Artesanato Decoração

Varal de fotos com luzes e leds: veja como fazer passo a passo

Varal de fotos

Está pensando em dar uma repaginada no seu quarto? Na sua sala? Ou, então, fazer uma bela decoração para algum tipo de festinha? Um varal de fotos pode ser a melhor escolha para enfeitar qualquer lugar. Saiba aqui como fazer um todo enfeitado com luzes e leds, dando um charme a mais e deixando tudo muito mais bonito.

Ele é fácil de fazer, não é caro e ainda por cima pode ser uma ótima experiência para você. Pois se trata de algo bastante nostálgico e divertido para a maior parte das pessoas. Pronta para começar o seu? Vamos lá!

Por que um varal de fotos?

Antes de mais nada, é muito importante que você saiba o porquê de tudo isso. Afinal, isso evita que você comece a montar algo e se arrependa ou pare no meio do processo. Neste caso, isso é um gasto de dinheiro desnecessário, que mesmo não sendo muito, ainda é uma perda. Portanto, saiba bem os motivos pelos quais está montando seu próprio varal de fotos.

Muitos são os motivos para se enfeitar um ambiente com fotos, seja para uso pessoal ou festa. O bom dessa ideia é que ele é bem simples, bonito e chama a atenção onde quer que esteja. Todos sempre vão parar para dar uma olhadinha nele, ainda mais se ele for feito com luzes e leds. Já que chama ainda mais a atenção das pessoas.

Então, seja para o seu quarto, para uma festa de aniversário, um casamento ou chá de bebê, por exemplo, tenha sempre em mente o motivo desse enfeite. É para deixar mais bonito? Para guardar como lembrança? É uma coisa para te surpreender sempre que olhar? É uma forma inovadora de se montar um álbum de fotografias? Por que isso é bom e útil para você? Não importa qual seja a resposta, desde que ela seja perfeita para você. Se fizer isso porque simplesmente é bonito e ponto final, ótimo! Porque quem deve gostar disso é você e somente você, certo?

Antes de começar…

Agora que você já sabe o porquê do seu varal de fotos existir e sabe que isso não será uma perda de tempo. Está mais do que na hora de você ficar atenta quanto a algumas dicas bastante importantes. Porque no fim das contas, isso pode te ajudar muito na hora de começar a montar o seu.

Então, chega de enrolação e confira logo essas dicas bem bacanas:

  1. Defina o local exato em que tudo ficará;
  2. Certifique-se que há uma tomada próxima, uma vez que o ensinado nesta matéria é com luzes e leds. Mas, se preferir, procure por varais de luzes que funcionam a base de bateria ou pilhas;
  3. Procure as luzes e leds que mais te agradam, pode ser colorida, toda azul, toda branca ou as amarelas. Esta última dá um aspecto mais antigo e um toque rústico e retrô ao mesmo tempo. Já as coloridas dão um aspecto mais divertido ao lugar. Enquanto as brancas são mais neutras e servem para qualquer ocasião.
  4. Procure um local de revelação de fotos em boa qualidade por um preço camarada. Isto dá um toque bem mais especial que imprimir as fotos em uma gráfica em folha sulfite. Também dá a sensação de algo mais pessoal, artesanal e antigo, assim como um álbum de fotos, só que completamente diferente.
  5. Pesquise inspirações de formatos para montagem que mais se adequa ao seu estilo e combine com todo o resto do ambiente.

Montando seu varal de fotos: passo a passo

Chegou a parte mais importante dessa matéria para você. Uma vez que você já tem em mente tudo o que deseja e já pesquisou mais ou menos o que precisará e quanto isso custará para seu bolso. Não há motivos para continuar enrolando e começar a montar seu varal de fotos personalizado.

Confira agora como fazer um bom varal cheio de luzes e leds para enfeitar qualquer lugar sem ter dores de cabeça para montar.

Comece com a escolha do varal

Você já tem o local do varal? E a ocasião? Se a resposta para esses dois for sim, você já pode começar a escolher seu varal de luzes e leds. Para começar, defina se ele deve ficar perto de uma tomada ou funcionará a base de bateria, porque isso pode influenciar no preço, por exemplo.

Ele pode ser feito com pisca-pisca comprados em qualquer lugar. Mas, também tenha em mente o tamanho dele, porque ajudará na disposição planejada. Meça o local mais ou menos da forma como planeja montar seu varal antes de começar a procurar por um.

Se o seu varal terá três partes, então ele tem um tamanho X de acordo com sua parede. Se ele for feito na vertical e com mais de quatro partes, então o tamanho dele será outro. Isso pode parecer algo irrelevante, só que é algo que vai definir a sua compra e rumo do seu varal.

A escolha das fotos

Agora que você tem o tamanho do seu varal de fotos, pode começar a finalmente escolher suas fotos. Saber filtrar é essencial, porque se você escolher muitas, pode acabar deixando algumas de fora e estas, por sua vez, podem ser bastante importantes para o momento.

É importante saber a ocasião, se é para uso pessoal, fotos com amigos, da família, dos animais e de coisas que marcaram sua vida, são a melhor pedida. Mas se é para um casamento ou um chá de bebê, saiba escolher fotos mais relacionadas. Para a primeira opção, você poderia fazer uma linha do tempo do casal, por exemplo.

Em um primeiro momento pode ser bem difícil escolher as fotos, porém, você verá que é algo bem simples. Também se atente a dica da revelação no lugar da impressão, já que a qualidade ficará bem melhor e durará por mais tempo que a outra opção.

A montagem

Esta é a parte final e é o momento em que você se dedica e coloca todas as suas ideias em prática. Se você já tem uma ideia de como será a montagem, comece sem enrolações. Por outro lado, se ainda não tem nem ideia de por onde começar seu varal de fotos, tenha calma! Vá experimentando várias montagens até que uma lhe pareça agradável.

É bastante importante que você saiba como dar o melhor toque para seu varal, como irá colocar na parede? Pregos são uma boa escolha para a maior parte dos casos, mas durex é uma boa pedida para quem não quer deixar nada além das fotos aparecendo. Isso, obviamente, vai do gosto de cada pessoa, se será suspenso, na vertical ou grudado na parede, só você pode definir.

Como a maior parte das luzes e leds vem com várias opções para piscar, faça uma boa combinação entre o local e as luzes. Isso ajuda a deixar tudo harmonizado e bem menos cansativo para a visão das pessoas.

Intercale as fotos da forma como preferir, faça uma linha do tempo ou simplesmente deixe de forma aleatória, isso vai depender da ideia que se pretende passar. Prenda-as com pregadores fofos ou faça algo mais rústico e as amarre com barbante, deixando as fotos mais suspensas.

Depois de pronto, certifique-se que todas as luzes estão funcionando e que todas as fotos estão no devido lugar e bem presas. Sem risco de cair e te agradando, você pode aproveitar sua arte sem moderação.

Viu como não é nada difícil montar seu próprio varal de fotos? Mesmo com poucos recursos, ainda é possível fazer um lindo mural para suas lembranças. Aproveite cada minuto da montagem e aprecie suas memórias, isso será ótimo para você. Está esperando o quê para começar a fazer o seu?

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */