Infográficos Remédios Saúde

Violeta Genciana: 18 maneiras de utilizar

Violeta genciana

Violeta Genciana, Violeta de Metila 10 B, também conhecida como Andergon, Violeta de Anilinina, quimicamente tem o nome de Cloreto de Pararosanilina, é a substância extraída da planta de mesmo nome.

O agente tem ação antisséptica, sendo também antifúngico. Além disso, serve como coloração. É uma substância multiusos. São muitas funções que podem ser atribuídas ao produto, então a gente preparou uma lista com algumas delas!

Formas de usar a Violeta Genciana

Violeta Genciana: indicações de uso [Infográfico]

Violeta Genciana: indicações de uso [Infográfico]

Tratamento de Queimaduras

O composto químico é utilizado por hospitais no tratamento de queimaduras.

Tratamento na Pele e Gengivas

Feridas na pele e gengivas podem ser tratadas com uma solução diluída em água, ela serve para o cuidado ou prevenção de micoses, aftas e inflamações. O medicamento pode ser aplicado em lesões 2 ou 3 vezes ao dia com duração de 3 dias.

Outras Doenças

A recuperação de pessoas com gota, reumatismo ou artrite pode ser auxiliada pelo uso do remédio natural. E não acaba por aí!

Cólicas Intestinais

A planta interfere nas cólicas intestinais.

Pressão Arterial

Ajuda em situações de pressão arterial desregulada.

Sistema Nervoso

Complicações no sistema nervoso central podem ter o auxílio do medicamento para reversão do quadro clínico.

Sistema Imunológico

Em caso de baixa imunidade.

Hipotireoidismo

É um estimulante da glândula da tireoide em quadro de hipotireoidismo.

Diurese

Também age como diurético.

Depurador de sangue

Se você quer purificar seu sangue, pode contar com o auxílio do extrato.

Anemia

Pessoas com anemia tendem a perder o apetite, a violeta serve como tônico estomacal, ou seja, abre o apetite.

Veja também – Anemia: Conheça as causas, sintomas e tratamentos

Saúde da Mulher

Para as mulheres, ajuda com cólicas menstruais e infecções nos mamilos durante o período de amamentação. No entanto, é preciso cuidado ao utilizá-la durante se estiver amamentando, pois o uso excessivo pode causar úlceras.

Matização de Cabelos

O processo de matizar o cabelo ajuda na manutenção da cor de fios tingidos e na hora de encontrar o tom certo para pintar.

Algumas dicas importantes:

  •  Antes de utilizar o produto, deixe o frasco aberto por 24 horas para que o álcool, presente nele, evapore. Assim, seu cabelo não vai ficar tão ressacado no fim da aplicação.
  •  A violeta genciana não tem efeito clareador, ou seja, não serve para descoloração e sim para neutralização do amarelo, caso você queira ficar loira.
  •  Ficar ligada (o) no tempo de aplicação é necessário, porque seu cabelo pode ficar roxo! Mas nada que um shampoo antirresíduos não remova.
  • Cuidado, pois o produto puro mancha! Use luvas e se um acidente acontecer, tente removê-lo com um algodão com acetona.
  •  Não misture o líquido com tintas.
  • 10 gotas para 350 ml de Shampoo.
  •  10 gotas para 350 ml de Condicionador.

Hidratação Capilar

Para o tratamento de hidratação, siga a proporção de 3 colheres de máscara capilar para 2 gotas de violeta. Antes de começar, coloque luvas! E então:

  •  Com os cabelos úmidos, aplique a mistura.
  • Deixe agir por, no mínimo, 2 minutos.
  • Enxague até que o creme todo saia.

Curiosidades

Rações de Aves

No Brasil, a violeta genciana era encontrada em rações para aves até 2007, quando foi proibida pelo Ministério da Agricultura, através da Instrução Normativa N° 34, de 13 de setembro desse mesmo ano.

Cortes de Carne

Carimbos em cortes de carne em matadouros são feitos com essa pigmentação.

Cirurgias Plásticas

Cirurgiões plásticos costumam fazer demarcações na pele com a substância.

Escovação dos Dentes

São diversas as dicas caseiras presentes na internet. E como já deu para perceber, não faltam utilidades e dicas de como utilizar violeta genciana. Adicionando à lista de curiosidades sobre o produto, temos a combinação dele com óleo de coco para escovar os dentes. Mas antes de falar sobre essa combinação, temos algumas informações sobre o óleo de coco:

Ele tem ação bactericida, se utilizado na boca, pode eliminar o principal agente da cárie, o Streptococcus mutans Streptococcus mutans, uma espécie de bactéria.

No processo de escovação, pode reduzir infecções bacterianas e diminuir as placas. No entanto, essa ação deve ocorrer se ele for usado diariamente por 10 minutos.

Mas como aqui o assunto não é óleo de coco, vamos voltar a falar sobre o que importa! E com a mesma ressalva sobre o contato de mulheres grávidas ou em processo de lactação com o produto.

Para escovar os dentes, use meia colher de chá de óleo de coco e uma gota de violeta genciana. Depois, você escova os dentes por cerca de um minuto e enxague muito bem, até toda coloração roxa sair.

Atenção!
Medicamentos naturais podem ser muito úteis no tratamento de certos problemas. Contudo, é preciso ter consciência que o acompanhamento médico é indispensável em ocorrências graves. Apesar da eficiência da substância tanto como remédio, como tintura, não se pode comprovar cientificamente seu efeito em todas as condições.

Efeitos Colaterais da Violeta Genciana

Como todo o medicamento, nem sempre o efeito é o desejado. Portanto, ao perceber sinais como os citados a seguir, tome as devidas providências, inclusive, se for um caso, consulte um médico ou especialista.

Coceira

É recomendável que lave a região com água assim que perceber qualquer sinal de coceira.

Irritação na Pele

Pessoas sensíveis ou que tenham alguma alergia à substância podem ter esse tipo de reação.

Úlcera na Pele

Há o risco de aparecimento de úlceras.

Tingimento da Pele

Violeta Genciana é um líquido extraído de uma planta e esse líquido mancha. Então, há o risco do tingimento da pele. Se ocorrer, a remoção pode ser feita com acetona. Porém, no caso da pele já estar com ferimentos, pode haver a pigmentação permanente da mesma.

Contraindicações da Violeta Genciana

Lesões Ulcerativas

Pessoas com lesões ulcerativas da face não podem utilizar o produto, pois é possível que manche a pele, levando à pigmentação permanente.

Gravidez de Risco

Não é recomendável que mulheres grávidas, que foram diagnosticadas com uma gravidez de risco, façam uso do líquido.

Mulheres em Fase de Lactação

Lactação é o período que a mulher, normalmente, logo após a gravidez, produz leite. Como já dito, o fármaco pode diminuir ou eliminar infecções causadas nos mamilos neste período. Porém o uso excessivo pode provocar problemas.

Hipersensibilidade

Antes de começar a utilizar a violeta genciana, verifique se não é sensível aos seus componentes.

Testou a violeta genciana e gostou do resultado? Conta pra gente e continue acompanhando nossas dicas. 😉

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */