Moda Looks

Vestido Estampado: confira dicas para usar – e arrasar!

Pouco importa a estação do ano; vestido estampado nunca sai de moda. Mas algumas mulheres não usam estampas porque não sabem como. Se é o seu caso, hoje eu trago dicas e inspirações para você sair do básico liso e arrasar nas flores, padrões geométricos ou o que preferir.

A primeira dica é rever seus conceitos em relação ao medo de combinar as estampas com acessórios e até outras estampas. (Ok, mix de estampa pode ficar para quem tem mais prática no assunto, mas vai pensando…).

A moda permite praticamente tudo. Só precisamos adaptar as possibilidades ao nosso tipo de corpo, idade; encontrar boas modelagens, caimentos adequados e tecidos que nos favoreçam. O importante é sentir confiança em si mesma e no que está vestindo.

Então, nada de deixar de tirar o máximo proveito de vestidos estampados, que tanto valorizam a feminilidade, por causa de ideias como “nada serve para mim”, “estampa engorda”, “estampa é coisa de gente mais velha”, “estampa é para o verão”, etc.


Tudo é relativo, viu? Dependendo do modelo e do tecido, por exemplo, um vestidinho preto básico que tanto amamos pode até aumentar a silhueta.

Confira outras dicas:


• Quem tem coxas grossas pode investir nos vestidos estampados que cubram um pouco os joelhos. O truque vale também para as “meninas” que passaram dos 40 anos.

• Está acima do peso? Quer parecer mais alongada? Cuidado com a estampa do vestido. Tecidos com fundo claro e estampas grandes demais geralmente não funcionam, pois dão a impressão que a pessoa é maior.

Outro segredinho é deixar os tornozelos à mostra, já que eles são uma das partes mais finas do corpo.

• Quando a estampa é mais chamativa, pegue leve nos acessórios. Bolsas, cintos, sapatos, casacos, enfim, aposte nos lisos. Eles podem ser em um dos tons presentes no vestido.

• Principalmente quando não se tem prática ao combinar vestidos estampados com outros itens, o ideal é aproveitar aquele floral que está lá no armário, praticamente novo, e ir fazendo experimentos fashion com ele. Gastar e depois não usar, jamais!

Pois é, o vestido estampado do verão pode ser aproveitado no inverno. Basta acrescentar meias, botas e um casaco, e pronto! Está criado o look. E vale a dica anterior de manter os acessórios lisos, ok? Misture tendências de duas estações e atualize seu visual.

• Existem modelos de vestidos estampados básicos, simples, modernos, despojados, ousados, chiques, joviais, clássicos, etc. Como escolher? Saiba quem é você, qual a imagem ou mensagem que deseja passar.

A roupa que usamos transmite algo. Pense nisso e ficará mais fácil – e divertido – tomar decisões. É fundamental escolher as peças que combinem com seu estilo e personalidade, mas tome cuidado com os excessos na hora de montar as produções.

Menos é sempre mais, em especial quando os padrões dos desenhos já são ousados, chamativos, artísticos, interessantes. Vestidos estampados são ótimos para ganhar destaque na multidão, marcar presença. Mas que seja de forma positiva, entende?

• Cintos e vestidos estampados – os cintos ficam incríveis com as padronagens florais e têm tudo para serem aliados se soubermos escolher cor e largura, ajudando a definir a cintura e criar uma linha no corpo.

Você pode usar um cinto em uma das cores da estampa do vestido, por exemplo. Já o floral preto e branco é uma exceção à regra, pois funciona bem com muitos acessórios, e fica maravilhoso com um belo cinto vermelho.

Espero que as dicas de como usar vestido estampado possam ajudar você a ficar ainda mais bonita e feliz, do jeitinho que você é! E quem sabe daqui a algum tempo você possa começar a misturar as estampas, criando um mix único, mostrando que tem informação de moda e estilo.

Boa sorte e até a próxima…

Sobre o autor

Fatima