Nutrição Suplementos

Waxy Maize: o que é, como consumir, benefícios e riscos

Waxy Maize

Quer saber tudo sobre waxy maize, um suplemento capaz de repor as energias gastas durante a prática de atividade física? Acompanhe a matéria e fique por dentro do mais novo suplemento do mercado!

O que é o waxy maize?

O waxy maize, ou milho ceroso em português, é um suplemento desenvolvido para repor as energias gastas durante a prática de atividade física. Produzido a partir do amido do milho ceroso que é rico em amilopectina, uma molécula de glicose altamente ramificada, de rápida absorção e fácil digestão pelo organismo.

Qualquer atividade física, seja musculação, corrida, caminhada, natação e tantas outras, o organismo necessita de energia para desempenhá-la. E o responsável por isso é o glicogênio que é formado partir de moléculas de glicose. E qual a principal fonte de glicose? Os carboidratos!

O waxy maize é um suplemento produzido através do grão de milho ceroso, o Zea Mays, cultivado especificamente nos EUA, com elevado valor nutricional e que fornece ao organismo glicose de forma controlada e com uma rápida absorção, porém, sem provocar picos de insulina.

Propriedades da amilopectina

Diferentemente de outras moléculas como a maltodextrina e a dextrose, a amilopetina tem um alto peso molecular, o que proporciona uma baixa osmolaridade e passagem mais rápida através do estômago.

Mesmo sendo considerada um carboidrato complexo por ser formada de inúmeras moléculas de glicose, a amilopectina é de rápida digestão por possuir uma maior número de pontos de ligação enzimática. Trocando em miúdos, quando as enzimas entram em contato com a amilopectina, a glicose é liberada rapidamente o que fornece energia de fácil digestão e rápida disponibilidade para repor os músculos.

Waxy Maize

Entendendo as diferenças entre waxy maize, maltodextrina, dextrose e palatinose

Apesar de serem suplementos que forneçam energia ao organismo, suas diferenças são bem acentuadas. Confira!

Waxy maize

O waxy maize em razão do seu alto índice de amilopectina, é um suplemento de carboidrato, isento de glúten e açúcares, que proporciona uma liberação de energia contínua e prolongada.

Maltodextrina

A maltodextrina também é um carboidrato complexo proveniente do amido, geralmente do milho, mas pode ser de outros alimentos, como a mandioca. Mesmo sendo um carboidrato de rápida absorção em razão de seu alto índice glicêmico, o organismo o utiliza rapidamente em quase sua totalidade. Em decorrência disso, em muitos casos, ela pode causar picos de insulina, aumentando consideravelmente as células adiposas.

Dextrose

A dextrose, geralmente utilizada como adoçantes em produtos embalados e processados, também é uma forma de glicose derivada de amidos, sendo o mais comum o do milho, mas também de outros alimentos como trigo e arroz. A dextrose é bastante eficaz em momentos que exigem uma liberação rápida e acentuada de energia. Mas, em alguns casos, pode provocar picos de insulina.

Palatinose

A palatinose, também chamada de isomaltulose, é um carboidrato digerível em sua totalidade formado por glicose e frutose, ou seja, uma sacarose. Proveniente de fontes como o mel, extrato de cana-de-açúcar e açúcar da beterraba, a palatinose é recomendada tanto para os praticantes de atividades físicas por fornecer energia por um período mais longo, porém de forma mais lenta e equilibrada, sem ocasionar picos de insulina, bem como para quem quer emagrecer por ter a capacidade de reduzir o apetite.

Benefícios do waxy maize

O waxy maize é um suplemento bastante eficaz exatamente por ser produzido através do Zea Mays, um tipo de milho ceroso, constituído por 70% de amilopectina e 30% de amilose (um tipo de fibra insolúvel). E é exatamente essa composição que faz com que o suplemento seja metabolizado de forma mais rápida do que outros carboidratos, fornecendo energia por mais tempo sem ocasionar picos de insulina.

O suplemento wazy maize não contém glúten ou açúcar e também não ocasiona a retenção de líquidos, sendo um bom carboidrato para fornecer energia durante os exercícios aeróbicos e de hipertrofia. Além disso, o suplemento facilita a absorção de nutrientes difíceis de serem metabolizados pelo organismo, como os aminoácidos da cadeia ramificada BCAA (creatina, arginina e beta alanina).

Conheça alguns benefícios em incluir o suplemento wazy maize na dieta.

1. Auxilia na absorção de outras substâncias

Assim como qualquer outro carboidrato, o wazy maize auxilia no processo de absorção de outras substâncias, como os aminoácidos.

2. Melhora a hidratação

Uma das principais características do milho ceroso é melhorar a hidratação por possuir a capacidade de produção de maior viscosidade, sendo utilizados para evitar a retenção hídrica. Como é um carboidrato que tem maior atração pela água e maior capacidade de formação de gel no trato gastrointestinal, o wazy maize consegue evitar a retenção de líquidos e proporcionar um maior aproveitamento dos nutrientes, bem como de auxiliar no aumento da quebra de lipídeos (gordura corporal) armazenados no organismo.

Waxy Maize

3. Reduz o catabolismo muscular

Em virtude de seu baixo índice glicêmico, o wazy maize evita o catabolismo muscular que é quando o organismo utiliza dos músculos para ter energia suficiente para realizar tanto as suas atividade diárias, quanto os treinos. O suplemento waxy maize previne o processo de catabolismo que faz com que a massa muscular diminua cada vez mais. E, quanto maior a intensidade dos treinos nessas condições, também será maior a perda muscular.

4. Fortalece os músculos

O suplemento waxy maize é rico em carboidratos de boa qualidade. Quando o organismo possui uma boa fonte desse macro nutriente terá muito mais qualidade em termos de substratos energéticos, não necessitando utilizar a energia das proteínas e nem irá estocar carboidratos na forma de gordura.

5. Evita picos de insulina

Como já dissemos o waxy maize é produzido através do amido de milho ceroso Zea Mayz, que é rico em amilopectina, que exige um maior tempo para ser digerido, o que proporciona uma liberação mais linear e contínua de carboidrato na circulação sanguínea inibindo os picos de insulina.

Quando tomar o waxy maize?

Como o waxy maize é um suplemento de carboidratos de baixo índice glicêmico, não é muito indicada sua utilização pré-treino. Entretanto, se o atleta não puder fazer uma refeição de qualidade antes do treino, o suplemento poderá ser ingerido até 2 h antes de suas atividades físicas o que garantirá uma boa reserva de carboidrato.

O ideal é consumir o suplemento no pós-treino quando os estoques de glicogênio estão em baixa. Como o waxy maize é um carboidrato de absorção mais lenta ele proporciona um processo anabólico mais longo, aumentando, assim, a síntese proteica ao longo das horas seguintes.

Contraindicações e efeitos colaterais

Contraindicações

O waxy maize, apesar de apresentar baixo índice glicêmico, não é indicado para diabéticos. O ideal, sendo atleta ou não, procurar por um nutricionista esportivo que poderá orientar quando ao consumo do suplemento e a dosagem correta.

Efeitos colaterais

O waxy maize não apresenta efeitos colaterais em pessoas saudáveis e sem restrição ao consumo de suplementos à base de carboidratos concentrados. Antes de tomar qualquer suplemento procure sempre orientação de um profissional.

/* ]]> */