Looks Moda

Looks com vestidos curtos: veja dicas + 80 fotos para apostar na tendência

O vestido curto é uma peça ‘curinga’ que toda mulher tem no guarda-roupas! E, sabendo aliá-lo adequadamente em cada ocasião, ele veste muito bem, podendo compor desde um visual mais sofisticado até um mais básico.

E os modelitos também são super democráticos e versáteis, podendo ser usados a partir de decotes, alcinhas, frente única, mangas, opacos, brilhantes, mais soltinhos ou mais justos, retos ou rodados, entre outros cortes e recortes, que agradam a todos os gostos e estilos, além de caírem muito bem em todos os tipos de corpo.

E tem mais! Eles são grandes aliados para os dias mais quentes do ano, marcados por calor intenso no verão aqui no Brasil, que tem um clima tropical. Além de dar uma refrescada nesta época de temperaturas mais altas, o visual mais fresh é ideal para criar looks mais leves e soltos e colocar as pernas à mostra para pegar um bronze.

Com os vestidos curtos, isso não será nada difícil! Quer conferir dicas para usar as peças e sair linda para qualquer ocasiões, à noite ou durante o dia? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e veja dicas e fotos de looks com vestido curto para se inspirar e montar o seu!

Veja também:

Vestido curto casual (para o dia a dia)

Para usar o vestido curto no cotidiano, em ocasiões em que não se exige tanta sofisticação, geralmente possuem comprimento acima do joelho e variam bastante nos tipos de tecido. Os modelos são o meio termo entre o básico e o social.

Você pode apostar desde vestidos jeans, de renda, malha, com ou sem estampa, entre outros. Nos pés, tênis, rasteirinhas ou sandálias, especialmente em tons neutros, podem dar o ar mais clean ou fresh nos looks para o dia. Confira algumas fotos de looks com vestido curto casual para se inspirar!

Vestido curto social

Já pensou em ir de vestido curto para o trabalho? Sim, isso é possível! Mas com moderação, é claro, e dependendo também do dresscode da sua empresa. A primeira coisa que você deve estar atenta é para não exagerar no comprimento.

Então, anote aí: aposte em peças até quatro dedos acima dos joelhos. Para saber se está dentro dos conformes e não mostrar mais do que deve, uma dica é sentar-se em uma cadeira na frente do espelho para ver até o onde o vestido sobe.

Depois, basta escolher o modelito ideal para você, que combine com o seu corpo. Peças em alfaiataria e com cortes retos são ótimas opções para qualquer ambiente formal, pois eles não ressaltam curvas e transmitem seriedade, além de serem bastante confortáveis. Nos pés, sandálias de salto médio ou alto e sapatos com bico fino deixam o visual mais elegante, sem ficar vulgar.

Vestido curto para festa

Apesar de a maioria das pessoas associar os vestidos longos à ocasiões mais formais e festas, os vestidos curtos também podem ser ótimas opções para compor um visual para a noite, especialmente os com visual mais sofisticados.

Para isso, diferente dos vestidos para o dia, você pode abusar das aplicações em pedrarias, bordados, renda, transparências, cristais e paetês são boas pedidas para criar um visual moderno, elegante e, ao mesmo tempo, sexy usando vestidos curtos. Confira alguns exemplos de looks com vestido curto para festa para usar em cada ocasião:

Vestido curto para casamento

Os vestidos curtos para casamento devem ser pensados de acordo com o horário da cerimônia. Para o dia, os modelitos recomendados são aqueles mais fluidos, com cores vivas e alegres, além dos estampados, estão entre as opções para as convidadas.

Já para a noite, os vestidos curtos com renda, que estão super em alta, podem ser as melhores opções. Além disso, as versões com detalhes mais luxuosos, como pedrarias e brilho, também são bem-vindas.

Vestido curto para madrinhas

Os vestidos curtos para madrinhas de casamento estão super em alta! No entanto, as peças são mais indicadas para cerimônias durante o dia e/ou ao ar livre. No entanto, como em todos os casos anteriores, é preciso escolher vestidos mais sofisticados, com detalhes menos sexies, para não chamar mais atenção que a noiva.

Vestido curto para formatura

Como a cor e modelo do vestido não são definidos pela faculdade ou empresa contratada para realizar o evento, a formando pode ficar mais livre para escolher a peça que mais lhe agrada e atenda ao seu gosto. Mas é ideal seguir algumas dicas para não errar na escolha do modelito perfeito para esse dia tão especial, como dar preferência, por exemplo, peças que valorizem os pontos do seu corpo que mais gosta.

Modelos com cores mais escuras ajudam a disfarçar os quilinhos que estão sobrando daqui e dali. Além disso, vestidos curtos coloridos, por já serem mais chamativos, pedem decotes mais discretos. Evite também exagerar nos detalhes da peça e nos acessórios.

Vestidos em paetês e brilhos são elegantes e podem dar o ar de elegância que exige a cerimônia. Os cortes e recortes também são bem-vindos, com costas nuas, decotes, manga comprida, tomara que caia, um ombro só (o famoso “mula manca”), etc. Texturas, como rendas e tricô, são boas pedidas para esse tipo de evento.

Vestido curto para debutantes (festa de 15 anos)

Você deve estar pensando: “Mas festas de 15 anos combinam mais com vestidos longos!”. Sim, é verdade, mas somente até a valsa. Após a tão esperada dança, as debutantes podem usar vestidos curtos para ficarem mais leves, livres e soltas para curtir a festa com os amigos.Para isso, e para não fugir do visual mais elegante, basta apostar em peças tecidos mais nobres, como renda, brocado, cetim, tule e seda, além de modelos com franjas para dar mais movimento ao dançar, transparências estratégicas e bordado em paetê.

Evite vestidos curtos demais, decotes profundos e fendas exageradas para não deixar o visual muito vulgar para a ocasião. São bem-vindas aplicações em pedrarias, bordados, estampas e rendas. Nos pés, sandálias mais sofisticadas, com salto entre 8 e 12 centímetros, ajudam a realçar a postura e oferecem mais elegância ao visual, sem deixar de lado a vibe mais teen.

Vestido curto plus size (para gordinhas)

E quem disse que quem está acima do peso não pode usar vestidos curtos? Não só pode, como deve! E se você achava que os modelos são aqueles mais sem graça, está enganada. Peças justas, com brilho e que marcam são uma excelente aposta para quem quer arrasar no visual.

Vestidos com decotes em “V”, além de manga ¾ ou comprida, também ajudam a alongar a silhueta. Além disso, para quem quer disfarçar as coxas mais volumosas e o quadril largo, uma dica é investir em vestidos do tipo evasê.

Vestido curto para o inverno

Pensou que era impossível sair de vestido curtinho nos dias mais frios do ano? Nada disso! A peça pode ser usada sim no inverno e sem que você precise passar frio. Para isso, basta investir em modelos com mangas longas, com tecidos mais grossos, e combiná-los com meias, botas e encharpes.

Veja os 11 melhores modelos de vestido curto para usar

1 – Vestido curto de renda

A renda realça a sensualidade já presente no vestido curto. Quem usa vestido de renda curto pode passar uma imagem ainda mais sexy e charmosa, além de deixar o visual mais feminino. E a peça pode ser usada em todas as ocasiões, desde o dia a dia até festas mais sofisticadas, como casamentos e formaturas. O único cuidado em ocasiões mais formais é com o comprimento do vestido, que não pode ser muito curto para não deixar o visual vulgar, e também sem muitos recortes, como decotes exagerados, por exemplo.

No cotidiano, a dica é apostar em peças no estilo vintage, feminino e romântico, como modelos fluidos, ombros à mostra, forro da mesma cor, tons claros ou bem vibrantes com a cara do verão, babados na barra.

Outro modelito que pode ser uma ótima opção para dar um toque de conforto e leveza ao guipir, que é uma peça conhecida por seus pequenos relevos, e também na famosa renda francesa. Nos pés, uma sandália de salto baixo combina super bem! Acessórios mais delicados também podem complementar o look com sucesso.

Já para a noite, não tenha medo de aflorar o seu lado sexy com modelos mais justos ao corpo. Caso o evento seja mais formal, o ideal é investir em peças mas sofisticadas, como um elegante tubinho preto de renda renascença e forro nude, por exemplo. Peças estilo anos 50, levemente rodadas, mangas ¾ e cintura bem marcada também podem ser boas pedidas para criar o seu look com vestido curto de renda, especialmente para quem não gosta de peças muito rentes ao corpo.

Aproveitando o fato de que a renda é vazada, aposte também uma transparência estratégica na parte do busto, barra ou mangas. Para baladas ou festas mais despojadas, decotes sutis em “V”, recortes diferenciados e aplicações em pedrarias ajudam a dar um upgrade na produção do seu look com vestido de renda curto.

2 – Vestido curto jeans

O vestido jeans curto é uma ótima opção para compor looks para ocasiões mais casuais, como para usar no dia a dia, para sair com os amigos ou curtir uma balada, seja em dias mais quentes ou mais frios. Para o cotidiano, combine as peças com sapatilhas, sapatos baixos e sandálias rasteiras.

De acordo com especialistas no assunto, o ideal é evitar botas, tênis ou calçados com brilho, já que equilíbrio é a palavra-chave para conquistar um look básico e elegante ao mesmo tempo. Para festas, use um salto alto básico, evite brilhos, mas pode ficar à vontade para abusar de correias e aplicações em metal.

3 – Vestido curto rodado

Também conhecidos como skater dress, o vestido rodado curto é aquele mais justo na parte de cima e rodado a partir da altura da cintura. A peça pode ser usada a partir de diferentes modelos e combina praticamente com todos os formatos de corpo. O único cuidado a ser tomado deve ser no caso de mulheres com os seios muito grandes.

Aplicações em pedrarias, renda, paetês, e recortes variados, como costas nuas e decotes em “V”, são modelitos que cai super bem nesse tipo de vestido. Combine as peças com botas, sapatilhas, tênis, sandalinhas, sapatos baixos, entre outros.

4 – Vestido curto de malha

Ele é leve, confortável, moderno e lindo! O vestido curto de malha pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite, nas mais diferentes ocasiões, como eventos mais formais ou descontraídos. As peças mais indicadas para o dia são malhas mais fluidas, combinadas com sapatilhas, para deixar o visual mais leve.

Já para os dias mais frios ou à noite, você pode apostar em vestidos de malha curto combinados com meias-calças e casacos mais pesados, além de jaquetas jeans. Acessórios em prata e dourado, além de pedrarias e peças no estilo vintage, também são ótimas pedidas para valorizar o visual e garantir mais brilho e sofisticação.

E fique de olho no que combina com você e com o seu corpo! Baixinhas ou mulheres acima do peso devem optar por vestidos de malha curtos acima dos joelhos e evitar modelos midi, que dão a sensação de cortar a pessoa ao meio, deixando a impressão de que ela é ainda menor. Decotes em “V” alongam a silhueta e valorizam o colo, uma ótima opção para esse grupo de vaidosas.

Para quem tem os braços gordinhos, optar por peças com manga ¾ ajuda a disfarçar o excesso de gordurinhas nessas regiões, além dos mais soltinhos. Combine esses últimos com um cinto fininho na cintura para valorizar melhor o look.

Vestidos de malha curtos com alças também são ótimas opções, mas devem ser evitados por quem tem ombros muito largos. Mulheres mais altas e mais magras podem investir em decotes tomara que caia ou canoa, ao contrário das gordinhas e baixinhas, já que estes recortes costumam achatar a silhueta.

5 – Vestido curto de crochê

Já os vestidos curtos de crochê podem ser usados tanto durante o dia quanto à noite, dependendo da ocasião que você for, independente se for para ambientes mais formais, como trabalho, ou para ir à baladas.

Algumas dicas para apostar nesse tipo de peça é escolher modelitos com forro, preferencialmente, e combiná-las com blazers e sapatos de salto, no caso de quem vai a eventos mais formais ou festas à noite, garantindo um look mais sério e, ao mesmo tempo, mais jovial e leve.

Além disso, como o crochê tem ar artesanal, também pode cair super bem com uma sandália mais chique ou um scarpin. Apostando em uma transparência característica, funciona muito bem à noite e dá para usar um body por baixo. Por se tratar de uma peça mais leve, o vestido curto de crochê é ideal para dias quentes e abafados e combina com todos os tipos de corpo.

6 – Vestido curto de manga curta

Esse modelito é ideal para os dias mais quentes e, também, para quem não quer deixar os ombros totalmente à mostra com alcinhas, principalmente no caso de quem tem essa região mais larga. Esse tipo de vestido curto pode ser usado no dia a dia e, ainda, para ir à ocasiões mais formais, como ao trabalho, por exemplo, dependendo do tipo de tecido e comprimento da peça, que não deve ser exageradamente curta. Combinar o vestido com sapatos ou sandálias de salto e acessórios menos chamativos pode ser uma ótima ideia para deixar o visual mais sofisticado e, ao mesmo tempo, mais moderno.

7 – Vestido curto estampado/florido

Vestidos curtos estampados ou floridos devem ser escolhidos a partir de cores mais alegres e tecidos mais leves, que dão um ar mais fresh ao look. Além das tradicionais flores dos modelos floridos, na categoria dos estampados, é possível também apostar em estampas étnicas, como é o caso das africanas, valorizando a nossa ancestralidade.

Além delas, aquelas em tons de verde e azul também são tendência, especialmente com transparência e tecidos mais leves. No quesito modelagem, o tubinho curto também promete arrancar suspiros quando trabalhados com estampas. Bem justo ao corpo, valoriza a silhueta feminina e é um modelo bastante versátil.

Isso porque, dependendo dos acessórios que você escolher usar, como o sapato e a maquiagem, ele pode se tornar uma ótima opção de look noturno, tanto para ocasiões casuais ou formais quanto para ir à baladas.

8 – Vestido curto sereia

O vestido modelo sereia, curto ou longo, é uma peça que esbanja charme e sensualidade. A versão mais curtinha, ou seja, acima dos joelhos, é perfeita para eventos diurnos, como um casamento na praia, por exemplo. Os modelos mais bonitos são ajustados até um pouco abaixo do quadril, com uma abertura até a altura do joelho ou até mesmo no meio da coxa, como se fosse um babado.

Jovem e moderno, o vestido curto sereia fica muito bonito com uma sandália de salto alto. Já para quem quer um modelito um pouco mais comprido, o midi pode ser a melhor opção para quem quer montar um look para ir a eventos formais, além de festas noturnas.

9 – Vestido curto na frente e longo atrás

Também conhecidos como mullets, esses modelos de vestidos curtos na frente e longos atrás também estão super em alta. Antes, as peças, por serem muito atraentes, eram usadas apenas por celebridades, mas acabou tomando as vitrines e o street style das vaidosas de plantão, especialmente no verão.

Como já é de se imaginar, esse modelito é ideal para quem prefere a sofisticação de um vestido longo, mas também não abre mão do ar mais fresh do vestido curto. Para festas e ocasiões mais formais, aposte em aplicações em bordados e brilhos. Os melhores tecidos são aqueles mais fluidos, ou seja, mais soltinhos, para conferir mais leveza ao visual.

Mas é bom tomar cuidado com exageros para não estragar a sensualidade do vestido curto na frente e longo atrás. Evite peças muito curtas na frente ou muito grudadas nos quadris podem deixar o seu look vulgar!

Quanto à questão dos comprimentos na parte de trás, as fashionistas mais ousadas podem usá-la maior, formando um tipo de cauda mesmo. Já para quem não se sente preparada para compor um look mais ousado, a dica é escolher por vestidos que não possuem tanta diferença no comprimento entre a parte da frente e a de trás.

10 – Vestido curto listrado

O vestido curto listrado é bastante versátil e pode ser usado tanto para ocasiões durante o dia ou à noite. Para o dia e ocasiões mais informais, você pode combinar a peça com tênis ou sandálias mais discretas, como é o caso do modelo nudist. Acessórios mais descontraídos e uma bolsa mais clarinha também podem dar o charme que o visual com listras pede. Além disso, uma terceira peça por cima do vestido, como um colete ou jaqueta, também pode harmonizar o look. Para a noite, aposte em acessórios mais poderosos e chamativos, uma bolsa mais escura e um belo par de salto alto também podem deixar o visual listrado mais elegante, sexy e moderno.

11 – Vestido curto godê

O vestido curto godê também é uma tendência! Para as mulheres mais baixinhas ou gordinhas que quiserem apostar na peça, a dica é buscar por modelos que não encurtem a altura e, ao contrário, alonguem a silhueta.

Para isso, o ideal é criar um contraponto para o volume da saia, marcando a cintura com uma versão do vestido em que a parte de cima seja mais “seca”, ou seja, sem babados e mangas muito elaboradas, especialmente no caso de quem tem as coxas mais grossas. Nos pés, sandálias e sapatos abertos, como scarpins, também ajudam a criar esse efeito alongador.

Os vestidos curtos godês podem ser usados para todas as ocasiões, seja durante o dia ou à noite. Para o dia, a dica é investir em peças com modelagens com saias mais frisadas e mais apertadas na cintura. A cor também pode fazer toda a diferença, sendo que tons mais claros podem deixar ajudar a deixar o look mais leve.

Para a noite, vale a pena apostar em versões com saias menos frisadas e com cores mais propícias para esse tipo de ocasião. Aplicações com brilho ou acessórios mais chamativos são uma boa pedida neste caso.

Em quais cores apostar?

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores modelos de vestidos curtos para apostar em cada ocasião, horário e tipos de corpo, chegou a hora de saber quais são as cores ditadas pelos fashionistas para compor looks com vestidos curtos. Vamos lá? Anote aí!

Vestido curto preto

O pretinho básico combina com tudo! Para usar o seu vestido curto preto que está no guarda-roupas você combinar a peça de diversas formas. Afinal, o modelo pode ser o seu companheiro por diversas temporadas, para ocasiões durante o dia ou à noite.

Aposte em jaquetas e acessórios mais simples para criar looks para o cotidiano e sapatos ou sandálias de salto alto e muito brilho para a noite. Confira algumas das opções para se inspirar!

Vestido curto branco

Da mesma forma que o preto, o branco também é perfeito para criar looks de todos os gostos e estilos, por ser uma cor que combina com quase tudo. Confira algumas fotos para se inspirar!

Vestido curto vermelho/vinho

Já o vestido curto vermelho ou vinho é capaz de criar looks super sensuais e poderosos! No entanto, vale um pouco de atenção em relação à maquiagem, cabelo, acessórios e sapatos, já que a peça já é chamativa por si só e, portanto, no caso de exageros, pode deixar o visual vulgar.

Vestido curto azul royal

A cor azul royal é tendência em 2018 e promete dar o que falar também nas próximas temporadas! Ela combina com todos os tons de pele e pode ser combinada com acessórios dourados e em prata para deixar o visual super brilhoso glamouroso.

Vestido curto rosa

Para as mais discretas, um vestido curto rosa pode deixar o visual com ar mais delicado, romântico e feminino. Como a cor é menos chamativa, vale a pena investir em acessórios mais poderosos, trabalhados com pedrarias e muito brilho. Nos pés, sandálias ou sapatos em tonalidades nudes podem dar um upgrade na produção.

Vestido curto dourado

O vestido curto dourado é uma peça-chave para as mais ousadas! Para quem ama brilho, o vestido curto dourado pode ser a melhor aposta para ir a eventos mais formais, como festas, casamentos e formaturas, por exemplo. Para não deixar o visual muito chamativo, aposte em sapatos, sandálias e acessórios em cores mais neutras.

E aí? Gostou de saber mais sobre os looks com vestidos curtos? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que as suas amigas também se inspirem!

Até a próxima…

Sobre o autor

Raiane