Doenças Saúde

Xerostomia (a famosa “boca seca”): causas, sintomas e tratamentos

Muitas pessoas reclamam que sentem uma secura na boca. Essa sensação de boca seca tem nome: é a xerostomia. Essa baixa produção de saliva acontece por causa de algumas doenças e as consequências podem não ser muito agradáveis. Conheça mais sobre as causas, sintomas e tratamentos e deixe de sofrer com esse incômodo.

A partir dos 30 anos, a produção de saliva é reduzida praticamente pela metade, esse fenômeno é completamente natural e trata-se de um acontecimento do nosso sistema fisiológico. Acontece que quando essa saliva começa a faltar, alguns acontecimentos desagradáveis são desencadeados.

A saliva é necessária para diversas funções dentro da boca, como o controle de bactérias, digestão dos alimentos e proteção dos dentes.

Quando falta essa saliva, a pessoa geralmente tem dificuldades para ingerir e deglutir os alimentos, inclusive em muitos casos pode acontecer até a perda dos dentes. Isso ocorre geralmente por causa da proliferação de bactérias nocivas.

Com essa escassez de saliva, algumas pessoas apresentam algumas feridas na boca que podem ser nocivas ou não.

Entenda finalmente o que é xerostomia

A xerostomia é caracterizada principalmente pela diminuição da produção de saliva, quando isso acontece ela da a sensação de boca seca. Sua causa pode estar relacionada com diferentes fatores.

Se essa sensação acontece com você de vez em quando, não tem problema nenhum, geralmente quando estamos em alguma situação de estresse, a tendência da boca secar é bem grande, mas se esse fenômeno acontece com certa frequência, então tem algo errado acontecendo no seu organismo, isso pode significar uma baixa imunidade.

É muito importante que o tratamento seja iniciado assim que for diagnosticada a xerostomia, para evitar que situações desagradáveis aconteçam, como a perda dos dentes, por exemplo. Inicie o seu tratamento hoje mesmo, não deixe de se consultar com o seu Dentista!

O que causa a xerostomia?

Um número cada vez maior de pessoas estão apresentando xerostomia. As causas que levam a secura da boca podem ser diversas, desde químicas até físicas.

Você precisa entender que ter a boca seca com frequência não é normal, e precisa sim de tratamento específico para que seja curada.

Confira a seguir as principais causas do surgimento da xerostomia. Acompanhe:

1 – Medicamentos

Existem alguns medicamentos específicos que provocam a secura da saliva, esses medicamentos podem ser os anti-histamínicos, analgésico, anti-inflamatório, descongestionantes, remédios para pressão, diuréticos e os antidepressivos.

Se você está fazendo uso de algum desses medicamentos e está apresentando esses sintomas, converse com o seu médico.

2 – Tratamentos do câncer com radioterapia

A radioterapia é utilizada principalmente no tratamento do câncer e pode ser muito agressiva, principalmente se a cabeça e o pescoço do paciente forem muito expostos à radiação. O surgimento da xerostomia nesses casos é quase certa!

3 – Tratamento do câncer com quimioterapia

A quimioterapia é um dos tratamentos mais utilizados no combate ao câncer, por causa das altas dosagens de medicações que são injetadas nos pacientes, muitos acabam ficando com uma saliva muito grossa, espessa.

Este tipo de saliva dá a sensação de uma certa secura na boca.

4 – Doenças

A xerostomia pode surgir por causa de algumas doenças que acabam surgindo no corpo. As doenças que mais afetam as glândulas salivares são: Parkinson, diabetes, doença de Hodgkins e AIDS/HIV.

5 – Maus hábitos

Existem alguns hábitos que infelizmente são muito prejudiciais para o organismo e como consequência para as glândulas salivares.

Os fumantes costumam apresentar a boca muito seca, isso também pode acontecer com as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas com frequência.

6 – Causas hormonais

Quando algumas mulheres entram na menopausa, um dos sintomas mais comuns é a secura da boca. Acredita-se que as alterações hormonais são as principais causadoras do surgimento desse incômodo.

Conheça os 7 sintomas da xerostomia

A xerostomia causa alguns sintomas específicos e muito fáceis de identificar, uma visita ao seu Dentista é a melhor maneira de identificar se você sofre com esse mal ou não.

Esses sintomas podem ser aparecer gradativamente ou todos de uma única vez, cada pessoa tem suas características fisiológicas únicas.

Confira quais são esses sintomas:

1 – Boca pegajosa e seca

A pessoa sente literalmente a sua boca completamente seca, é como se a língua fosse uma lixa e não há nenhuma saliva.

2 – Dificuldade na deglutição dos alimentos

A saliva é importantíssima para que os alimentos sejam digeridos de maneira correta, porque graças a ela eles são transportados até o estômago.

A pessoa que possui xerostomia possui uma dificuldade enorme de deglutir esses alimentos, pois não possuem a salivação correta.

3 – Sensação de uma arranhado na garganta

Diversas pessoas relatam que existe um arranhado na garganta, como se fosse um desconforto, semelhantes a um pigarro.

4 – Pequenas feridas na boca

Existe o surgimento de pequenas feridas nos lábios, isso acontece por causa da secura da boca, pela ausência de saliva.

5 – Muita sede

Esse é um dos sintomas mais recorrentes da xerostomia, pois se a boca está seca é completamente normal sentir sede com frequência.

Tomar líquidos pode ajudar, mas não resolve esse problema, procurar um Dentista e saber qual o melhor tratamento é a melhor alternativa.

6 – Dores de garganta

A falta de salivação contribui para o aumento das bactérias da boca, consequentemente o surgimento das dores de garganta. Essa dores de garganta podem ser provocadas por bactérias que são levadas da boca até a garganta.

7 – Aumento do mau hálito

Ninguém quer ter mau hálito, por isso, tratar da boca seca é fundamental para se ver livre desse incômodo. O surgimento do mau hálito se dá também pela proliferação das bactérias.

Melhores tratamentos da xerostomia

Antes de começar qualquer tratamento da xerostomia é essencial que você conheça as causas.

Não adianta nada você amenizar os sintomas e eles continuarem aparecendo, portanto, investigue o que está causando essa boca seca.

Por não ter a presença de saliva, um dos tratamentos consiste em manter sempre essa boca úmida, ou seja, ingerindo líquidos com frequência, de preferência os que não contenham açúcar.

Chupar balar e mascar chicletes sem açúcar pode contribuir bastante para a produção de saliva.

Evitar o consumo de alimentos muito salgados, bebidas a base de cafeína, álcool e cigarros podem ser as melhores opções para se ver livre desse incômodo.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */