Especiarias

Pimenta japonesa (wasabi): saiba tudo sobre suas propriedades

A presença da pimenta japonesa (wasabi) na culinária japonesa com certeza é um dos motivos pelos quais seus pratos se tornaram queridinhos e super desejados.

Conhecida como wasabi ou raiz forte, a pimenta japonesa confere um sabor único e marcante aos pratos e, claro, uma boa dose de picância!

E não é apenas o sabor incrível que faz com que você precise incluir esse condimento oriental no seu dia a dia! Ela tem diversas propriedades que vão melhorar sua qualidade de vida.

Fizemos uma lista das principais características da pimenta japonesa para convencer você a acostumar seu paladar com a força desse tempero.

Mas antes, vamos saber um pouquinho das origens dela.

O que é a pimenta japonesa (wasabi)?

A pimenta japonesa ou wasabi é uma pasta feita a partir da raiz forte, ou raiz da wasabia japônica.



Essa planta apresenta uma grande dificuldade de cultivo, pois ela apenas se desenvolve com sucesso em determinadas condições climáticas, por isso não pode ser cultivada em todo o mundo.

Por este motivo sua comercialização costuma acontecer em pasta ou em pó, pois assim a produção pode ser melhor aproveitada e o risco de perda do produto diminui de forma considerável.

Ainda assim, as especificidades da sua produção contribuem para o seu alto valor de mercado e para a sua valorização.

Quais os benefícios da pimenta japonesa?

Afrodisíaco

De maneira geral, pimentas são consideradas afrodisíacas. Não é à toa que se costuma utilizar a expressão “apimentar a relação” quando o casal pretende esquentar as coisas na intimidade.

A pimenta japonesa não é diferente. Ela tem o mesmo componente das outras pimentas mais comuns, a capsaicina que aquece o corpo e aumenta a transpiração, os batimentos cardíacos e consequentemente o fluxo sanguíneo.

Esse estado de excitação causado pela pimenta é recebido pelo corpo de uma maneira similar a maneira que ele recebe as sensações provocadas por uma relação sexual.

Assim, quando você quiser começar a relação antes mesmo das preliminares, peça uma comida japonesa. As coisas vão começar a esquentar ainda na mesa.

Anti-inflamatório

A pimenta japonesa, da mesma forma que as outras, é um importante anti-inflamatório natural.

Ela costuma ser recomendada pela medicina oriental para o tratamento preventivo de situações que podem evoluir para inflamações, como cortes que necessitaram de pontos, por exemplo.

Anti cancerígena

Assim como a couve flor, o brócolis e o repolho, a pimenta japonesa ajuda a desintoxicar e regenerar o fígado.

O fígado em seu pleno funcionamento pode filtrar substancias toxicas para o nosso corpo que podem contribuir para o surgimento e crescimento de tumores.

Por ser rica em antioxidantes, ela também protege as células dos problemas causados pelos radicais livres.

Auxilia no processo digestivo

A pimenta japonesa é uma raiz e como toda raiz, ela é muito fica em fibras. Essa propriedade aliada às características anti-inflamatórias torna a wasabi uma importante aliada no processo facilitador da digestão.

Fortalece o sistema imunológico

Tendo em sua composição uma imensa variedade de vitaminas e minerais, a pimenta japonesa se torna um potente complemento na alimentação que fortalece o sistema imunológico, ajudando a evitar principalmente gripes e resfriados.

Contribui com a saúde bucal

A composição da pimenta japonesa atua no ambiente bucal, ajudando a eliminar bactérias indesejáveis e auxiliando dessa forma na prevenção de cáries e evitando o surgimento de aftas e outras inflamações.

Anti bacteriano natural

Esse mesmo benefício que faz a pimenta japonesa ser uma aliada da sua saúde bucal, faz ela diminuir os riscos de comer peixe cru.

Isso mesmo que você leu! A pimenta japonesa mata boa parte das bactérias que possam estar presentes no peixe cru da sua comida japonesa.

E você que não acreditava muito na sabedoria oriental!

Como fazer wasabi em casa?

Se você só encontrou pimenta japonesa (wasabi) em pó e quer servir aquela pastinha como nos restaurantes japoneses, é muito simples.

Coloque uma boa quantidade de pó e vá adicionando água aos poucos até perceber que atingiu o ponto de pasta que você deseja. Pronto, agora é só servir.

Agora, se você é uma pessoa privilegiada que tem acesso a raiz de wasabi natural, aproveite e abuse dessa vantagem!

Basta ralar bem a raiz e usar essa pastinha para temperar seus pratos.

Em qualquer um dos casos, o que não for usado imediatamente deve ser colocado num vidro bem fechado e guardado na geladeira.

Contraindicações

A pimenta japonesa, como todos os condimentos e especiarias, também pode trazer alguma forma de problema para sua saúde, principalmente se consumida com frequência e sem moderação.

Mas existem algumas pessoas não devem consumir de jeito nenhum comidas apimentadas. As pimentas, de forma geral, são contraindicadas para quem tem algum problema no sistema digestivo – como úlceras, gastrite ou esofagite.

O uso contínuo de pimentas muito fortes também está associado ao surgimento e desenvolvimento de hemorroidas e outras inflamações intestinais.

Caso você esteja na dúvida se pode ou não consumir a pimenta japonesa (wasabi), o melhor a fazer é procurar o seu médico, para que ele possa te dizer com certeza se você tem algum tipo de restrição, como uma alergia, que impeça o seu consumo.

Considerações finais

Se você é fã da culinária oriental com certeza já conhece o sabor e o poder da pimenta japonesa (wasabi).

Com a grande moda dos restaurantes japoneses que invadiram o Brasil, esse condimento se tornou muito mais conhecido, já que até então apenas a comunidade japonesa e mais um pequeno grupo de pessoas tinha acesso a esse condimento tão peculiar.

Caso você nunca tenha se aventurado com a cozinha oriental, principalmente a japonesa, mas gosta de temperos e condimentos mais marcantes em sua comida, vale a pena sair da zona de conforto e se arriscar em um restaurante japonês.

Certeza que existe pelo menos um deles bem perto da sua casa, então não dá pra inventar desculpas e deixar de provar esse sabor especial.

Além de dar um sabor especial aos pratos onde é utilizada, a pimenta japonesa (wasabi) ainda traz muitos benefícios ao organismo, funcionando como afrodisíaco, antioxidante, anti-inflamatório e ainda reforça o sistema imunológico.

Experimente a pimenta japonesa(wasabi) e conte pra gente aqui nos comentários o que achou, combinado?

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */