Beleza Cabelos

Xampu de alho: como fazer e quais os benefícios

Xampu de alho

Para você investir sempre mais em ingredientes naturais ao manter sua beleza e saúde, convidamos você a conhecer as maravilhas do xampu de alho. Assim como os benefícios de outras várias de nossas dicas saudáveis, no dia a dia, esta solução pode ajudar você na prevenção e tratamento de problemas cotidianos.

Sem contar que o xampu de alho já apresenta seus resultados logo nas primeiras aplicações, atuando tanto nos fios quanto no couro cabeludo. Das suas vantagens até o passo-a-passo de uma receita caseira, acompanhe este nosso artigo e venha conhecer de perto como que o xampu de alho vai transformar seus cuidados diários com os cabelos.

Os nutrientes do alho

Assim como beleza estética, um xampu de alho ainda traz inúmeras propriedades para fortalecimento e crescimento dos fios. Além de ser rico em vários minerais, confira abaixo outros nutrientes que vão deixar suas madeixas irradiantes e exuberantes.

  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Enxofre;
  • Zinco;
  • Selênio.

Benefícios do xampu de alho

O xampu de alho tem a função ideal para você que precisa agilizar o crescimento e fortalecer os fios. Entretanto, sua lista de benefícios vai mais longe, apresentando as soluções naturais que selecionamos abaixo.

Reduz a presença de coceiras e irritações

Devido à proteção e ação de seus vários nutrientes, o xampu de alho é ótimo para o tratamento e cuidados relacionados a coceiras e irritações. Além de manter a saúde capilar, sua forma de limpeza deixa a pele respirar naturalmente.

Por meio de um uso regular, esse frescor cutâneo ainda atua na diminuição da presença de coceiras capilares. Sem contar que o xampu de alho também é benéfico para resolver problemas de caspa e dermatites. Ótimo, não?

Xampu de alho



Renova a saúde capilar

Um grande benefício do xampu de alho é a sua ação de reequilibrar os tecidos. Com efeito anti-inflamatório, ele pode regenerar as camadas capilares, promovendo ainda mais proteção. Assim, os fios podem crescer mais saudáveis e fortes.

Xampu de alho fortalece a raiz

Além de inibir a queda dos seus fios, os nutrientes presentes num xampu de alho ainda colaboram para o fortalecimento das raízes das madeixas. E isso também contribui para diminuir possíveis quedas de fios.

Ganhando mais resistência e força, essas raízes vão crescer de forma mais saudável, inibindo e retardando problemas de calvície. Basta você adotar seu uso por poucas semanas e, além de diminuição gradativamente da queda, ainda poderá perceber o surgimento de fios mais fortes e novos.

Diminui e evita quebras

Com o uso regular do xampu de alho, você também pode fortalecer os fios de ponta a ponta, deixando o look mais estruturado. Uma vez que a nutrição é profunda, garante saúde e maleabilidade para as madeixas.

Isso quer dizer que, além de evitar o enfraquecimento das fibras, ainda diminui problemas de quebra, reduzindo até mesmo o surgimento das temíveis pontas duplas.

Xampu de alho repara fios danificados

Assim como o xampu de alho ajuda a fortalecer os fios, ele tem uma extraordinária ação reparadora em madeixas danificadas. Seja pelos resíduos cotidianos ou processos estéticos, o comprimento dos fios fica sempre nutrido de forma profunda, o que devolve seu volume, brilho e saúde naturais.

Renovando o crescimento dos fios

Assim como um xampu de alho diminui a queda, sua aplicação regular ainda acelera o processo natural de crescimento das suas madeixas. Pela absorção dos vários nutrientes do alho nas raízes do couro cabeludo, a nutrição se torna completa e eficaz.

Além de acelerar a formação capilar, o xampu de alho tem a propriedade de ajudar na estimulação sanguínea, fator essencial para o aceleramento do crescimento dos fios.

Xampu de alho

Receita de xampu de alho caseiro

Depois de aprender as maravilhas que o xampu de alho pode trazer à sua vida e suas madeixas, é hora de conferir nossa receita caseira. Neste passo-a-passo, considere que pode demorar um pouco para que você perceba as melhorias.

Os ingredientes:

  • Um tubo de xampu sem sal e transparente;
  • Nove dentes de alho.

Como preparar:

  1. Pegue os dentes de alho, pique-os;
  2. Depois, amasse-os muito bem;
  3. A seguir, coloque esse alho picado e amassado no tubo de xampu;
  4. Agite o tubo de forma suave, para evitar muita espuma;
  5. Deixe essa mistura descansar em local resfriado de três a quatro dias.

É natural que essa receita de xampu de alho apresente um visual bem líquido, quase ralo, ao fim do processo e seu armazenamento. Mas, fique tranquila, pois a consistência é essa mesmo e os efeitos serão os indicados acima.

Como dica de ouro, lembre-se de que este xampu de alho é um composto perecível, frágil e biodegradável. Ou seja, seu prazo de validade é bem curto. Por isso, mantenha-o sempre na geladeira, utilizando-o totalmente no tempo máximo de três semanas.

A forma certa de aplicar xampu de alho

Como você já deve saber, assim como a receita de alho, uma aplicação certa também precisa ser realizada. Confira abaixo como proceder sem erros.

  1. Coloque um pouco de creme de pentear ou condicionador ao longo dos fios, deixando as madeixas com hidratação;
  2. A seguir, molhe bem os cabelos;
  3. Aplique um pouco do xampu de alho;
  4. Faça uma lavagem rápida, apenas para abrir as cutículas e remover impurezas;
  5. Depois, aumente a quantidade do xampu para cobrir a palma da mão;
  6. Esfregue distribuindo bem o produto;
  7. Faça uma massagem completa com movimentos circulares por todo o couro cabeludo;
  8. Deixe o xampu de alho agir por dois ou três minutinhos;
  9. Realize um enxágue total das madeixas;
  10. Faça uma finalização hidratante.

Dentro de poucos dias, você já poderá sentir que seus fios estão mais nutridos, saudáveis e fortes. E você ainda pode alternar seus produtos usuais com a nossa receita de xampu de alho todos os dias. Para resultados mais notáveis e rápidos, nossa dica é de que essa lavagem se repita a cada três dias.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */