Curiosidades

Veneno para cupim: marcas, cuidados e dicas

Iremos tratar sobre as melhores marcas de veneno para cupim, passar algumas dicas de aplicação e os principais cuidados que se deve ter na hora de tentar recuperar o móvel ou até mesmo a casa da infestação desses insetos isópteros, mas não deixaremos de lado algumas soluções caseiras muito úteis também para lidar com esse problema desagradável.

Pense que situação incômoda: você acaba de realizar um velho sonho de ter a casa própria, mudar-se para outro bairro, conquistar em definitivo a sua independência e, dentro em pouco, percebe que compartilha o espaço com os vorazes e infernais cupins que não cessam de arruinar seu investimento.

O que fazer? Sem dúvida ira pensar que precisa aplicar veneno para cupim, mas qual que deve utilizar? É obrigatório adquirir um ou é possível fazê-lo caseiramente? Precisa contratar uma empresa ou pode dar conta do recado?

Outra situação: você sai um belo dia em seu quintal e nota que a árvore está cheia de cupins. Oh-oh… Sinal de alerta. É lógico que esses minions antiecológicos vão procurar banquetes mais próximos assim que sugarem a coitada da árvore; o que se deve fazer para impedir a invasão? Como proteger a casa? Pode passar veneno para cupim na árvore?

Esses mesmos tipos de questionamentos surgem quando se descobre que um vizinho está passando por esse indigesto problema.

Fora essas dúvidas há sempre o receio de possíveis efeitos colaterais, de manuseio errôneo do veneno para cupim, dos cuidados para proteger pessoas e animais que frequentem o ambiente em que o inseticida será lançado.

Esclareça todos esses pontos sobre veneno para cupim nos tópicos abaixo evitando, assim, perder móveis e reações adversas a saúde.



Siga na leitura!

Sobre os cupins

Bom, para vencer o inimigo é preciso conhecê-lo bem, certo? Algumas pessoas ficam em dúvida, por exemplo, se o cupim que traça a árvore é o mesmo que se lambuza nos seus móveis de madeira. A origem deles pode até ser diferente, mas não tenha dúvida: eles não vão titubear um segundo em devorar o cardápio que se apresentar pela frente, seja madeira maciça, compensada ou aglomerada.

Os cupins podem ser subterrâneos, se originarem de árvores, jardins ou de construções vizinhas, ou de madeira seca, se provierem de móveis e de outros objetos amadeirados existentes no local, no entanto, independente da origem, todos migram para residências alheias por meio de revoadas.

Identificando o cupim

Para a escolha do veneno para cupim é imprescindível primeiro ter ciência se você está a altura de enfrentar o problema ou se necessita de ajuda especializada, no caso, empresas que trabalham com dedetização.

Se os insetos em questão forem subterrâneos, deixe o veneno para cupim para os profissionais uniformizados. Você não será capaz de contê-los com ações pontuais. Isto porque os cupins “undergrounds” atacam em colônias e por isso se reproduzem muito mais rápido do que os de madeira seca. Seus ninhos ficam em locais úmidos, arenosos e bem escondidos. Basta contato mínimo com água para se multiplicarem.

Já os de madeira seca é possível o próprio morador ou moradora encarar o ataque com chances razoáveis de sucesso. Isso se deve pelo fato das colônias serem menores e normalmente se instalarem na própria madeira que estão consumindo.

E como distinguir um do outro?

Os rastros são a peça chave. O cupim subterrâneo deixa trilhas com aspecto escuro onde se identifica partículas de terra. Os rastros podem ser encontrados em paredes e tomadas elétricas. Os de madeira seca deixam trilhas na madeira consumida.

Veneno para cupim

São poucas marcas autorizadas a comercializar veneno para cupim. Existem modelos de spray e que precisam ser diluídos em água ou querosene.  As mais conhecidas e prestigiadas no mercado são:

Jimo-Cupim

Talvez o veneno para cupim mais conhecido. No entanto, além de ser eficaz para erradicar a infestação dos insetos é muito utilizado como forma de prevenção. Antes da pintura ou envernizamento, por exemplo.

Recomenda-se inserir o inseticida no local que atingido ou na trilha deixada pelos cupins.

Dipil

Outr a marca de veneno para cupim conhecida e eficaz. Um dos seus diferenciais é que a sua versão líquida pode servir como uma barreira química a ser despejada no solo, tratando a terra e impedindo que os insetos se aventurem em se engraçar na sua casa.

K-Otherine

É um veneno para cupim desenvolvido pela gigante da indústria farmacêutica Bayer. Recomenda-se diluir o produto em água ou querosene, porém costuma ser mais efetivo quanto a este último.

Veneno para cupim: caseiros

Vinagre

Um veneno para cupim natural e fácil de ser encontrado é o vinagre. Porém precisa ser aplicado repetidas vezes no local infectado. Pode ser despejado de forma pura ou diluído em água. No caso da diluição, divida cada proporção em meio a meio.

Essa solução é indicada se o ataque estiver no princípio e se for modesto, isto é, em baixa escala.

Querosene

Veneno para cupim fácil de encontrar e cuja aplicação também é muita prática. Basta passar o produto na área empesteada. Mas atenção que essa opção de veneno para cupim trata-se de um produto tóxico e que necessita que crianças e animais fiquem longe.

E a árvore?

Nem pense em pô-la abaixo sem antes obter a autorização da prefeitura. E é possível salvá-la com aplicação de veneno para cupim, mas para isto deverá contar com profissionais especializados com controle de praga.

Cuidados com o veneno para cupim

Primeiro, leia as instruções técnicas das fabricantes dos venenos de cupim e siga a risca suas orientações, usando luvas, óculos de proteção e máscara.

Desocupe a área que será dedetizada, tire animais, crianças, plantas, tudo que respire por pelo menos cinco horas. Se tiver recém-nascidos, gestantes ou pessoas que sofram algum tipo de problema respiratório, é aconselhável que se ausentem do recinto por pelo menos vinte e quatro horas.

Evite comer ou fumar enquanto estiver passando o produto.

Lave mãos e rosto com água corrente após a aplicação.

Ventile o ambiente para que seque o mais rápido possível.

Considerações finais

Neste post apresentamos as melhores e mais conhecidas marcas de veneno para cupim. Também passamos algumas dicas, cuidados para a aplicação do produto e soluções caseiras.

Se os cupins forem subterrâneos, chame uma empresa especializada, pois estes se reproduzem muito rápido e tem ninhos em locais bem ocultos e úmidos.

As marcas mencionadas:

  • Jimo-Cupim;
  • Dipil;
  • K-Otherine.

Cuidados:

  • Leia as instruções técnicas das fabricantes, use máscara, luvas e óculos de proteção;
  • Não coma, beba ou fume ao passar o veneno;
  • Desocupe a área por pelo cinco horas, incluindo todo e qualquer tipo de animal;
  • Gestantes, recém-nascidos e pessoas com problemas respiratórios devem se ausentar por vinte quatro horas.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, opine.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de limpeza.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */