Turismo

Viagem para Portugal: confira dicas de roteiro completo

Ao montar um roteiro de viagem, é preciso considerar quantos dias vamos passar no lugar, a época do ano, o gosto pessoal etc. Entretanto, alguns programas são considerados imperdíveis para a maioria.

Veja hoje o que não perder em viagem para Portugal, com dicas de roteiro completo para cerca de 13 dias, chegando por Lisboa e saindo do país pelo Porto.

1º. Dia – Lisboa e regiões circunvizinhas

Descubra as principais atrações de Lisboa, incluindo os bairros de Alfama e Chiado, além dos pontos turísticos mais procurados: Nossa Senhora do Monte e Castelo de São Jorge. Saindo da capital portuguesa, a dica é visitar Sintra, Cascais e a Costa de Estoril.

Existem excursões com grupos pequenos que oferecem 3 noites/4 dias só em Lisboa e redondezas, com guias especializados e tempo para explorar os trajetos no seu ritmo.

Você pode bater perna pela cidade, com direito a passeio de balsa pelo Rio Tejo, conferir a beleza de Lisboa iluminada apreciando tapas e licores portugueses em restaurantes ao som do fado.

Grande parte dos voos diretos do Brasil para Portugal chega à Lisboa ou Porto.

Na capital, o ideal é reservar pelo menos 2 dias para conhecer a cidade e mais 2 para os arredores. Caso você decida ter a capital como base para dormir, jantar e aproveitar a noite, o total mínimo de 5 dias para Lisboa é uma ideia interessante.

6º. Dia – Óbidos, Fátima e Coimbra

Seguindo rumo ao norte, é bom sair cedinho em direção a Óbidos, depois Fátima e, no final do dia, Coimbra. Durma em Coimbra e reserve o dia seguinte para conhecê-la, passar mais uma noite lá e prosseguir a viagem por Portugal.

A principal atração de Óbidos é um castelo, uma construção do século XIII, que serve de pousada atualmente e é uma das sete maravilhas de Portugal. A entrada da cidadela também chama atenção, uma vez é preciso passar pela “Porta da Vila” para entrar nas muralhas.

Em Fátima, um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, você não pode perder o santuário que começou como uma pequena capela em 1917. Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o lugar todos os anos para pagar promessa ou por curiosidade mesmo. A Capela das Aparições é o ponto alto da visita e das demonstrações de fé.

A cidade histórica de Coimbra é outro destino imperdível, pois a passagem por esta que foi capital de Portugal (chamada de “Cidade dos Estudantes”) inclui admirar a arquitetura da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa, e parte do Patrimônio Mundial, segundo classificação da UNESCO.

8º. Dia – Douro (Peso de Régua ou Pinhão)

Douro é uma região pertinho de Porto, a única no mundo todo com permissão e certificação para produzir o famoso vinho do Porto. Aproveite sua passagem por lá para apreciar lindas paisagens, degustar vinhos, saborear boa comida e, claro, descansar um pouquinho.

O recomendado é ficar pelo menos um dia em Pinhão ou Peso de Régua para conseguir percorrer as vinícolas e os restaurantes locais.

• 9º. Dia – Guimarães e Braga

O indicado é passar no mínimo um dia em cada cidade porque ambas possuem muita história e pontos importantes para visitar. Em Guimarães, além do castelo onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, vale a pena ir ao primeiro o centro histórico da cidade.

Uma voltinha pelas ruas é, por si só uma ótima razão para conhecer a localidade. E conferir a Praça do Toural, uma das maiores do lugar, e a Torre da Alfândega, que traz o lema “Aqui nasceu Portugal”.

Chegando à Braga, visite seu centro histórico e conheça a Catedral da Sé e o Tesouro da Sé, onde poderá observar a cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil. História pura!

• 11º. Dia – Porto

Enfim, chegamos ao Porto, outra cidade que merece pelo menos dois dias para ser explorada. A dica para o primeiro dia é seguir pela Av. dos Aliados, passar pela Ribeira, Vila Nova de Gaia e, ainda, pelas Caves do Vinho do Porto.

No segundo dia, vá aos Jardins do Palácio de Cristal e à Baixa do Porto. E mais: aproveite o pátio em frente à Catedral da Sé para ter uma vista panorâmica da parte antiga do Porto.

Espero que com estas dicas de roteiro completo de viagem para Portugal seus dias sejam ainda mais proveitosos!

Boa viagem e até breve…

Sobre o autor

Fatima