Junte metragens cada vez menores nos imóveis e necessidade de espaço para receber os amigos, comer e relaxar. Resultado: sacada integrada à residência. Para deixar o cantinho mais bonito, veja hoje como decorar varanda gourmet.
O conceito de varanda gourmet, aliás, já está sendo inserido em muitos dos novos empreendimentos. Fora os proprietários que fazem reformas para contar com churrasqueira, revestimentos diferenciados e local de entretenimento.
Ah! Antes de sair por aí comprando aparelhos e móveis, é importante saber quais as regras do condomínio. Lembrando que sobrecargas precisam de atenção extra.
Normalmente, tudo o que é parede e estiver acima da altura do guarda-corpo não pode ser alterado.
Todos os condomínios verticais – e até mesmo os de casas – têm condições bem específicas em relação a obras em varandas.
Permissão ok, confira dicas para decorar sua varanda gourmet:
• Prefira cor amarela ou cálida para o projeto de iluminação.
• No caso de plantas, escolha as que podem ficar mais expostas ao sol.
• Uma horta caseira é uma opção saudável, prática e charmosa, permitindo tirar os temperos diretamente da fonte. Plantas e ervas medicinais são excelentes para a varanda gourmet.
• Conte sempre com uma boa bancada de apoio para o preparo dos alimentos.
• Dê um ar de elegância e aconchego à sacada com azulejos que lembram pedras naturais ou ladrilhos hidráulicos.
• Inserir peças artesanais e alguns detalhes em cores fortes são formas modernas de decorar varanda gourmet.
• Os pisos cerâmicos ou de porcelanatos são os mais indicados, uma vez que são fáceis de lavar e conservar. Há revestimentos que imitam madeira; outros em padrão deque etc.
Como decorar varanda gourmet: conheça mais sobre o assunto
Independentemente de ser uma varanda gourmet ou não, está claro que as modificações nos projetos precisam ser muito bem-planejadas para que o espaço seja otimizado e o visual não fique poluído ou sem graça.
Cada vez mais, a varanda gourmet é um ambiente bastante valorizado pelos moradores de edifícios.
Porém, antes de fazer recepções inesquecíveis, conte sempre com aprovação do condomínio, e profissionais capacitados.
O envidraçamento, por exemplo, requer inclusive atestado de responsabilidade pelo produto e pela instalação.
Se você tem interesse em fechar a varanda com vidro, saiba que o arquiteto que está tocando a obra tem que recolher o chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), ou seja, um termo no qual atesta a responsabilidade dele diante do serviço.
Já empresa que fornece o vidro deve garantir que o peso do material utilizado não comprometerá a estrutura.
É habitual a aprovação de modificações no piso e instalação de mobiliário na sacada dos apartamentos.
Em relação ao chão, um detalhe fundamental: checar se será feito novo contrapiso – e se o piso novo será mais pesado que o anterior, o que provoca sobrecarga na laje. Mais um motivo para ter ajuda especializada e seguir direitinho o que diz a ABNT.
Geralmente, pintura e outras mudanças que afetam visualmente e estruturalmente a fachada sofrem restrições.
No entanto, alguns condomínios são mais severos em relação às transformações, impedido a remoção da porta de acesso à sacada. Assim, o espaço externo não pode ser aumentado por meio da substituição da peça por vidro.
Com isso, fica impossível unificar ambiente interno e sacada, ou até mesmo algo simples como a colocação de persianas; sendo necessário seguir especificações de cor, modelo e forma de aplicação.
Quando as reformas são permitidas, critério e bom senso devem ser priorizados ao integrar varanda gourmet, sala de estar e jantar. Da mesma forma que a integração de cozinha e sala, também muito comum nos dias de hoje.
Sucesso com o seu projeto! Até breve com mais dicas…
Veja também;
- Decoração de varandas: defina seu estilo e capriche nos móveis
- Jardim de inverno: passo a passo e dicas
- Móveis modulados: dicas, vantagens e desvantagens