Saúde

Wim Hof e o método para virar um “Super Homem” de verdade

Já ouvir falar de Wim Hof? Vamos te contar tudo sobre essa lenda viva, esse verdadeiro Super Homem que tem provado que nosso corpo é capaz de superar os mais improváveis limites.

Ao longo das décadas sempre apareceram indivíduos dispostos a superar seus limites, os limites dos outros e gravar seu nome no livro dos recordes pela eternidade.

Nosso contemporâneo Wim Hof tem chamado a atenção fazendo não apenas isso, mas por criar um método que promete que qualquer ser humano é capaz de fazer o mesmo que ele.

A gente vai te apresentar esse cara e te falar um pouquinho mais sobre o método dele para você ficar por dentro e quem sabe, se inspirar!

Quem é Wim Hof?

Wim Hof é um holandês nascido em 20 de abril de 1959 que coleciona aparições no livro dos recordes, o Guiness Book – ele bateu cerca de vinte e seis recordes mundiais.

A relação de Hof com o gelo começou ainda na infância. Ele conta que quando tinha apenas sete anos de idade, adormeceu no gelo e não sentiu nada de diferente.

Depois disso, aos dezessete anos, entrou numa bacia com gelo e sentiu seu sangue correr diferente, sua respiração mudar.

De acordo com o holandês, foi nesse momento que ele percebeu que quando estava sob baixíssimas temperaturas podia controlar processos automáticos de seu corpo.

Com esse controle, ele passou a participar de competições e se tornou o que é conhecido por “atleta extremo”, ou seja, um atleta que disputa competições atípicas em condições extremas.

Depois disso não foi difícil começar a colecionar recordes, já que ninguém é capaz de fazer o que ele faz.

Não, a gente não está exagerando! Esse cara é capaz de permanecer duas horas dentro de um cubo de vidro com gelo até o pescoço e ainda continuar batendo papo com quem estiver por perto.

Entre os feitos espantosos que ele coleciona estão uma escalada de quase seis mil metros sem nenhum agasalho, nadar oitenta metros sob a crosta do Polo Norte usando apenas uma sunga e correr meia maratona, ou vinte e um quilômetros, descalço e usando apenas um short, no Círculo Polar Ártico, numa temperatura de vinte graus negativos!

Assim, Wim Hof passou a ser conhecido como Iceman ou Homem de Gelo, claro!

Diversos pesquisadores estudam seu corpo e suas façanhas, que ele insiste que podem ser realizadas por qualquer pessoa que queira.

De acordo com esses pesquisadores, essa resistência de Wim Hof ao frio pode ter três explicações possíveis:

  • Devido a alguma mutação genética, ele simplesmente não sente frio. Sua pele e seu sistema nervoso seriam imunes a alterações climáticas. E o Iceman não se opõe a todos os testes que estão realizando com ele nesse sentido, pelo contrário, se submete a todos;
  • Treino e adaptação fisiológica, através da qual seu corpo aprendeu a sobreviver ao frio;
  • Meditação, que lhe permite controlar seu sistema nervoso autônomo e regular sua temperatura. Essa técnica é conhecida e praticada por monges do Nepal.

Wim Hof afirma que é uma união das duas últimas hipóteses e afirma ainda que qualquer pessoa pode conseguir fazer o que ele faz se utilizar o mesmo método que ele utiliza.

O método Wim Hof

Não demorou para que Wim Hof ingressasse na área literária. São livros são sucesso de vendas pelo mundo todo.

Se não bastasse, ele também oferece um curso em vídeo ensinando seu método. O curso custa cento e noventa e nove dólares e promete resultados em dez semanas.

Em seu site, ele promete que fazendo o curso e seguindo seu método, você poderá:

  • Aumentar seu sistema imunológico a ponto de sentir-se à prova de balas e totalmente carregado;
  • Tornar-se uma versão “super” de si mesmo depois das dez semanas de treinamento;
  • Aprender a combinar técnicas antigas com modernas estratégias para aumentar sua saúde e bem-estar;
  • Usar terapia fria para se sentir energizado durante o dia, enquanto dorme como um bebê à noite.

Como funciona o método Wim Hof?

O método Wim Hof é baseado em três principais pilares:

Terapia fria

A ideia é que você aprenda a aproveitar o poder do frio para queimar gordura, estimular o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono, aumentar os níveis hormonais, reduzir a inflamação e aumentar as substâncias químicas que causam a sensação de sentir-se bem no cérebro, as chamadas endorfinas.

Respiração

A maioria de nós respira superficialmente durante todo o dia, resultando em problemas de saúde e baixos níveis de energia. As técnicas de respiração científica que o curso promete ensinar melhorarão significativamente seus níveis de energia, desintoxicarão o corpo e liberarão toxinas, aliviarão o estresse e a tensão e fortalecerão seu sistema imunológico, de acordo com a explicação do autor.

Comprometimento

As técnicas do frio e da respiração precisam efetivamente de compromisso. Com isso você pode entrar em qualquer profundidade de sua fisiologia.

Com base nesses três pilares, o curso se desenvolve em dez semanas de treinamento e promete que ao final você será capaz de:

  • Dormir melhor – Wim Hof usa o termo “dormir como um bebê, mas a gente sabe que tem bebê que praticamente não dorme, então preferimos apenas resumir dizendo que ele promete que você vai dormir melhor;
  • Ter mais saúde;
  • Sentir-se mais criativo;
  • Sentir-se mais disposto e com mais energia;
  • Sentir menos cansaço;
  • E quando sentir cansaço, se recuperar mais rapidamente;
  • Reduzir seu nível de stress;
  • Aumentar seu metabolismo – que proporciona maior queima calórica e consequente perda e manutenção do peso;
  • Melhor desempenho físico;
  • Melhora significativa do humor.

Conclusão

Com certeza Wim Hof não é um cara comum, muito menos alguém que não comprove seus argumentos.

Alguns cientistas afirmam que ele é uma fraude, mas enquanto não comprovam isso, ele segue quebrando recordes, gravando seu nome mais e mais vezes no Guiness Book e vendendo seus livros e seu curso para multidões embasbacadas que pretendem ter algo do Super Homem real.

O que você achou do método de Wim Hof? Teria coragem? Se animou e vai tentar? A gente ficou com a pulga atrás da orelha. Na dúvida, seguimos de olho nele e qualquer novidade a gente te conta.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */