Beleza Pele

Vaporização da pele: Importância do processo na limpeza facial e como fazer

Vaporização no rosto

Todas as mulheres sabem que uma limpeza de pele adequada permite que o rosto respire e o deixa livre de impurezas que podem ocasionar espinhas e cravos, mantendo sua saúde e beleza. No entanto, uma limpeza facial eficiente passa por diversas etapas e a vaporização da pele é uma delas.

Parte essencial no processo de limpeza, a vaporização costuma ser esquecida quando fazemos a limpeza de pele em casa. Isso é um erro, pois é ela que estimula a dilatação dos poros e facilita a remoção de resíduos e impurezas que ficam retidos neles.

Neste post, você vai aprender como fazer a vaporização da pele, assim como seus benefícios e importância no processo de limpeza do rosto. Confira!

A importância e benefícios da vaporização na limpeza de pele

A vaporização é importante, pois dilata os poros facilitando a remoção de impurezas e resíduos que se acumulam na pele, decorrentes da exposição à poeira e poluição, uso de maquiagem e cosméticos, células mortas e suor excessivo.

Vaporizar o rosto desobstrui os poros e suaviza a pele, além de deixa-la mais propícia à absorção de ativos e cosméticos que são aplicados na rotina diária de beleza, como séruns, hidratantes, cremes antissinais e outros.

Veja alguns benefícios de fazer a vaporização da pele:

  • Ajuda a limpar a pele profundamente;
  • Melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a desintoxicação da pele;
  • Auxilia na remoção de resíduos e toxinas;
  • Diminui a ocorrência de cravos e espinhas;
  • Desobstrui os poros;
  • Suaviza e reidrata a camada mais superficial da pele;
  • Remove as células mortas.

Como fazer vaporização da pele: confira o passo a passo

Existem muitas formas de fazer a vaporização da pele. Ela pode ser feita através da exposição ao vapor de água fervida, sauna facial elétrica e até por compressas quentes.



Confira a seguir o passo a passo da vaporização com exposição do rosto ao vapor da água fervida:

  1. Comece lavando o rosto com um sabonete neutro;
  2. Ferva água e despeje em uma bacia ou tigela. Coloque o recipiente sobre uma superfície firme, como uma mesa ou balcão;
  3. Pegue uma toalha grande, fique de pé em frente ao recipiente com a água fervida e curve-se cuidadosamente, colocando o rosto sobre o recipiente sem encostá-lo na água, enquanto coloca a toalha em volta da cabeça. Assim, o vapor subirá para o seu rosto;
  4. Mantenha os olhos e a boca fechada e fique sobre o vapor da água durante 10 a 20 minutos, dependendo do seu tipo de pele;
  5. Ao finalizar a vaporização, enxugue o rosto delicadamente com uma toalha. Se você tiver espinhas ou cravos, pode removê-los, mas sempre com utensílios esterilizados e específicos para esta finalidade. Nunca esprema com as unhas;
  6. Depois é só continuar sua rotina de beleza normalmente, com esfoliação, tônico e hidratante.

Se desejar, você pode adicionar ervas ou óleos essenciais à água para tornar o vapor mais benéfico. Lavanda, ylang ylang, camomila, sálvia e melaleuca são alguns dos óleos mais utilizados. Para uma vaporização estimulante, alfazema, tomilho e alecrim são indicados.

Fatias de limão e folhas de hortelã ou eucalipto também são comuns.

Cuidados ao fazer uma vaporização da pele

Ao fazer a vaporização da pele, é importante tomar alguns cuidados e precauções.

Não fique muito próximo da água quente e tenha cuidado com temperaturas muito altas. O calor excessivo pode causar rompimento de vasinhos sanguíneos do rosto e até queimar a pele. Portanto, use temperaturas e distâncias que sejam confortáveis para você.

E sempre certifique-se de que o recipiente com água quente está em uma superfície segura, para evitar acidentes e queimaduras.

O tempo de exposição ao vapor também deve ser dosado. Para peles sensíveis, não é recomendável ficar mais de 10 ou 15 minutos. Peles secas e oleosas podem ficar expostas ao vapor por até 20 minutos, enquanto as mistas não devem ultrapassar 15 minutos, dependendo do grau de sensibilidade.

É recomendável fazer a vaporização da pele semanalmente como parte da sua rotina de beleza. Após o procedimento, é só prosseguir com os demais passos da limpeza de pele, com esfoliante, tônico para fechar os poros e hidratante facial. Caso queira aplicar uma máscara, faça isso pós-vaporização, pois a pele está mais preparada para absorver os ativos do produto.

Você já fez vaporização da pele? Como foi o resultado? Compartilhe!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */