Frutas Nutrição Saúde

Uvaia: propriedades, benefícios e como consumir

Você já ouviu falar na uvaia? Seus benefícios para o organismo e a saúde geral são inúmeros, já que essa fruta contém grandes quantidades de nutrientes que nos são essenciais.

Essa fruta é típica do “mato”, vinda da Mata Atlântica. Seu perfume é bastante intenso, bem como o seu sabor que, apesar de forte, pode desagradar a alguns por ser um tanto azedo. Por isso, ganhou o nome de ubaia, porque na língua tupi tem o significado de fruto azedo.

Sua forma é arredondada e sua cor é amarela. Possui sementes com cerca de 4 centímetros de diâmetro cada (são, em geral, duas). Sua árvore é plantada de forma doméstica, tem flores brancas e seus frutos tendem a amassar, oxidar e ressecar com mais facilidade, tornando-se inviável para uma possível comercialização.

A árvore da fruta pode chegar ao pico de aproximadamente 13 metros de altura. No entanto, existem muitas variações da mesma espécie que vão crescendo em forma de arbustos pequenos com cerca de 1 metro de altura.

A temporada certa da uvaia

Sua fase de frutificação acontece entre os meses de setembro até janeiro. Sua ingestão é preferível nessa época, dado a inviabilidade nos outros meses. Como dito anteriormente, as frutas são passíveis de amassar, oxidar e ressacar com facilidade. Portanto, fora de época, é melhor consumir os derivados da uvaia, como compotas, sucos e geleias.

Como é a fruta uvaia e quais são suas propriedades?

Ela tem uma polpa bastante delicada, com suas cascas finas e a tonalidade dourada/amarelada, levemente aveludada. O aroma exala um agradável e suave cheiro, e seu sabor é adocicado e ácido ao mesmo tempo.

A fruta contém altos índices de vitamina C, sendo bastante indicada para o fortalecimento das defesas do organismo. Também tem propriedades adstringentes e digestivas. Um chá, que é preparado com folhas retiradas de sua árvore, é geralmente conhecido por ter incríveis propriedades medicinais. Entre essas propriedades estão:

  • Controle da hipertensão;
  • Auxílio no emagrecimento;
  • Regulagem do colesterol alto;
  • Controle dos níveis de ácido úrico;
  • Controle da gota.

Benefícios  mais populares da uvaia

Sendo nativa da Mata Atlântica, a fruta é comumente usada em inúmeros projetos voltados para o reflorestamento em áreas de degradação, com plantios mistos e permanente preservação.

Acontece assim, pois, serve como alimento para pequenas aves e animais, já que o sabor é agradável para os passarinhos. Isso acaba atraindo as espécies de volta para o habitat natural.

Como sua madeira não é utilizada comercialmente acaba sendo utilizada apenas como instrumento de atividades domésticas (moirões, lenhas, etc.).

Como a uvaia é rica em vitamina A e C (chegando a ser 4 vezes mais do que uma laranja), combate eficazmente os radicais livres, portanto, retardando o envelhecimento das células.

Seus benefícios são eficazes como preventivo para alguns malefícios que afetam a saúde do organismo, tais como:

  • Câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças advindas da idade/envelhecimento.

Além do mais, também é indicado para:

  • Constante auxílio no tratamento diário de HIV;
  • Auxílio no tratamento de vários tipos de tumores;
  • Auxiliar no trato de malária;
  • Auxiliar no trato de processos inflamatórios;
  • Diminuição dos níveis de ácido úrico.

Os 10 melhores benefícios da uvaia para a saúde

Benefícios para o ácido úrico

Essa fruta contém um teor de ácido úrico, substância que é naturalmente produzida pelo organismo. Ela surge por conta do resultado das moléculas de purina que se quebram. Essa proteína é contida em diversos alimentos.

Benefícios para a malária

A malária pode ser tratada com diversos remédios naturais por conta de uma substância poderosa e eficaz parecida com o quinino. Isso tem sido comumente ligado com a neutralização dos parasitas provenientes da malária.

Essa substância pode ser consumida em doses concentradas ou simplesmente adicionando algumas uvaias deliciosas em sua dieta saudável diária. As frutas estão amplamente à disposição em regiões tropicais, podendo adicionar maravilhosos princípios para saúde do organismo, assim como rápida recuperação de doenças.

Benefícios para o câncer

Sendo rica em  antocianinas, antioxidantes, flavonoides e carotenoides, a uvaia contribui para que o corpo se livre dos radicais livres que possivelmente alteram o DNA celular, causando o câncer em diversas partes do corpo.

Benefícios para as doenças do coração

A uvaia também contribui beneficamente para a saúde cardiovascular. Ela tem altos percentuais de flavonoides, catequina, procianidina e epicatequina. Essas substâncias contêm propriedades antioxidantes que auxiliam na proteção celular contra os danos, ao passo em que permitem o coração ser fortalecido.

Também contribui para a melhora da função endotelial, estimulando o colesterol HDL bom. Isso auxilia a prevenir a formação de coágulos no sangue que podem ser fatais. Estes acabam permitindo o AVC acontecer, assim como a insuficiência cardíaca.

Benefícios para retardar o envelhecimento

O licopeno, encontrado na uvaia, é um nutriente raramente encontrado em outros tipos de alimentos. Ele protege o organismo e a pele contra os raios UVA/UVB que são nocivos, permitindo a manutenção da aparência mais jovial e saudável.

Lembre-se: A grande maioria dos legumes e frutas possuem os melhores potenciais nutritivos quando consumidos crus.

Benefícios para os radicais livres

Os compostos antocianinas e flavonóis conferem à uvaia, potentes propriedades que são antioxidantes. Isso a torna útil para manter o organismo livre dos radicais livres durante seu funcionamento normal.

Do contrário podem acarretar danos nas células. Esses radicais estão diretamente implicados em variados tipos de problemas de saúde, que vão desde câncer, doenças autoimunes e catarata até doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, passando pelo envelhecimento e artrite reumatoide.

Como as uvaias podem ser consumidas?

Sua ingestão pode ocorrer em forma de:

  • Chás de folhas;
  • Sucos;
  • Sorvetes;
  • Licores;
  • Geleias.

É importante ressaltar que essa fruta deve ser especialmente observada quando for acrescentar açúcar no seu preparo. O excesso de calorias pode prejudicar uma possível dieta de emagrecimento.

Cuidados ao consumir a uvaia

Muitos artigos circulam na internet informando as inúmeras propriedades e benefícios milagrosos da uvaia. No entanto, é importante sempre salientar que não existem alimentos que fazem milagres instantâneos.

Qualquer alimento que seja saudável, assim como todos os remédios caseiros, precisa ser consumido com acompanhamento de um especialista ou profissional da saúde. Só ele poderá contrabalancear a dieta com base nas necessidades pessoais. Não adianta incluir a uvaia ou qualquer outra fruta na sua dieta e não ter um estilo de vida saudável.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */