Quem tem manchas na pele está sempre procurando novos produtos de clareamento que possam deixar a pele uniforme e livre de manchas escuras.
E é nessa onda, que o Vitacid Plus vem se destacando como um poderoso clareador, principalmente no que diz respeito a manchas ocasionadas por melasma.
Ficou curiosa? Então leia este post e saiba tudo sobre este medicamento!
O que é o Vitacid Plus?
O Vitacid Plus é um medicamento (não um cosmético) em forma de pomada, composto por ácido retinoico, hidroquinona e uma pequena dosagem de corticoide.
Por ser um medicamento, ele só deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento de um médico, já que seu uso inadequado pode ocasionar danos irreversíveis na pele.
Para quem este medicamento é indicado?
O Vitacid Plus é indicado para suavizar e até eliminar manchas de pele ocasionadas por melasmas e cloasmas de grau moderado a grave.
Melasmas e cloasmas são manchas escuras, geralmente de tom acastanhado que surgem na pele – sobretudo na região da testa, bochechas e queixo – decorrente de exposição solar excessiva e alterações hormonais.
Também é eficaz no tratamento de manchas escurecidas decorrentes de processos inflamatórios, como casos graves de acne infecciosa.
Além das manchas, o Vitacid Plus pode ser utilizado no tratamento de peles envelhecidas, oleosas e ásperas, graças ao ácido retinóico presente em sua fórmula.
Como o produto age na pele?
Como dissemos anteriormente, o Vitacid Plus é uma combinação de diversos compostos que agem de forma específica na pele.
O ácido retinóico provoca uma microesfoliação na pele, estimulando a produção de colágeno e aumentando a penetração de outros ativos. Além disso, ele promove a renovação celular, afinamento da epiderme, controle da oleosidade, redução dos poros, suavização das linhas finas e melhora da textura da pele.
Já hidroquinona contida no Vitacid Plus tem efeito clareador das manchas, enquanto o corticoide tem ação calmante, para diminuir efeitos dos outros dois ativos, ajudando na recuperação da pele.
Como usar o Vitacid Plus
O Vitacid Plus deve ser indicado e seu uso orientado por um dermatologista.
Mas de uma forma geral, ele deve ser utilizado sempre à noite, cerca de 30 minutos antes de deitar.
A aplicação começa com a higienização da pele, lavando-a suavemente com um sabonete facial neutro. Com o rosto seco, coloque uma quantidade pequena do produto na ponta dos dedos – o equivalente a um grão de feijão – e espalhe na pele, somente sobre as manchas, formando uma camada fina do produto.
Pela manhã, lave o rosto abundantemente com sabonete neutro e água corrente, a fim de remover totalmente o produto. Depois, aplique um protetor solar com FPS30, no mínimo, e evite exposição solar excessiva.
Possíveis efeitos colaterais
Em casos de pele muito sensível ou quando o produto é usado em doses ou frequência maior do que o necessário, é possível que a pele fique sensibilizada e apresente vermelhidão, irritação e descamação.
Por isso, a aplicação deve seguir exatamente o que foi prescrito pelo médico.
Além disso, o uso de Vitacid Plus e a exposição solar sem proteção pode ocasionar novas manchas e piorar a situação das já existentes, causando danos irreversíveis à pele.
Existem contraindicações?
Sim. O uso deste medicamento não é indicado em algumas condições:
- Menores de 18 anos;
- Pessoas que possuam alergia ou sensibilidade aos componentes da fórmula;
- Pessoas com pele muito sensível;
- Pessoas com tendência a ter telangiectasia;
- Gestantes e lactantes.
O Vitacid Plus é um grande aliado no combate às manchas, sobretudo as ocasionadas por melasmas. No entanto é um produto potente e que não pode ser utilizado sem acompanhamento médico, afinal tem concentrações mais altas de ácidos que um creme para uso cosmético, por exemplo, e pode causar sérios danos.
Portanto, se você sofre com manchas na pele e se interessou pelo produto, marque uma consulta com o seu dermatologista e discuta com ele a possibilidade de usar o Vitacid Plus.
Você já conhecia este produto? Conhece alguém que usou e teve bons resultados? Compartilhe!