Moda

Vestidos para formatura infantil: 10 fotos para inspirar essa festa tão alegre

Sabe quando você projeta uma imagem linda de sua filhinha ao ver vestidos para formatura infantil, trajada feito uma princesa e se portando como uma, de modo muito meigo, educado, centrado, exibindo refinamento de modos demonstrando de que foi bem educada, arrancando admiração de todos e lhe causando orgulho?

Esse sonho mais prejudica do que auxilia na hora de provar vestidos para formatura infantil. Esse comportamento esperado é raríssimo, depende de uma série de fatores que é difícil de reproduzir. Depende da personalidade da menina, depende do ambiente que ela cresce, depende do lugar em que será a formatura ou a festa, depende das relações sociais dela, depende de contexto social e cultural, pode depender até do clima.

Desencana dessa fábula. Não quer dizer que deva permitir o infanto se comportar como um selvagem, mas encare o fato de que a preocupação dele no momento não é fazer pose para a tia Cotinha ou arrebatar corações, ele só quer brincar. De que outro modo ela vai gastar toda a energia que tem dentro de si, tomando chá com ar senhorial? Claro que não!

Por isso na hora de considerar as opções de vestidos para formatura infantil os critérios que você deve adotar para não ter uma noite completamente oposta do seu sonho, uma criança chorona, escandalosa, emburrada, malcriada, ranhenta, descabelada, “a noiva do chucky”, devem ter como norte oferecer o máximo possível de conforto para a criança. Aliar elegância, charme, brilho, ternura a conforto, isso é essencial. Porque se a criança se sentir desconfortável, a chance de terminar a noite espumando é gigantesca mesmo que você ache o vestido perfeito.

A meta é o meio termo. O sonho não é possível, na maioria dos casos, e queremos evitar o pesadelo. Então se a primeira opção custar em termos de mobilidade, de conforto, opte pela segunda que garanta essa praticidade.

Tocamos bastante nesse ponto porque o grande erro das mães é projetar nos filho comportamentos, modos, gostos que talvez ainda não tenham condições de exibir. Quanto mais jovem, menos as chances. Na dúvida, trabalhe para que se sinta confortável.

Vamos colocar a seguir o que deve ficar atenta na hora de avaliar os vestidos para formatura infantil. Como questão estética é subjetiva, apresentaremos, em imagens, alguns exemplos de vestidos para formatura infantil para que possa se inspirar e ter como referencia. Confira a galeria de imagens no final do texto.

Agora confira as nossas dicas.

Flexibilidade

Chegou na loja para provar vestidos para formatura infantil, faça a criança se movimentar o máximo possível com as roupas. Só por essa recomendação fica entendido que é imprescindível levar a criança junto para escolher o vestido, certo? Se não levar, você realmente gosta de viver perigosamente, de jogar na loteria ou dá all in na primeira rodada de jogo de Poker.

O detalhe de fazer o infanto se mover bastante estando com a roupa é para conferir se enfrentará problemas de mobilidade. Não há nada mais detestável para uma criança que quer brincar com os amigos a dificuldade para se mover, se sentir dentro de uma camisa de força. Adultos podem tolerar isso em prol de uma exibição de impacto, mas como dito lá em cima, os pequenos não estão nem aí com isso, simplesmente não vêm sentido se isso atrapalha as brincadeiras.

Um adulto miniaturizado ou uma criança?

Outro aspecto que deve observar ao se vê diante das opções de vestidos para formatura infantil é se a sua filha não irá ficar com a aparência adulta em tamanho mirim.

Sabe quando você está passando na rua e vê uma criança com trajes que você já viu em um adulto, mas em versão reduzida, que tenta explorar alguns aspectos presentes nos maiores, mas que a criança, ainda por ser jovem, não tem condições de apresentar? Como uma menina vestindo um short curtíssimo ou com decote sem ter nada, coitada, para preenchê-lo como manda o figurino?

Talvez a melhor ilustração seja que a criança parece vestir uma fantasia de adulto, um cosplay de adulto. Não fica legal, fica estranho. Tira muito da personalidade da criança. Você tem que considerar a idade dela, não tentar extirpar de sua identidade os elementos infantis próprios da idade que apresenta.

Vai somando: Beleza (critério pessoal), conforto e elementos infantis (respeitar a idade).

O local do evento

Ajuíze na hora de considerar os fatores de escolha dos vestidos para formatura infantil o tipo de local e duração da festa do evento.

Se for realizado em local aberto, é de se considerar que essas crianças terão espaço para correr ou o vão fazer em algum momento, estarão mais sujeitas a variações de climas, de contato com elementos diversificados e potencialmente danosos ao vestuário, água, grama, terra etc, então é besteira escolher um vestido muito sofisticado, repleto de detalhes, mais pesados e quentes, invista em modelos mais simples.

A lógica inversa se aplica se for um local fechado, como um salão de festa.

Uma dica de ouro se tua cria for uma peste, o Denis pimentinha encarnado: leve uma segunda roupa para ficar de reserva. Isso pode evitar alguns transtornos.

Seja uma democrata

A criança ainda não tem maturidade e instrução suficiente para decidir bem por si mesma, daí necessita da tutela dos pais até certa idade, mas sua opinião não pode ser simplesmente descartada, porque se ela se sentir ridícula, humilhada, com certeza não será um exemplo de criança feliz e satisfeita, com certeza não renderá boas fotos e lembranças apreciáveis.

Ao analisar os vestidos para formatura infantil tente conciliar as preferências, chegar a um consenso, estabelecer os limites do que é ou não aceitável e ficar disposta a fazer concessões desde que o que considere essencial seja garantido.

Considerações finais

Ao escolher vestidos para formatura infantil tenha sempre em vista que deve aliar os gostos estéticos ao conforto da criança para que ela não se sinta desconfortável ao se mover, pois isso ocorrendo afetará muito o seu humor e a prejudicará no que mais quer fazer em sua idade, brincar, não desfilar em uma passarela.

Os principais critérios a serem adotados na escolha dos vestidos para formatura infantil são:

  • Flexibilidade;
  • Respeitar a idade da criança (preservação de elementos infantis);
  • O local do evento;
  • Permitir que a criança tenha algum poder de decisão.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de moda.

Galeria de imagens

 

 

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.