio se expanda por todo o corpo e que o pH no sangue se equilibre. Por essa razão, os usos do bicarbonato de sódio são aproveitados em tratamentos voltados a condições como azia, gastrite, artrite, osteoporose, diabetes ou câncer – inclusive você pode passar no rosto.

Porém, os benefícios relacionados aos usos do bicarbonato de sódio não se esgotam por aqui. Na verdade, este sal é polivalente e por isso pode ser aplicado para o cuidado de plantas e limpeza doméstica, conforme apresentamos ao longo deste artigo. Boa leitura!

Por que usar o bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um composto cristalino que pode tanto ser encontrado na natureza quanto produzido artificialmente sem, por isso, perder nenhum de seus atributos característicos.

Sendo assim, ainda que a sua forma de apresentação no mercado não transmita muita confiança – porque ela tende a ser similar àquelas dos produtos de limpeza – a verdade é que você pode comprar tranquilamente, tendo certeza de que o produto adquirido é idêntico ao mineral encontrado na natureza: logo, trará os mesmos formidáveis benefícios.

Além do fato de que o uso de bicarbonato de sódio pode nos poupar muito dinheiro, trata-se, certamente, de uma forma de ser mais sustentável em nosso cotidiano, pois ajuda a substituir todos os tipos de produtos, muitos dos quais são francamente nocivos ao meio ambiente.



Por que o bicarbonato de sódio é tão polivalente?

Devido ao fato de ser um composto tão básico, os diversos usos do bicarbonato de sódio podem ser a base perfeita para a criação de centenas de remédios, fórmulas e substâncias. Ele pode funcionar como um ingrediente chave para gerar substitutos, por exemplo, de produtos de beleza.

Embora, em muitas ocasiões o bicarbonato de sódio seja “mágico” por si só. Em seguida, mostramos como poderá usá-lo sozinho, com água ou com outros ingredientes naturais, para que você se torne um alquimista da boa vida.

Confira, então, uma breve lista das diferentes maneiras de aproveitar este elemento básico:

1. Para a limpeza

Você pode utilizar o bicarbonato de sódio para deixar suas roupas, bichinhos de pelúcia e tapetes como novos, isto é, livres de manchas ou maus odores. Para as roupas, basta adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio ao sabão líquido de sua preferência.

Para os seus bichinhos de pelúcia, espalhe bicarbonato de sódio sobre eles e deixe descansar por 15 minutos. Depois, basta retirar o produto com o auxílio de uma escova e pronto!

No caso de tapetes, o ideal é espalhar bicarbonato de sódio em toda a superfície e deixar descansar durante a noite. Na manhã seguinte, varra o máximo que puder e utilize um aspirador de pó para retirar as sobras. Você se surpreenderá com a aparência dos seus tapetes! Outros usos do bicarbonato de sódio para a limpeza incluem:

  • Remoção de manchas de óleo e graxa. Espalhe o bicarbonato de sódio sobre o local manchado e esfregue com um pincel molhado;
  • Desinfetar e branquear diferentes superfícies (banheira, azulejos, paredes, cozinha). Polvilhe o bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue normalmente as superfícies a serem limpas. Deixe o produto agir por cinco minutos, enxágue bem e seque as áreas esfregadas;
  • Limpar o chão. Este é um dos mais interessantes usos do bicarbonato de sódio: com apenas meia xícara em um balde de água morna você conseguirá remover integralmente as sujeiras sem deixar arranhões ou marcas no piso;
  • Remover o chulé. Espalhe duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio nos calçados que não estiverem sendo usados. Retire o produto apenas quando for calçá-los.

2. Para a saúde

Um dos melhores benefícios aportados pelos usos do bicarbonato de sódio à saúde diz respeito ao seu potencial de reduzir a sensação de cansaço nos pés.

Para experimentar, mergulhe os pés em uma tigela com água morna e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esfregue e deixe descansar por alguns minutos. Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Outros usos do bicarbonato de sódio para a saúde:

  • Esfoliante facial e corporal. Você só precisa misturar 3/4 de bicarbonato de sódio e 1/4 de água. Esfregue suavemente o rosto ou o corpo todo fazendo movimentos circulares. Depois, é só enxaguar;
  • Desodorante. Basta uma pitada de bicarbonato de sódio e algumas gotas de água. Aplique diretamente nas axilas;
  • Em uma banheira, adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Isso neutralizará os ácidos da pele, aliviando dores e coceira e removendo toxinas. Adicione 1/2 xícara de vinagre para deixar a pele ainda mais macia. Além disso, a mistura irá limpar a própria banheira;
  • Para dizer adeus à azia e à má-digestão, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio a um copo de água pura e beba;
  • Suavizar a pele das mãos. Misture 3/4 de bicarbonato de sódio e 1/4 de água. Aplique a pasta nas mãos e depois enxágue;
  • Aliviar as dores de picadas de insetos. Prepare com uma pasta com pouco de bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a picada. Isso ajudará a aliviar a coceira e as dores.

3. Para as plantas

O bicarbonato de sódio pode ser empregado para fortalecer as plantas do seu jardim, potencializando o processo natural de fotossíntese e, fortificando e fazendo as folhas crescerem mais.

Primeiro você deve experimentar o bicarbonato de sódio nas folhas, porque ele não é benéfico para todas as plantas. Então, pulverize uma mistura de um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre. Em 24 horas, verifique se a planta apresenta algum sinal de desconforto.

Se estiver tudo bem, você pode continuar com o processo e se beneficiar dos usos do bicarbonato de sódio para esse fim, aplicando a mistura em toda a extensão da planta. Desse modo, você ativará os seus efeitos fungicidas e eliminadores de parasitas.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */