Casamento Looks Moda

Voilette para noivas: as melhores dicas e ideias para você escolher

Voilette para noivas

Conhecido também como tela francesa ou tela russa, o voilette é um tipo de véu para noivas. De origem francesa, a palavra voilette significa justamente isso: véu. Na verdade, o voilette para noivas é um tipo de véu que cobre apenas parte do rosto. Muitas pessoas conhecem por voilette também o tecido com que o acessório é confeccionado.

Em inglês, o voilette para noivas geralmente é conhecido pelo nome de Bird Cage Veil, que tem mais ou menos o significado de “véu gaiola de pássaro”, justamente pelo seu formato de caimento que dá a impressão, dependendo do tecido com que o acessório é confeccionado, de uma gaiola sobre a cabeça.

Ícone do estilo retrô, vintage e pin up, ainda hoje é um dos modelos de véu mais escolhido pelas noivas. Veremos nesse artigo um pouco desse acessório que nunca sai de moda, pelo contrário, é um dos modelos mais procurados nas lojas especializadas de venda de vestidos e acessórios de noivas.

Por que escolher o voilette para noivas?

Já a lenda diz que esse tipo de véu surgiu para proteger os olhos das noivas dos raios solares durante a cerimônia, que geralmente era realizada em lugares abertos, como praias, campos ou sítios e durante o período da manhã ou tarde, onde o sol poderia fazer a noiva transpirar bastante, estragando a sua maquilagem. Até hoje o voillete para noivas é indicado em celebrações de casamento realizadas nesses espaços e condições climáticas, tornando o uso do acessório mais elegante.

Geralmente o voilette não é utilizado sozinho, preso à cabeça da noiva. Ele sempre vem acompanhado de uma grinalda, laços, flores e, em casos de cerimônia um pouco mais formal, podem vir também acompanhado de um pequeno e delicado chapéu.

Voilette para noivas

Observação: a utilização do voilette não é indicado para cerimônias realizadas a noite ou em ambiente fechados. Para essas ocasiões, existe uma infinidade de outras opções que podem ser escolhida pela noiva, sempre lembrando que o mesmo deve combinar com o tipo de penteado e vestido que está sendo utilizado. O véu nunca deve ofuscar a beleza do vestido, que deve sempre chamar mais a atenção dos convidados (depois da noiva, claro).

Quais tipos de voilette para noivas eu posso usar?

Assim como os demais tipos de véus, o voilette pode ser confeccionado de diversas formas: com aplicação de renda, strass, bordados, pérolas, entre outros. Bem como existe também os modelos mais básicos, onde apenas um tecido sem nenhuma aplicação é fixado no penteado da noiva.

Uma outra opção que pode-se também fazer ao se confeccionar esse acessório é o tipo de tecido. Geralmente usa-se o tule, por ser um tecido um pouco duro para dar volume ao ser colocado sobre o penteado da noiva. Mas existem também tecidos um pouco mais leves e soltos. Esses porém não terão o mesmo efeito e caimento que um tule normal.

Existe ainda no mercado de acessórios para casamento (porém não comumente utilizado) o voilette feito com um tipo de material chamado crinol. Esse material é semelhante a um tecido muito bem engomado, deixando o mesmo bem duro, onde se pode trabalhar alguns tipos de dobras nele sem que o mesmo se desmanche durante a cerimônia. Com esse crinol também pode ser elaborados outros acessórios para serem utilizados com o próprio voilette, como por exemplo, laços, flores, etc.

Consigo usar o voilette também em outras cores?

Outra coisa importante que também deve ser registrada aqui é que existem voilette para noivas de todos os tipos de cores que você possa imaginar. Mas é claro que nesse momento deve-se usar do bom censo para não transformar o seu casamento num desastre logo que você aparecer na cerimônia.

Como já foi dito antes, deve haver uma harmonia sempre entre o vestido que está sendo utilizado, o penteado escolhido e o véu que você irá usar. Quando o voilette for o tipo de véu escolhido pela noiva, o mesmo deve ser sempre da mesma cor do vestido. Digo isso porque não são todas as noivas que escolhem casar com vestidos na cor branca. Porém se você escolher um vestido vermelho, por exemplo, o voilette deve seguir a mesma característica.Voilette para noivas

 

Uma outra dica interessante e que pode fazer toda a diferença na hora da escolha do seu véu é tentar utilizar aplicações semelhantes a do seu vestido também no véu. Por exemplo, se o seu vestido é todo trabalhado na renda, prefira usar um véu que também contenha essa característica. Se seu vestido tem pedrarias bordadas em boa parte dele, escolha um voilette que também possua algum tipo dessa aplicação. Lembre-se, o seu véu pode não ser tão bonito ou apresentável, mas no conjunto com seu penteado e seu vestido pode fazer toda a diferença.

Ainda estou em dúvida: o que fazer?

É muito comum, principalmente quando você começa a se decidir sobre qual será o modelo do seu vestido, surgirem dúvidas sobre qual será o melhor penteado ou o melhor véu a ser utilizado. Se mesmo depois de todas as informações fornecidas a você no decorrer desse artigo você ainda tiver qualquer tipo de dúvida, vale a pena você buscar ajuda de pessoas especializadas nesse tipo de ramo. Nas próprias lojas onde você pesquisar sobre o seu vestido geralmente existe uma pessoa especialista que poderá lhe orientar sobre qual é o melhor tipo de véu que você possa escolher.

Uma outra pessoa importantíssima nesse processo de escolha e que muitas vezes não lembramos dela, é o seu cabeleireiro. Você passando as informações para ele de como será seu vestido, penteado, e até mesmo o local da cerimônia, ele pode lhe ajudar bastante na escolha do seu véu (ou a não utilização do mesmo).

É isso ai meninas. Espero ter ajudado um pouco vocês através desse artigo onde mostrei  algumas dicas de usabilidade do véu voilette, quando o mesmo deve ser escolhido, cores e aplicabilidade, bem como também um pouquinho da origem desse moderníssimo acessório, seu significado, dentre outras coisas que possam fazer você ter se decidido por esse tipo de véu ou algum outro.

Voilette para noivas

Voilette para noivas

Voilette para noivas

Voilette para noivas

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.