Beleza Nutrição Pele

Vitaminas para pele: Conheça as 5 melhores

Vitaminas para a pele

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas, na manutenção da saúde e bom funcionamento do corpo.

E esses ganhos podem ser aproveitados também na beleza, visto que algumas vitaminas melhoram o aspecto da pele, deixando-a mais luminosa, saudável e radiante, além de ajudar na prevenção e combate de manchas, acnes e outros problemas dermatológicos.

Conheça neste post as 5 melhores vitaminas para pele, seus benefícios e como consumi-las. Confira!

1. Vitamina A

A vitamina A é muito conhecida como retinol quando usada para fins estéticos. É um poderoso rejuvenescedor da pele, já que estimula a sua renovação celular, reduzindo as rugas, marcas de expressão e flacidez da pele.

Está presente na composição de diversos cosméticos, principalmente em cremes anti-idade, seja em beta-caroteno – sua forma natural – ou retinol.

É essencial para todo tipo de pele, mas especialmente para peles mais maduras, cuja capacidade de renovação é mais lenta.

A melhor forma de aproveitar os benefícios da vitamina A para a pele é através de cosméticos de uso tópico ou pela ingestão de alimentos ricos neste nutriente, como batata doce, cenoura, folhas verde escuras, melão, alface, e damascos.

2. Vitamina B3

Apesar de ser pouco conhecida pela população e cosmetologistas, a niacinamida é uma das mais benéficas vitaminas para pele.

Também conhecida como vitamina B3, ela traz benefícios para todos os tipos de pele. Nas oleosas, é capaz de reduzir a oleosidade equilibrando a produção de sebo, enquanto nas peles secas atua aumentando a produção de ceramidas, hidratando e mantendo a umidade fisiológica.

Também tem um efeito clareador e iluminador, suavizando manchas e contribuindo para uma pele mais lisa e uniforme.

Pode ser consumida através de cosméticos de uso tópico, suplementos e alimentos fontes desse nutriente como o atum, frango, amendoim, lentilhas, semente de girassol, vegetais de folhas verdes e cogumelos.

3. Vitamina C

A vitamina C – também conhecida como ácido ascórbico – é considerada a vitamina para pele mais poderosa quando o assunto é envelhecimento.

Ela combate os radicais livres da pele, principais agentes responsáveis pelo envelhecimento precoce e promovem a renovação celular, conferindo luminosidade e vitalidade para a pele.

É uma vitamina essencial na produção de colágeno no organismo, proteína que dá sustentação, estrutura e firmeza à pele. Por isso é eficiente na remoção e prevenção de rugas e marcas de expressão, no combate a flacidez e na melhora da aparência da pele com celulite. Também é capaz de clarear manchas, conferindo um tom mais uniforme à pele.

A vitamina C está presente em diversos alimentos como laranja, limão, kiwi, tomate, abacaxi, morango, brócolis, manga, entre outros. Também está disponível em diversos cosméticos de uso tópico e suplementos.

No entanto, vale ressaltar que a quantidade de vitamina C que chega até a derme é maior com o uso de cosméticos com este ativo do que pela ingestão alimentar, que se mostra menos eficaz quando o assunto é tratamento da pele.

4. Vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante que pode retardar o envelhecimento da pele.

Cria uma camada protetora sobre a pele, que evita seu ressecamento e descamação, além de protege-la contra a radiação solar, poluição, frio e calor excessivo, entre outros fatores externos.

Protege e estimula a atuação do colágeno, elastina e ácido hialurônico, substâncias importantes para a saúde e beleza da pele.

Pode ser encontrado em cosméticos e alimentos como espinafre, couve, alface, azeite, sementes de girassol, entre outros. Também pode ser consumidos através de cápsulas de suplementação, respeitando a dose diária recomendada de 15 mg ao dia.

5. Zinco

O zinco não é uma vitamina e sim um mineral, no entanto, sua atuação na pele é tão importante, que não poderíamos deixar de citá-lo.

Ele é benéfico, sobretudo, para peles oleosas, já que controla a secreção sebácea e combate acnes e espinhas. Além disso, protege a pele contra bactérias e fungos, visto que eleva a imunidade do organismo e é um elemento fundamental na produção de colágeno e elastina, sustâncias que conferem firmeza e elasticidade para a pele.

Pode ser consumido por suplementação ou através de alimentos como carne bovina, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, legumes e tubérculos.

É importante salientar que o consumo de vitaminas para pele na forma de suplementos e cosméticos deve sempre ser indicado e acompanhado por um profissional e, quando consumidos na forma de alimentos, é importante que estejam dentro de uma dieta equilibrada.

Bons hábitos também ajudam a alcançar uma pele bonita e saudável, como beber água, usar protetor solar, nunca dormir de maquiagem e manter distância de cigarros e bebidas alcoólicas.

Você sabia que vitaminas podiam contribuir para uma pele mais bonita? Já fez suplementação ou tratamento com alguma dessas vitaminas? Compartilhe!

Sobre o autor

Juliana Mitsuda