Recomendados para você
Beleza Cabelos Pele

Veja os benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele

Cuidar da saúde e da beleza do corpo faz parte da rotina de grande parte das pessoas. Quem não gosta de ver sentir os cabelos macios e limpos ou uma pele sedosa?

Existe uma infinidade de cosméticos indicados para os mais diversos tipos de cabelos e pele, muito utilizados nos tratamentos e cuidados diários com o corpo. Porém, nem sempre é possível investir um determinado valor nesses produtos, o que leva a uma busca por alternativas naturais e que não pesem tanto no bolso.

Dos produtos que se tem em casa e que podem ser utilizados como cosméticos, o vinagre de maçã é um dos mais versáteis e úteis. Além de possuir uma composição nutricional muito rica e boa para o organismo, o vinagre de maçã pode ser usado de diversas maneiras como produto de beleza para cabelos e pele.

O vinagre de maçã

vinagre-de-maca-para-dar-brilho-e-macies-ao-cabelo

Ainda que o uso mais frequente desse produto seja no setor culinário e gastronômico, a composição nutritiva do vinagre de maçã também é uma excelente aliada de quem quer manter pele e cabelos bonitos e saudáveis.

Formado majoritariamente pelo ácido acético, componente principal de todos os vinagres, ácido fólico e vitamina B12 também são partes essenciais da composição do vinagre de maçã por combaterem a anemia e melhorarem as funções cerebrais, respectivamente.

Antioxidantes e pectina são outras substâncias presentes no vinagre de maçã, responsáveis por fazer dele um produto tão rico em nutrientes e benéfico para quem o ingere.

Mas não se colhe benefícios somente da ingestão do vinagre de maçã. Utilizá-lo de forma tópica, como componente de receitas cosméticas caseiras, garante a manutenção da sua beleza natural.

Vinagre de maçã nos cuidados com os cabelos

373640size1260

Graças à sua acidez inerente, o vinagre de maçã se aproxima muito do pH original da pele e cabelos humanos, o que o torna um excelente cosmético natural para utilização caseira.

Cabelos ressecados

Seus cabelos estão dando sinais de ressecamento e quebra? Isso acontece graças às cutículas muito abertas dos fios, que os deixam com muito volume, secos e com pH alcalino.

O vinagre de maçã é um excelente candidato a solucionar o problema e devolver a exuberância aos seus cabelos. Com a ação de seu pH ácido, ele fecha as cutículas e acaba com o ressecamento e fios quebradiços.

Para colocar em prática a ação do vinagre de maçã, basta lavar seus cabelos como de costume, misturando uma colher sopa de vinagre de maçã ao condicionador que será aplicado nos fios. Deixe agir por três minutos e enxágue bem.

Fios sem brilho

Quer fios mais brilhantes e macios? Deixe com o vinagre de maçã. Com mais de 93 nutrientes em sua composição, juntamente com o ácido acético, seus cabelos ficarão ainda mais brilhantes e sedosos após adicionar o uso do vinagre de maçã à sua rotina de beleza.

Misture uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água. Após lavar e condicionar seus cabelos normalmente, aplique a mistura nos fios ainda molhados com as mãos ou com um borrifador. Retire o excesso de água, mas não enxágue, deixando secar de maneira natural.

Couro cabeludo mais saudável

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 32% da população do país apresenta caspa no couro cabeludo. Com o vinagre de maçã, você poderá dizer adeus aos produtos caros que dizem combater essa dermatite tão incômoda.

O cosmético natural possui substâncias antifúngicas em sua composição. Por isso, quando aplicado no couro cabeludo, diminui consideravelmente a descamação da pele.

Aqui, o vinagre funcionará como um procedimento pré-lavagem. Para a aplicação, misture partes iguais de água e vinagre e massageie bem, em movimentos circulares, a mistura no couro cabeludo ou até que você o sinta mais limpo. Depois de enxaguar, lave os fios normalmente.

Se seu couro cabeludo também tende a ser mais oleoso do que o normal, o vinagre de maçã pode ajudar. Ao misturar uma colher de sopa do produto ao seu shampoo convencional, o pH da região será controlado, assim como a oleosidade excessiva.

Diminuição da queda

Se seus fios estão caindo demais, o uso do vinagre de maçã juntamente aos seus cosméticos convencionais para cabelos pode ajudar a diminuir a quantidade de fios que se desprendem da cabeça.

Utilizando um algodão ou gaze, aplique o vinagre de maçã na raiz dos cabelos e no couro cabeludo. É preciso deixar o produto agir por dez minutos antes de iniciar a lavagem.

Cuidando da sua pele com o vinagre de maçã

vinagre-maca-pele

Você não precisa de cremes caros e com rótulos em outro idioma para manter a sua pele sempre hidratada, saudável e bonita. Com a ajuda do vinagre de maçã, diversos problemas dermatológicos podem ser amenizados e solucionados.

Pele oleosa e com acne

As espinhas são o terror de quem preza por uma pele lisinha e macia, escolhendo sempre as piores horas para aparecer. Se você tem pele oleosa, as chances de sofrer com a acne são ainda maiores.

Mas aplicar vinagre de maçã diretamente no rosto pode amenizar o surgimento de novos cravos e espinhas, além de reduzir a produção de óleo nos poros, tudo isso graças à acidez presente no produto.

Para o procedimento, misture duas colheres de sopa do vinagre a uma xícara de água. Duas vezes ao dia, aplique em todo o rosto com a ajuda de um algodão ou gaze, lavando-o depois com sabonete neutro. O uso de hidrantes e protetores solares após a aplicação é recomendado.

Ferimentos, pele ressecada e coceiras

Se a sua pele está com aparência de cansada, com ferimentos ou alergias, o vinagre de maçã pode ser um complemento para tratá-la. Com ação bactericida, quando aplicado sobre a pele afetada, o vinagre de maçã auxilia no processo de restauração do pH original da região, aliviando a coceira e o incômodo causado pelos ferimentos.

No caso de ressecamento ou descamação leve da pele, misture vinagre de maçã ao hidratante de sua preferência, ambos na mesma proporção, e aplique na região afetada todos os dias.

Agente clareador

O vinagre de maçã pode ser utilizado para melhorar o aspecto de manchas na pele, além de ajudar a clarear as manchas escuras que costumam aparecer nas axilas.

Para clarear manchas na pele, você precisará mergulhar meia cebola em uma xícara com vinagre de maçã. Após deixar de molho por dez minutos, pegue a cebola e esfregue sobre a pele manchada. Deixe agir por dez minutos e enxágue.

Para as axilas, basta aplicar o vinagre diretamente na região com a ajuda de um pedaço de algodão. A substância também tem propriedades desodorantes, o que diminui os odores da transpiração.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */