Casa Limpeza

Veneno para formiga: marcas e tipos mais eficazes, riscos e cuidados

Veneno para formiga

Veneno para formiga é um tema que vem junto com o verão. O verão traz muita coisa boa: paisagens bonitas, mais disposição para acordar cedinho, mais possibilidades de lazer ao tornar possíveis passeios em parques, programar piqueniques, tomar um sol de praia, mas traz tantas outras desvantagens: enchentes, noites mal dormidas, insolação solar e insetos, especialmente as formigas.

Um sinal de que o verão começou, veio para ficar, é você abrir o pote do açúcar e vê aquela festa de embrulhar estômago, dezenas de formiga se esbaldando no açúcar, mergulhando, nadando de costas, de borboleta, de braçada, rindo, cantando, fazendo uma algazarra só. É inevitável pensar em veneno para formiga nesta situação, ao menos ensaiar em pensar algo do gênero, porque óbvio que ninguém quer correr o risco de acrescentar na sua dieta carboidratos de insetos.

Mas se fosse só no açúcar… Só na cozinha… As infelizes parecem que estão em todos os lugares em determinada altura da estação. No quarto, andando pelas paredes, ao lado da sua cama, fazendo trilha no chão da sala, passando por detrás dos móveis, no box do banheiro!

Você vai fazer uma limpeza, tirar o pó daquele rádio velho e encontra as danadas dentro da caixa de som, saindo e entrando pelas saídas de ar do videogame, percebe uma pequenininha dentro de um livro quando começa folheá-lo. Mas que inferno! “Daqui a pouco elas vão me carregar sentada no sofá e se eu estiver dormindo é capaz de acordar só na mata! Não, tenho que dar um fim nisso. Tenho que comprar veneno para formiga”.

Os riscos da formiga

E não é só uma questão de desconforto, receio de ingerir o que não deve, de perder algum equipamento devido a intromissão das formigas, a sensação de que sofre uma invasão, uma invasão de privacidade: é também uma questão de saúde.

Formigas, por andarem em cantos vários, têm contato com diversas propriedades, carregam bactérias que podem fazer mal ao organismo humano. Suas picadas, além de dor, ainda que localizada e não tão intensa, podem provocar reações, alergias, indisposição, pode significar um risco a saúde.

Veneno para formiga

Por isso não é um mero capricho pensar em dedetizar a casa, comprar um veneno para formiga.

Mas ao fazer isso é importante que saiba quais são os tipos existentes, as melhores marcas e principalmente os riscos, tanto para quem aplica como aos demais moradores da casa, especialmente crianças e animais. É importante ter ciência dos cuidados ao usar veneno para formiga.

É o que este post irá tratar.

Veja a seguir os tipos, marcas, riscos e cuidados que se deve ter com veneno para formiga.

Confira!

Tipos de veneno para formiga

Existem vários tipos de veneno para formiga, cada um indicado para situações específicas e que requerem cuidados específicos. Vejamos alguns deles:

Spray

O veneno para formiga no formato spray é um dos mais utilizados não só para exterminar o inseto em questão, mas para dar cabo de outros, como a impopular barata. Este tipo de veneno é popular devido a sua praticidade e por ser muito efetivo em locais determinados, como em rodapés externos e nos ralos da casa.

A ocasião mais adequada para utilizar o veneno para formiga em forma de spray é com a casa vazia – e assim deve ficar pelas próximas 6 horas. Portanto, ter crianças e animais em casa pode ser um complicador. Planeje o “dia do extermínio” ao conseguir organizar um evento que afaste todo mundo de casa por várias horas.

Gel

Outro veneno para formiga bem popular. Em termos de segurança se sai melhor que o spray, pois pode ser colocado em locais bem escondidos para que crianças e animais domésticos não encontrem. A substância tem efeito mais atrativo para as formigas do que o açúcar e por isso pode atraí-las para qualquer lugar.

Mas atenção: esse tipo de veneno para formiga deve ser aplicado se for o caso de uma infestação. Porque o poder de atração e tão poderoso que há o risco de atrair outros insetos, outras colônias de formiga que até então não tinha colocado sua casa na rota de saque.

No entanto, se estiver sem opção, coloque o gel apenas no local mais problemático: se for na cozinha, coloque apenas na cozinha.

Outro detalhe importante: não adianta lavar a região em que o gel foi aplicado apenas com água, porque é insuficiente para a retirada completa dos resíduos nocivos a saúde. Lave com água misturada com detergente.

O pó é mais utilizado em ratos porque acaba grudando nos pelos dos roedores e estes tem o hábito de se lamberem. Mas não quer dizer que não seja efetivo contra formigas.

Mas preste bem atenção nisso: use o pó somente se você morar sozinho, sem cão, gato, passarinho, netinho, filho, nada. Animais são muito curiosos e crianças são muito travessas, ingênuas. Se tiver um mínimo desleixo na hora de fazer a limpeza, as consequências podem ser fatais.

Veneno para formiga

Iscas

É um veneno para formiga que segue a mesma lógica do gel, tenta atrair os insetos e aplicar o “beijo da morte”. A diferença é que um trata-se de líquido pastoso e o outro é uma palca de plástico, várias placas de plástico, colocada no local onde há a maior concentração de formigas ou nas rotas que mais costumam utilizar.

Marcas

Vamos listar algumas marcas populares de veneno para formigas, uma de cada tipo apresentado.

TERRO Ant Killer Liquid Ant Baits

Comercializa o tipo de veneno para formiga que se enquadra no último tipo informado: o de isca.

É uma das mais vendidas na Amazon e com uma das melhores avaliações.

Citromax

É um dos sprays de veneno para formiga que goza de boa popularidade e que apresenta alta ação de choque, conforme estudo publicado pela Universidade Federal de Santa Maria.

Straik

Marca da Dexter Latina. Garante o fim da infestação em até 72 horas e cada seringa contêm 10 gramas de gel venenoso.

Fipromix

Formato em pó. Recomenda o uso de 50 gramas da substância por metro quadrado com auxílio de uma polvilhadeira. Pode ser usado para controle de formigas, carrapatos, cupins e pulgas.

Considerações finais

Apresentamos os tipos existentes de veneno para formiga, os cuidados necessários para o manuseio de cada um e listamos algumas das marcas mais populares do segmento.

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

/* ]]> */