Casamento

A moda do vestido de noiva jeans: saiba tudo aqui

Sabemos que a cor mais comum para vestidos de noiva é branco, o que pode fazer a ideia de um vestido de noiva jeans parecer estranha para algumas pessoas. Mas você sabia que nem sempre foi assim? O costume de se casar de branco é relativamente novo, portanto, por que não inovar ainda de outras formas?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Saiba mais sobre o costume dos vestidos de noiva e porque essa nova moda pode ao mesmo tempo ser atual e ter raízes ainda mais tradicionais que o branco!

Uma breve história dos vestidos de noiva

Vestido de noiva jeans pode até ser considerado uma novidade, mas do ponto de vista histórico, o uso da cor branca em casamentos pode ser considerado quase tão novo quanto o jeans.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Embora haja registros de vestidos brancos desde o século XV, eles não eram uma regra e sim exceção até meados do século XIX.

Durante muito tempo o vestido de noiva era apenas um símbolo de status. Teoricamente, quanto mais opulento fosse o vestido, maior seria o prestígio da família da noiva.

Vestidos de noiva, aliás, não eram exatamente “de noiva” e por isso mesmo as cores tendiam a variar bastante. O vestido escolhido para o casamento costumava ser apenas a melhor vestimenta do guarda-roupa da moça que iria se casar. Isso incluía toda uma gama de cores, incluindo o preto. Vestidos escuros, aliás, eram muito populares. Principalmente porque podiam ser usados muitas vezes e eram mais fáceis de esconder pequenas imperfeições, como manchas do dia a dia.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O azul também era uma cor muito popular, já que representava pureza, fragilidade e tem uma ligação direta com o cristianismo e a Virgem Maria. O que quer dizer que, se existissem então, os vestido de noiva jeans também poderiam ser bem populares antigamente.

A única cor que era evitada era verde. Na época, a crença popular ditava que tonalidades mais puxadas para o esverdeado traziam má sorte no matrimônio.

A real popularização dos vestidos brancos só aconteceu depois da ascensão da Rainha Vitória da Inglaterra ao trono. O período Vitoriano teve início em 1837 e recebe este nome devido à monarca britânica citada anteriormente, que foi a última representante da casa de Hanover a liderar os ingleses.

Vitória se casou com o primo, Príncipe Albert, em 1840. Na ocasião, usou um suntuoso vestido branco com detalhes florais bordados em outras cores. Daí em diante, o branco passou inspirar diversas outras noivas e se tornou moda mesmo entre mulheres que não eram membro da realeza. Porém, a moda não era para qualquer uma. O branco era uma cor muito difícil de se fabricar e preservar. O que quer dizer que apenas mulheres muito ricas podiam pagar por um vestido dessa cor.  

Ainda assim, o branco tomou o lugar do azul como símbolo de pureza. Por não ser muito prático de se usar a cor em outras ocasiões, o vestido de noiva também passou a se tornar uma peça única e fabricada apenas para a ocasião do casamento. Portanto, ele já não precisava obedecer os preceitos de vestido comum ao dia-a-dia e pôde se tornar uma espécie de artigo de luxo. Eram moldados ao estilo de vestidos de baile europeus, como ainda seguem hoje, com uma identidade anacrônica, geralmente com características de alta-costura e para serem usados apenas na noite especial.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Isso mudou brevemente mais uma vez com a grande crise econômica que o mundo sofreu no final da década de 1920. Algumas mulheres então voltaram ao costume de apenas escolher o melhor vestido do guarda-roupa, mesmo que este fosse de cores mais escuras.

Apenas com a retomada econômica, o que aconteceu pouco depois da segunda guerra mundial, o costume de usar vestidos brancos luxuosos voltou com força total.

Há algum tempo as mulheres têm inovado principalmente nas cores. Mas os tecidos geralmente obedecem um padrão. São tecidos finos, ideais para alta-costura, geralmente contando com brocados e algum brilho. O vestido de noiva jeans chegou justamente para quebrar alguns paradigmas e se lançar como a inovação do momento no mundo dos casamentos.

Por que optar por um vestido de noiva jeans?

O jeans, ao contrário do vestido de noiva, tem suas raízes na classe operária. Enquanto a realeza e pessoas ricas usavam vestidos brancos e suntuosos para demonstrar status, imigrantes europeus chegavam aos Estados Unidos em busca de ouro. Foram eles que, na mesma época do período Vitoriano, criaram um tecido mais forte, ideal para os mineiros e operários. Os grandes responsáveis pela invenção do jeans foram Levi Strauss (fundador da marca de jeans Levi’s, que existe até hoje) e Jacob Davis.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A partir daí, o jeans se popularizou principalmente com a ajuda de filmes de faroeste — que basicamente retratavam a vida em cidades que tinham alguma relação com a mineração — da era muda.

Daí em diante, o jeans se tornou cada vez mais comum entre rockstars, hippies e se tornou uma peça essencial no guarda-roupas de qualquer um ao longo dos anos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Ele é, portanto, o tecido ideal para combinar toda a classe da realeza vitoriana com o estilo mais despojado que há mais de 100 anos liga gerações.

Além da inovação no tecido, um vestido de noiva jeans pode ainda trazer de volta a tradição pré-vitoriana de vestir azul em casamentos.

E apesar de termos uma ideia mais casual ou mesmo rústica do uso deste tecido, um vestido de noiva jeans pode ficar muito delicado com bordados e aplicações.

Para noivas mais discretas, que preferem não sair muito do tradicional, mas adorariam inovar de alguma forma, o vestido de noiva jeans pode ser uma mistura de tecidos.

#weddingdress #jeans #bridal #prewedding #bridalmakeup#bridebook#jeanswedding

A post shared by Petrus Bridal (@petrusbridal) on

É possível manter a estrutura e algo dos tecidos mais tradicionais, acrescentando ainda algumas partes discretas em jeans.  Para as mais ousadas, o vestido de noiva jeans pode ser inteiramente confeccionado do tecido.

O melhor de tudo é que sua escolha de vestido de noiva jeans pode ser muito versátil. O uso do tecido pode ser feito  em grande escala, contando com várias camadas, como em um vestido de noiva tradicional.

Ou ainda em vestidos mais modernos e curtos. O mais importante é ter a sua cara e fazer com que se sinta ainda mais linda neste dia tão especial!

just relax baby it's weekend 🛀🛀🛀. . 📸 @dnaphotovideo

A post shared by by Realita Rahajeng (@byrealitarahajeng) on

E você, já decidiu se ficará no branco tradicional ou se vai inovar como um vestido de noiva jeans?

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */